Posts

Cada produto tem seu uso específico…

Imagem: Getty Images

Semana passada vi muita gente comentando no Twitter sobre dois vídeos do You Tube que mostravam “super dicas” de “primers”

que estão ao nosso alcance (literalmente) e que me espantaram muito: em um, a menina mostra como usar gel de cabelo como primer facial e no outro, como usar desodorante roll on (!!!) para o mesmo propósito.

Além da invencionice em si, o que mais me espantou foi o número de comentários positivos de gente se dispondo a testar e achando uma ótima idéia.

Na mesma linha já vi gente indicando silicone de cabelo (reparador de pontas) como primer facial, jurando que funciona.

Sou da seguinte filosofia: se o produto foi feito para uma determinada função é porque foi formulado para uso nesta área específica. Gel de cabelo foi feito para ser usado…nos cabelos, desodorante…nas axilas!

De onde essas pessoas tiraram que algo de cabelos e axila vai funcionar no rosto?! Uma delas (a do gel para cabelos) alega que dermatologistas recomendam o uso do produto.

Que dermatologista é essa, meu Deus?!

E onde que o suor que emana das axilas é igual ao d

o rosto, que justifique a pessoa tascar o roll on no rosto, Jesus?!

No caso do silicone para cabelos, as pessoas que testam alegam que muitos primers são à base de silicone, então…

Só que estas pessoas se esquecem de um detalhe básico: o silicone foi manipulado para fazer efeito nos cabelos e não no rosto. Para o rosto é outra proporção na formulação, até uma manipulação diferente.

Mal comparando, é a mesma maluquice daquele transsexual que injeta silicone líquido para ter o mesmo efeito do silicone cirúrgico. Na minha opinião, o nível de falta de noção do uso é o mesmo.

Não é à toa que empresas de cosméticos investem dinheiro na formulação de produtos, cada vez mais modernos. Não é coisa de capitalista para levar nosso dinheiro. É porque as pessoas que trabalham nessa área sabem o que estão fazendo.

Existem produtos “multiuso”, mas estes vem com recomendação para serem usados tal e foram testados para esse propósito antes de ser vendidos. E normalmente podem ser usados na mesma parte do corpo: como o mixing medium que foi formulado para rosto, olhos e lábios.

A única coisa que dá para usar em várias partes do corpo é água termal. E só.

Não arrisquem sua saúde (e até mesmo sua beleza) por fórmulas baratas e mirabolantes. As empresas hoje estão evoluídas o bastante para oferecer produtos a preços até acessíveis. Não precisa inventar. Os riscos podem ser grandes, como uma queimadura de pele ou até mesmo uma lesão séria.

Com saúde não se brinca!

14 Comentários

  1. nega

    20 de maio de 2012 em 18:41

    ola obrigado por clariar minhas ideias estava quase caindo nessa besteira, acho que vc tem toda razao. bjs

  2. Ludy

    23 de junho de 2011 em 18:47

    Oi, Clau! Td bem? Nunca comentei por aqui e quase deixei passar mais uma vez, mas acabei não resistindo…

    Concordo com você que passar desodorante roll-on ou gel de cabelo no rosto é arriscado, mas agora que vi o vídeo da menina do gel de cabelo, comecei a refletir sobre o assunto, analisando sobre outro aspecto. Ia comentar, mas acabei até deixando pra lá, saí do blog.

    Mas aí eu abri o Dia de Beauté (dispensa apresentações, né?) e dei de cara com um post da Vic Ceridono falando sobre… BEPANTOL nos lábios!

    E aí eu pensei: será que se fosse a Vic (ou qualquer outra mulher bonita, branquinha e RICA) dando essa dica do gel de cabelo e/ou desodorante roll-on, não ia estar boa parte da blogosfera correndo pra testar e achando o máximo???

    Só pra esclarecer: NÃO estou questionando a sinceridade do seu questionamento, até porque ele é coerente com a forma como vc age normalmente (lembro da questão do colírio no rímel, por exemplo, que vc é contra). Espero que vc entenda o que quis dizer.

    bjs!

    1. Clau

      24 de junho de 2011 em 13:55

      Oi Ludy,
      Então, como você mesmo disse, poderia ser a Heidi Klum dizendo que gel de cabelo era um primer excelente que eu não usaria. Mas infelizmente, tem gente disposta a fazer loucuras de beleza, então acho que tem mais a ver com o fato de ser baratinho do que quem demonstra.

