Posts

ASOS e a dúvida sobre quem é o responsável pelas entregas de suas encomendas no Brasil

Siga e curta nossas redes sociais
http://feeds.feedburner.com/dzlblog1
contato@dzlblog.com
INSTAGRAM
www.youtube.com/dazzleblog
https://facebook.com/Dazzleblog
https://facebook.com/Dazzleblog
https://br.pinterest.com/dazzleblog/
https://plus.google.com/u/1/+ClauMeloDazzleblog/posts
https://plus.google.com/u/1/+ClauMeloDazzleblog/posts
http://dzle.me/18iAeb8
adicione pelo nome: dazzleblog

 

Em em 21 de janeiro de 2010, publiquei esta matéria com o seguinte conteúdo:

Lembram que quando falei sobre compras na ASOS, narrei a história de uma amiga que recebeu um contato estranhíssimo de uma pessoa exigindo que ela fizesse um depósito referente ao valor da taxa de importação?

Há umas semanas atrás recebi uma mensagem de uma leitora, Flávia Firmino, que disse ter sido vítima do mesmo golpe:

“Alerta!

 

Como já disse, este blog me salvou!
Na minha segunda compra no ASOS, comecei a receber o telefone de um escritório em SP exigindo depósito bancário para liberarem a mercadoria. Eles enviaram vários e-mails com a lista de produtos que constavam em meu pedido, o site deles para rastrear o pedido e td mais. Porém lí neste blog que algo parecido havia acontecido com outra pessoa. Entrei em contato com o Asos e depois enviei uma mensagem à esta suposta empresa de transportes, dizendo que havia registrado queixa contra eles. O Asos reenviou a mercadoria e os itens e alguns intens que não constavam mais em seus estoques, depositou o valor em meu cartão. Recebí ontem minha comprinha.
Super recomendo este site. Não me deixaram sem respostas e o atendimento foi 1000.

Não preciso dizer o quanto fiquei feliz em saber que o Dazzleblog prestou um “serviço de utilidade pública”.

E fica o alerta mais uma vez: Se alguém lhe contactar para pagamento de taxas via e-mail ou telefone, por depósito bancário, não faça o pagamento!

Taxas aduaneiras somente são pagas junto aos Correios, através de recibo envado para o seu endereço, com pagamento feito em agência designada, com nota e onde você retira o pacote assim que paga a taxa.

Qualquer outra forma de contato para este fim é tentativa de extorsão

 

Depois de mais de um ano deste post no ar, recebi através dos comentários inúmeras informações diferentes sobre o procedimento de envio e chegada no Brasil.

Na época que este post foi feito, a ASOS ainda realizava a entrega dos seus pedidos aqui no Brasil via Correios, por isso a “estranheza” no contato de uma empresa de courrier. Aparentemente, esse processo mudou e hoje é feito por este tipo de empresa (DPD ou Skynet pelos relatos dos leitores).
Várias empresas de comércio online (ex.: Saks Fifth Avenue, Durgstore.com, Ricky’s NYC) usam de empresas de courrier para a entrega dos pedidos e deixam claro que o valor da entrega inclui as taxas de desembaraço alfandegário, que por serem altas, acabam fazendo com que vários clientes desistam da compra que às vezes sai o triplo do preço pelas taxas.

Com base nisso, recomendo que quem pretende efetuar ou já efetuou suas compras pelo site fique atento que este contato pela empresa de courrier pode acontecer e que o valor da taxa de liberação da sua encomenda provavelmente será alto.

Neste caso, a pessoa tem duas opções:

1) Perguntar antes de dar o número do cartão/ pegar o número da conta para depósito qual será o preço das taxas devidas e dizer que não fará o pagamento da referida taxa e pedir à empresa que o seu pedido retorne para ASOS.

Neste caso, entre em contato com a ASOS através do seu atendimento ao cliente (care@asos.com), explicando a situação e pedindo o reembolso da compra efetuada.

2) Fazer o pagamento e arcar com o “prejuízo”.

 

Lembrando que quando taxada, a pessoa pode optar por NÃO fazer o pagamento da mesma e requerer que sua compra seja devolvida ao remetente.

Esta recusa não tem consequências legais para quem fez a compra, mas o vendedor/ loja pode se recusar a receber a compra de volta e fazer a devolução do valor pago. Portanto, antes de efetuar uma compra em uma loja/ebay, procure saber qual a política de devolução que este(a) aplica para saber se você “teria a opção” de devolver o produto em caso de taxa abusiva.

Enviei um email para o Customer Care da ASOS pedindo maiores informações sobre o procedimento de envio, se esta empresa realmente é a responsável pelo desembaraço aduaneiro e mais detalhes que pudessem fornecer sobre este assunto.
Eles não quiseram fornecer detalhes, mesmo relatando que vários leitores usavam de uma postagem minha para buscar informações e avisou que cada comprador deve contatar a loja pessoalmente  através do email: care@asos.com

 

Uma última informação: Uma leitora (obrigada, Simone) avisou que a ASOS a informou que a política de envio está contida na seção “Help & Contact” do site que discrimina que :

“Todos os pedidos estão sujeitos ao pagamento de taxa uma vez que chegam ao seu destino e serão pagos pela pessoa que efetuou a compra.

