Posts

10 mandamentos para fazer uma pele perfeita

Imagem: Reprodução

Esse é mais um daqueles posts que vi no Pinterest e achei tão legal, que decidi traduzir para cá.

A fonte é do site StyleUnited.

1- Antes da aplicação, hidrate a pele:

Além disso, mantenha a pele sempre bem limpa e esfoliada, para sempre obter uma boa aplicação, uniforme.

Uma dica que aprendemos no curso de maquiadores é que, para a maquiagem durar mais, limpa-se e aplica-se um tônico facial para seu tipo de pele. A etapa do hidratante, nesse caso, é dispensada, para que a maquiagem tenha maior aderência.  Essa dica serve para dias muito quentes ou antes de maquiagens especiais, como de casamento, para uma saída à noite. Não recomendo usar apenas o tônico e pular a etapa da hidratação no dia a dia. Se fizer, procure hidratar a pele pelo menos à noite.

2- Escolha a base adequada para o seu tipo de pele:

Nem sempre a base que deixou a pele da duquesa maravilhosa no seu casamento irá funcionar em você. Tudo isso por causa do seu tipo de pele.

Pessoas com pele com tendência à oleosidade e acne, devem optar por bases oil-free. Com peles sensíveis, por marcas que atendam a esse detalhe (como Clinique, por exemplo). Peles mais secas e maduras, devem optar por bases com mais emoliência ou mais leves (Face & Body da MAC e a Capture Totale da Dior são ótimas opções para estes tipos de pele).

Base com pigmentos iluminadores estão super em alta, mas devem ser usadas com cuidado, especialmente aqui no Brasil, onde muitas pessoas têm pele oleosa e o calor faz com que esse tipo de base fique com a aparência ‘melada’.

Pele iluminada é linda, mas quando bem feita. As canetas iluminadoras ajudam muito nesse tipo de efeito. Fiz até um post mostrando como usá-la.

3- Encontre seu tom ideal testando a base no lugar certo:

A nossa tendência natural, quando vamos testar uma base, é fazer o teste no dorso da mão. Para achar seu tom ideal, o correto é fazer o teste na parte lateral do rosto, descendo para o pescoço (conforme mostra a foto). Se o tom da base “sumir” e não deixar diferença do rosto para o pescoço, esse é o seu tom ideal.

4- Dependendo do clima de onde você mora, é bom ter mais de um tipo de base, para as diferentes épocas do ano:

Para as pessoas que moram em locais onde o clima é quente na maior parte do ano, essa regra não se aplica.

Mas em regiões como o Sul do Brasil ou em locais com o clima como o daqui de Brasília – onde temos um período de clima seco – é bom ter uma base para a época mais quente e úmida e outra para a época mais fria (quando usamos mais água quente) e seca (quando a pele normalmente muda de textura).

Boas sugestões que aprendi a usar quando fiz curso de maquiagem foram a base Face & Body (MAC) para dar uma diluída na base mais sequinha e a base Pro Longwear (também da MAC) para aumentar a durabilidade e deixar a base mais fluida um pouco mais encorpada. Basta uma ou duas gotas na quantidade de base que você usa diariamente para mudar a textura para a que você quer.

Hidratante também serve para diluir a base. basta pingar uma gotinha à base para uma textura mais leve.

Algumas pessoas sugerem ter mais um tom de base para verão e inverno. Só recomendo caso você tenha um contraste de tom de pele bem grande entre essas épocas. A maioria das pessoas consegue compensar a diferença do tom de pele aplicando um pó bronzeador no contorno do rosto (já mostrei aqui nesse vídeo).

5- Primer dá à pele uma textura mais uniforme e aumenta a durabilidade da base:

Duas das perguntas que mais respondo nos cursos de automaquiagem é “Primer serve para que? E indispensável?”

Normalmente respondo : “Depende“, porque você tem que ver como a maquiagem se encaixa na vida daquela mulher. Se a pessoa pouco se maquia, aquela dica do tônico que dei acima, ajuda. Mas se é alguém como eu que não vive sem maquiagem, primer é praticamente indispensável.

Porque uniformiza a pele, aumenta a durabilidade da maquiagem e alguns ainda disfarçam poros e linhas evidentes. Hoje em dia tem primer para todos os tipos de pele e bolso.

Os que mais gosto são: Prep + Prime Skin Smoother (MAC), o combo Porefessional + That Gal (Benefit) e o primer da Inglot (ainda não tem para vender no Brasil).