      O Bepantol eu conheci os milhoes de benefícios quando fiz tatuagem e me indicaram para cicatrização. Como uma outra leitora disse, é um produto multiuso, desde que siga a indicação de uso em pele seca, rachada ou mucosa. A mesma coisa serve para a xilocaína em spray, que é amplamente usada e indicada pré depilação a laser.
      Eu usei o Bepantol nos lábios (muito antes da Vic indicar) e comigo não deu certo, além da textura e gosto me darem um nervoso imenso.

      No Uruguai existe um similar do Bepantol, o Selby e é passado no "boca a boca" as maravilhas desse produto. Mas usar no rosto, nem em sonho. É uma concentração tão grande de óleos e emolientes que é imposível que não dê espinhas se usado no rosto. No máximo usava nas laterais da entrada das narinas para proteger do frio e seca.

      Acho que as pessoas podem indicar o que quiserem, estão aí as chinesas para comprovar o que é a obsessão por uma pele perfeita, usam em média 11 cremes no rosto TODOS OS DIAS. Mas o que é bom para elas não quer dizer que necessariamente seja para mim. É aí que entram a troca de informação e até um certo discernimento pessoal.
      Às vezes acho que é o que falta em algumas pessoas que leem e seguem blogs.

      Sempre digo que o meu é "um caderninho de dicas e sugestões". Longe de dizer que sou dona da verdade e que o que é bom para mim é para todo mundo. É nessa hora que entram as trocas de informações e o feedback de vocês e tudo que faço e mostro passa realmente a ter valor.

      A prova disso aqui é o meu post sobre a entrega ASOS, que já ganhou vida própria e hoje é praticamente um fórum de discussão e trocas de experiências entre leitores.

      Bjs

  3. Dry

    21 de junho de 2011 em 14:53

    O uso do Bepantol na mucosa da boca é descrito na bula, portanto pode ser usado nos labios.

  4. Agislânia

    21 de junho de 2011 em 00:32

    Me chame de insensível, mas com as facilidades para se obter informação e bons produtos com preços amigáveis hoje em dia, na minha humilde opinião quem sai fazendo esse tipo de besteira ñ tem direito de reclamar depois quando o estrago tiver feito… pelo amor né! Se a pessoa tem dinheiro pra cair na farra uma vez no mês que seja, não me venha com esse papinho que ñ pode pagar 20 ou trinta reais num produto que vai durar pelo menos uns dois meses. E outra, é só procurar, ou perguntar pra alguém mais velho da sua família que com certeza alguém vai saber de algum produto natural que se usava antigamente pra resolver os probleminhas que a gente considera 'sem solução' hoje em dia. Um bom exemplo é babosa (natural mesmo) contra manchas e espinhas; nunca vi nada mais eficaz na minha vida; e é de graça, é só ter um vazinho com uma em qualquer lugar da casa. Vergonha na cara ¬_¬

  5. ELISA RAQUEL

    20 de junho de 2011 em 15:50

    Olá, boa noite, eu vou dar minha opinião aqui como usuária de alguns desses truques… Eu sofro com transpiração excessiva na testa, mas é muita mesmo, de escorrer, morro de vergonha, por isso eu odeio calor, sol… Já procurei um dermo que indicou a aplicação da toxina botulínica, que para uma reles operadora de telemarketing como eu, não tenho cinco mil reais sobrando na minha conta. Meu paleativo: passar desodorante roll on na testa, nariz, buço e queixo… E essa ideia eu vi em um video no youtube. Lembrando, eu não uso com primer e sim para eu não transpirar na região T. Já apliquei anticoncepcional no condicionador para o cabelo crescermais rápido e realmente comigo funcionou… Agora eu vou sair correndo para não receber pedradas…. rsrsrsrs

    1. Clau

      20 de junho de 2011 em 20:15

      Elisa,
      Este é um post de opinião. Assim como expus a minha, você tem todo o direito de expôr o seu lado.
      Só acho que hoje em dia podem existir opções de contornar o seu problema sem necessariamente lançar mão de um dinheiro que você não dispõe.
      Desde o tratamento diário até mesmo procurar uma segunda opinião médica.

      Se estivesse na sua posição, optaria por não arriscar em aplicar um produto que não foi feito para a pele do rosto e tentaria contornar o problema da maneira que estivesse ao meu alcance.
      Convivi muitos anos (adolescência e início da vida adulta) com minha pele oleosa, porque na época não havia essa variedade de produtos adequados para este tipo de pele disponíveis aqui no Brasil. E, mesmo trazendo de fora, era caro.
      O jeito lavar o rosto várias vezes ao dia, reaplicando pó compacto várias vezes. Era a solução que tinha.