Infelizmente, não temos controle sobre o pagamento destes tributos nem o valor pago. Para saber o valor dos mesmos, cheque a política de importação/taxas aduaneiras do seu país”

 

Com isto a ASOS exclui qualquer responsabilidade sobre a cobrança das taxas aduaneiras, deixando bem claro que o pagamento desta fica a cargo do comprador, que assume o risco de pagar o valor cobrado.

Pela legislação brasileira, a taxa de importação é de 60% do valor da compra + frete, convertida em reais com a cotação da moeda vigente no momento que o produto é recebido pela aduana.

Em alguns estados brasileiros (não sei quais ao certo, mas sei que RS e MG se incluem), pela legislação estadual, além dos 60% ainda se paga mais 28% de ICMS (ou ISS) – o que totaliza 88% de taxas sobre o valor + frete.

Portanto, levem isso em consideração antes de fazer qualquer compra internacional. Não só pela ASOS. No caso dos Courrier, tem a tal da “taxa de desembaraço alfandegário” que estas empresas cobram e não sei se existe um valor fixo para estas.

Sobre este assunto – taxas e afins – recomendo ler uma outra matéria que fiz para outros detalhes.

 

 

 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no Dazzleblog pertencem às autoras do blog ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

Deixe um comentário

100 Comentários em "ASOS e a dúvida sobre quem é o responsável pelas entregas de suas encomendas no Brasil"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Ronaldo
Visitante

Ahh Mariana vc já recebeu seu email?

Ronaldo
Visitante
Mariana! Recebi esse mesmo email, no começo achei que fosse golpe mas vi as informações e que correspondiam com o meu produto. Entrei no site da empresa DPD e lá constava que meu produto estava no Rio de Janeiro e como a empresa que enviou o email era do rio achei que fosse verdade e efetuei o pagamento e até hj meu produto ainda não chegou ( já faz oito dias úteis que fiz o pagamento ) e mais, após enviar um email com o comprovante de depósito em anexo eles pediram meu cpf e nome completo, envie o nome… Read more »
Nelma Sarri
Visitante

Mariana,
Estou com o mesmo dilema. Também recebi o mesmo email e estou na dúvida se devo pagar ou não. Como desenrolou esse caso? Você pagou? A empresa é idônea? O processo é esse mesmo?
Obrigada

mariana pacheco
Visitante
Fiz uma compra de roupas na River Island (riverisland.co.uk) semana passada e recebi uma ligacão no meu celular, do Rio de Janeiro, de uma empresa chama Messenger Express Ltda., pedindo meu email para que me passassem informaçõs sobre como proceder com minha encomenda que estava nas instalações deles nos estados unidos. Passei meu e-mail, e recebi a tal mensagem com procedimentos, dizendo: "1a Notificação para pagamento de impostos de importação – Informamos a existência de mercadoria destinada a V. Sras., armazenada em nossas instalações nos EUA, aguardando pagamento dos tributos de importação para ser remetida ao Brasil, desembaraçada na aduana… Read more »
Marina
Visitante

Mariana , você recebeu suas compras mesmo sem pagar? Também recebi este e-mail!

Felipe Pereira
Visitante

Comprei um r elogio no passado e veio pelo DPD ñ fui taxado, a compra era menor que 50 dolares.

Mas dessa vez está vindo pela skynet, agora é esperar e ver se serei taxado.

Juliander
Visitante

Há dois meses comprei na Asos e recebi o e-mail da SKYNET. Solicitei devolução do produto e a Asos estornou o valor da compra.

Mês passado fiz outra compra e hoje recebi o produto pelos Correios sem nenhuma taxa extra.

Nas duas compras os produtos foram abaixo de $50.

Parece que o tipo de entrega é meio aleatório. Farei outras compras pra ver no que dá.

Karina
Visitante

Comprei três vezes na Asos.

AS duas primeiras chegaram sem problemas na minha casa e sem cobrança alguma de taxas aduaneiras. Demorou um mês e meio cada compra para chegar. Ambas foram envidas pelo http://www.dpd.co.uk.

Agora, pela terceira vez efetuei uma compra recebi este e-mail supra mencionado e não forneci meus dados bancários, por óbvio. Percebi que desa vez mandaram a compra pelo sky net.

E agora? não sei se irei receber o produto ou não.

Giovanna
Visitante

Depois de ler isso acabei de me arrepender de ter comprado pelo Asos e minha que ta pagando vai simplismente querer me matar, pq quando era pelos correios era melhor, pq pela lei só se paga taxas quando o valor é acima de 50 dólares e foi pensando nisso que fiz minha compra, devia ter me informado melhor, isso que da ser compulsiva em compras.
Mas muito obrigada pelas dicas.

Nina
Visitante

Raquel, no final das contas, como você resolveu? Como foi cobrada a taxa? Você efetuou o pagamento?

Nina
Visitante

Eu não entendi até agora como é feita a taxação. Já ouvi gente falando sobre boletos, gente falando sobre solicitação de CPF. Alguém poderia me explicar melhor? Tales, quando te pediram o cpf e você informou, você foi taxado? O tênis custava acima de 50 dolares?

wpDiscuz