Algumas marcas também tem primers com tons, para corrigir imperfeições, como vermelhidões:

Primer com cor da linha HD da Makeup For Ever

A nova marca do grupo O Boticário, “Quem Disse, Berenice?” – que por enquanto não tem loja virtual e apenas lojas físicas em SP –  foi a primeira marca nacional a lançar primers coloridos

6- Não dispense o corretivo como auxiliar:

Use o corretivo para complementar a base, para reforçar a correção de olheiras, coloração diferente e espinhas, evitando assim precisar usar uma camada mais espessa de base.

Se você não tem muitas olheiras e imperfeições (primeiro, agradeça aos céus por isso), os corretivos em caneta são ótimos para complementar a maquiagem.

7- Aplique a base da maneira correta:

Coloque um pouco de produto no dorso da mão ou sobre uma superfície plana. Faça pontos em todo o rosto e espalhe, de preferência, com um pincel, começando pelas laterais do rosto, depois nariz e queixo e, por último, na testa.

Finalize a aplicação com um pincel de cerdas planas (flat top ou duo fibre), fazendo movimentos circulares, para uniformizar a aplicação e “selar” o produto na pele. As esponjas tipo “Beauty Blender” também fazem bem essa função.

 

Pincéis flat top e duo fibre

Esponja Beauty Blender e similar

8- Aprenda a definir os contornos do seu rosto:

Usar pó bronzeador para criar efeitos “sombreados” em alguns pontos do rosto ajuda a afinar o rosto e realçar a maquiagem.

Este tutorial do The Beauty Department explica de maneira bem legal e simples como definir os contornos do rosto:

9- Acredite no poder do pó bronzeador:

Ele já foi citado, só nesse post, umas duas vezes.

O pó bronzeador, quando bem utilizado, na cor adequada é um coringa na maleta de maquiagem. Com ele você sobe um tom da pele, define contornos, dá uma aparência mais corada e até faz o côncavo do olho se precisar.

Só cuidado ao escolher o tom, para não dar aquele aspecto de que você passou tijolo triturado no rosto.

A marca que tem os bronzers mais naturais, na minha opinião, é a Maybelline.

10- Pontos de luminosidade em áreas estratégicas:

Por ter a pele oleosa, até bem pouco tempo morria de medo de usar iluminador, errar e ficar com a aparência de pele mais oleosa ainda. Com o tempo aprendi que o iluminador (em pó, creme ou caneta), se aplicado da maneira correta, dá um up na maquiagem e um ar muito refinado.

Pontos de aplicação do iluminador

Fonte: site Beauty Bible

Já comentei aqui no blog que, antigamente, fazia a minha maquiagem de pele rapidíssimo. De uns tempos para cá, especialmente depois que fiz o curso de maquiagem profissional, aprendi que uma pele bem feita influencia muito no resultado final. Mesmo que o olho não esteja perfeito, se a pele estiver impecável, ainda assim a maquiagem fica com uma apresentação.

9 Comentários

  1. Daniela

    31 de outubro de 2012 em 22:52

    Oi! Moro em Brasília, gostaria de saber aonde vc fez este curso profissional, vc pode divulgar? Obrigada!

    1. Clau

      2 de novembro de 2012 em 19:02

      Fiz no Roberta Andrade Cursos, fica na CLS 410 – Asa Sul, em Brasília (DF), quase ao lado do Boticário

      Para saber quando será o próximo curso, entre em contato 9395-2859

  2. Maria Cecília

    25 de outubro de 2012 em 08:35

    Seu blog é especial. Obg pelo carinho e dedicação.

    1. Clau

      25 de outubro de 2012 em 11:40

      Eu que agradeço pela delicadeza e por visitar o blog.
      Bjs

  3. Alina de Oliveira

    24 de outubro de 2012 em 12:52

    Adoreeeei, arrasou! 😉

  4. 24 de outubro de 2012 em 12:50

    Um dia aprendo! Bjks.

    1. Clau

      24 de outubro de 2012 em 20:41

      Maquiagem é treino. Quanto mais se pratica, melhor vai ficando… 😉

      Bjs

  5. Jaddy Rodriguess

    24 de outubro de 2012 em 10:45

    Dicas realmente preciosíssimas pra quem quer fazer uma pele perfeita 😉

    Beijos!

Deixe sua opinião ou comentário