      Às vezes acabamos optando por um caminho que julgamos o mais em conta e as consequências e gastos podem acabar sendo maiores que se investíssemos em um tratamento.
      Nestes anos todos acompanhando fóruns e comunidades de beleza uma coisa que aprendi é que não existe solução 100% definitiva, nem produto com efeito e duração "24 horas".
      Em algumas situações, o jeito é até mesmo tentar absorver a idéia de se conviver com o "incômodo" da melhor maneira que der. Claro, que no seu caso é algo além da estética, mas eu não sei se o hábito de usar o desodorante, mesmo não te fazendo mal, não pode acarretar consequências a longo prazo. Não somente à sua pele.

      Bjs

    2. Nathalia

      26 de setembro de 2012 em 14:39

      Mas no caso dela não é oleosidade, como ela mesma disse é suor. Eu transpiro muito na área do buço, meu primer (Loção Facial Antibrilho e Oleosidade da Mary Kay) segura a oleosidade do meu rosto inteiro normalmente, mas não retém o suor da área do buço. É complicado mesmo… Pra segurar suor só talco ou Rexona, brincadeira =P Bjs!

  6. Cris

    20 de junho de 2011 em 13:58

    Olá.

    Fiquei horrorizada no que li….mas passeando por um blog famoso vi que a dona do blog receitava Bepantol para usar como creme de rosto hidratante labial e cabêlos ….achei um absurdo a convicção que as pessoas tem ao indicar este produto. Pra mim cada macaco no seu galho.

    Se não tem grana para coisa boa …faça uma poupancinha …..compra os produtos aos poucos …lembrando que a indústria brasileira tem muita coisa legal,bacana por um preço assessível…

    é isso aí!!!!bjus

  7. Aninha Prado

    20 de junho de 2011 em 12:39

    Realmente é inacreditável o que algumas pessoas fazem em busca da "beleza".

    Li várias meninas recomendando o uso de AAS como esfoliante facial, anticoncepcionais no shampoo, leite de magnésia no rosto para combater a oleosidade….uma lista sem fim de insanidades.

    Pior que tem quem siga essas dicas. Lamentável.

  8. Brenda

    20 de junho de 2011 em 11:07

    Oi, Clau!

    Por um lado eu entendo sua opinião e concordo que é preciso bom senso na hora de utilizar qualquer receita mirabolante que encontramos por aí. Mas fiquei pensando sobre o pq das pessoas utilizarem dessas dicas, acredito que seja por questões financeiras mesmo. Para muitos o Magix da Avon não é caro, mas para outras R$30 reais faz falta no orçamento. Outras até podem comprar, mas o mesmo produto nao faz efeito e não podendo investir mai$ recorrem a essas dicas.

    Em mim mesmo o Magix não funciona, exceto no inverno que fura 1h mais ou menos, mesmo pq estou morando em cidade fria, quando morava no RJ nem no inverno ele funcionava. Não tenho coragem de usar gel, silicone ou areia de gato, que é indicada por conter minerais naturais na composição. Mas essa é a realidade de muitas outras pessoas.

    1. Clau

      20 de junho de 2011 em 19:56

      Brenda,
      Também entendo seu ponto de vista, mas acho que não vale arriscar a saúde.
      Se meu orçamento fosse baixo, procuraria alternativas à altura do que posso pagar. Hoje, com os blogs e tanta informação é possível sim, se encontrar alternativas sem que elas sejam necessariamente arriscadas à saúde da sua pele.

      Bjs

  9. Aline

    20 de junho de 2011 em 09:04

    Seu post me fez lembrar de um dos maiores absurdos que já li em blogs: usar areia de gato (sim, aquela para fazer as necessidades) para esfoliar o rosto.

    Tenho muito receio com produtos multi-uso que na verdade são adaptados. O bepantol por exemplo, eu levei um bom tempo para ter coragem de usar em outras finalidades.

    Beijos!

    1. Clau

      20 de junho de 2011 em 10:33

      Aline,
      Isso da areia de gato é um dos maiores absurdos que eu já li NA VIDA!!

      O bepantol em pomada não pode ser usado para qualquer coisa nem qualquer pessoa. Tinha gente que usava o em creme nos cabelos, quando, o certo era usar o líquido.

      Bjs

Deixe sua opinião ou comentário