Posts

Explicando: BB, CC e DD Creams…

 

 

BB Cream, CC Cream, DD Cream… Para que tipos e denominações diferentes?

Na verdade,  foram de certa forma criadas pelas marcas ocidentais acabaram para facilitar e diferenciar os cremes “tudo em um”.

Nas linhas orientais tudo é BB Cream e se alisa, diminui poros, clareia, controla oleosidade, ilumina e outros efeitos, o que define é o produto e a marca.

Já nós daqui, resolvemos simplificar e criar siglas alfabéticas para cada efeito diferente. Achei esse resuminho bem interessante no Pinterest:

Dif BB CC DD Creams

Imagem: Pinterest

 

BB Cream:

É o que as marcas ocidentais chamam de “Beauty Balm” – que dificilmente tem os mesmos efeitos e benefícios da denominação real/oriental de BB Cream, mas isso é outro assunto – ou, em bom português, “Bálsamo Embelezador”.

Podem ter cor ou não. Agregam efeitos de proteção solar e primer. Sua textura é um pouco mais encorpada, quase a de uma base. Uniformizam o tom da pele e, apesar de alguns possuírem FPS alto, não substituem o filtro solar.

Somente algumas fórmulas agregam outros benefícios como agentes antienvelhecimento, clareadores…

Na maioria das marcas, é um primer com cor, FPS e certa cobertura. A gama de tons geralmente é mais restrita – clara, média e escura.

São ideais para quem tem uma pele mais jovem, que não precisam de muitas correções e procura aquela cobertura mais natural para o dia a dia mais um leve cuidado com a pele. Porém, não costumam disfarçar muito as imperfeições.

O “pai” de todos os BB Creams ocidentais é o Beauty Balm da Clarins (excelente!), que tem mais de 20 anos no mercado. Fiz resenha dele nesse post.

 

CC Cream:

É uma variação BB Cream que, além dos efeitos de primer e FPS, possui partículas difusoras que ajudam a uniformizar e/ou corrigir o tom da pele e podem ter em sua fórmula antioxidantes que ajudam a corrigir linhas finas.

Tem a textura mais leve que a do BB Cream (algo entre a base e o hidratante com cor) e normalmente uma cartela de cores maior, inclusive com tons mais rosados ou mais amarelados. Apesar da aparente textura mais leve, sua cobertura é maior que o dos BB Creams.

É a fórmula ideal para quem tem problemas de pigmentação, rosácea, acne, porque uniformiza o tom da pele e ajuda a disfarçar as imperfeições.

 

DD Cream:

É a formula normalmente contida nos BB Creams orientais.

Agrega o que os BB Creams e CC Creams orientais têm de melhor – corrigem, disfarçam imperfeições, clareiam, têm efeito antienvelhecimento e antioxidante.

A cobertura pode ser mais leve ou mais densa, dependendo do efeito prometido e da marca, assim como a variedade de tons.

Algumas marcas criaram DD Creams para rosto e corpo, outras com efeito auto-bronzeador.

 

Para mim, os melhores da gama BB-CC-DD são os BB Creams orientais. Acho que realmente fazem efeito, clarearam a pele, trataram linhas. Só que eles normalmente têm uma fórmula muito encorpada o que, dependendo da marca, na minha pele sensível, pode causar reações.

Meus preferidos são os Missha (Perfect Cover e Real Signature). Foram os que melhor fizeram efeito e adaptaram-se à minha pele. Uso o tom 27 do Perfect Cover e fico feliz que, apesar do valor alto que custa no Brasil, está disponível no nosso mercado. O Real Signature ainda não foi lançado aqui, mas a marca pretende que ele esteja disponível no país ainda este ano.

[OBS.: Eles rendem MUITO!! E quando parece que acabou, é só cortar a embalagem que nas paredes ainda tem produto para vários meses]

Tenho vontade de experimentar o da Latika, que também é fabricado na Coréia e tem preço bem mais acessível. Pretendo experimentá-lo assim que terminar com os que tenho aqui em casa (Missha, Josie Maran, Guerlain).

O BB Cream da Clinique foi o meu primeiro BB Cream “ocidental”. Gostei bastante porque os produtos da marca não costumam dar reações alérgicas/de sensibilidade. Porém entre ele e o CC Cream da marca, prefiro o segundo, mais adequado para o meu tipo/textura de pele.

 

Aqui no blog existe uma “tag” só sobre BB Creams, mostrando desde os primeiros que descobri e as resenhas dos que já testei => clique aqui.

 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

3 Comentários

  1. Nat

    5 de setembro de 2013 em 20:54

    Existem CC Cream orientais também, eu tenho da Tony Moly, é ótimo 🙂

  2. maggie_floresta

    26 de agosto de 2013 em 23:43

    Tenho o CC cream da Clinique…vou esperar tua resenha.

    1. Clau

      27 de agosto de 2013 em 13:21

      Maggie,
      Ainda vai demorar um pouco porque como esse CC Cream ainda não está disponível no Brasil, não tem na Loja Glamourosa e está dificil encontrar um lugar que tenha e envie para o Brasil, estou esperando aparecer um no meu tom para pedir. Até chegar aqui e eu testar, vai demorar um pouco…rs

Deixe sua opinião ou comentário