Posts

Combatendo e disfarçando os temidos “pés de galinha”

Foto: Getty Images

 

Eles são terríveis e muito temidos. Talvez sejam as linhas de expressão que mais dêem aquela sensação de “é, a idade chegou”.

O que muita gente não sabe é que as linhas que surgem ao redor dos olhos, mais popularmente conhecidas como “pés de galinha”, nem sempre significam pele envelhecida. Podem surgir também de “vícios de expressão”, como comprimir os olhos para enxergar melhor, andar ao sol sem óculos adequados para proteger a área ou até mesmo ter a pele com tendência a ressecamento nessa área e esquecer de hidratar.

Pessoas com a pele mais clara tendem a apresentar este tipo de sinal de idade mais cedo que as que tem a pele mais morena.

 

Se eles chegaram e você não pretende ainda tomar nenhuma medida radical, seguem dicas ótimas de como disfarçar e camuflar os danados:

 

 

1- Escolha um creme para a área dos olhos que contenha ácido hialurônico em sua fórmula.

Este ácido ajuda a preencher sulcos e falhas.

Cremes com idebenona e chá verde em sua composição ajudam a repor a perda de colágeno e combater os radicais livres.

Aplique o creme fazendo pequenos pontinhos na região, espalhando-o de dentro para fora.

 

 

2- Use o dedo anelar para aplicar produtos nesta região.

Este dedo é o que exerce menos pressão sobre esta área tão delicada.

Seja creme, base ou corretivo, aplique sempre com movimentos “pontilhados”. Cremes devem ser aplicados de dentro para fora e corretivos/base de fora para dentro.

Aguarde dois minutos para que o produto aplicado seja absorvido pela pele. Caso não contenha FPS, aplique um com FPS 30 (no mínimo) nesta área.

3- Suavize a região com um primer à base de silicone. Aplique em movimentos “deslizantes” ao invés de pressionar o produto sobre a pele, evitando que o mesmo acumule.

4- Deixe o primer incorporar à pele por dois minutos e então aplique um pó ou creme com partículas difusoras, que ajudam a camuflar as linhas.

(Sugestões: MAC Strobe ou Moisturelush Eye Cream)

5- Cremes à base de retinol tem efeito suavizante sobre as linhas.

Porém, devem ser usados apenas à noite e bem retirados pela manhã, já que a luz do dia corta o efeito desta substância.

[Não sabia disso!!]

 

Truques de maquiagem:

 

1- Se seus pés de galinha já são mais profundos, opte por um creme ou corretivo com partículas difusoras ao invés de pó.

Sugestões: MAC Strobe ou Moisturelush Eye Cream antes da maquiagem e corretivos como Touche Eclat (YSL), Flash Iluminador (O Boticário) ou Caneta Iluminadora MD (Contém 1g)

Estas canetas tem uma cobertura mais suave que a dos corretivos, evitando o acúmulo em excesso de produto na área.

 

2- Opte por tons de sombras mais neutros.

A sombra do côncavo deve ser, no máximo, dois tons acima do seu tom de pele natural e devem ter uma cintilância suave.

Não esqueça da sombra iluminadora abaixo das sombrancelhas, que levanta o olhar e chama mais a atenção para esta parte dos olhos.

 

3- Delineie a região dos cílios superiores usando um delineador em gel ou lápis macio em tom de marrom ou cinza chumbo.

Esfume a linha sempre de fora para dentro – e nunca de dentro para fora.

Tome cuidado para que a linha do delineado/esfumado não ultrapasse a linha dos cílios, pois pode acabar penetrando nas linhas de expressão.

 

À noite:

 

1- Retire a maquiagem da área dos olhos suavemente, sem esfregar muito. Use um disco de algodão embebido em demaquilante para retirar maquiagem à prova d’água, evitando assim que você tenha que esfregar muitas vezes a área para retirar a maquiagem, causando atrito em excesso.

 

Dobre o disco de algodão na metade, encoste-o sobre a área dos olhos, deixando por 10 segundos. Depois, vá retirando suavemente a maquiagem da região.

Sugestões de produtos: Cetaphil Loção (para peles sensíveis), Demaquilante Bifásico Panvel, Demaquilante Linha Intense, O Boticário (bifásico para peles sensíveis), Demaquilante Waterproof Olay (estou louca para experimentar).

 

[Fonte para esta matéria: Revista Allure, maio/2011]

 

 

8 Comentários

  1. luciene mara

    21 de julho de 2012 em 22:19

    nossa tenho 34 anos tem cara de 60,pois os pes de galinha e profundo.sera que tem como desfaçar ta muito feio.queria uma maquiagem

    1. Clau Melo

      22 de julho de 2012 em 11:31

      Luciene,
      No seu caso o ideal é investir em hidratação e combate aos sinais. Seguindo uma rotina de cuidados com a pele, com sabonete e antiidade adequados ao seu tipo de pele + filtro solar, usados regularmente, duas vezes ao dia você irá sentir uma melhora na textura da pele.
      Maquiagem ajuda, mas se a preparação e textura da pele não forem adequadas, a maquiagem pode até piorar o aspecto.

      Bjs

  2. claudia tavares

    13 de novembro de 2011 em 06:44

    tenho 37 anos e ja tenho os temidos pes d galinha. ja fiz radio frequencia usei varios hidratantes mas naun vi resultados sera q alguem pode m ajudar?

    1. Clau

      13 de novembro de 2011 em 07:12

      Claudia,
      Você tem costume de usar óculos de sol ou faz uso de óculos de grau? Porque às vezes linhas finas e pés de galinha podem vir de hábitos de expressão facial.
      Você pode estar "apertando os olhos" sob o sol ou para enxergar melhor e isso ajuda a reforçar as rugas nessa região.

      Se não for o seu caso, acho que o Botox poderia surtir efeito. Não sou médica (portanto não estou indicando a você, apenas sugerindo), nunca fiz uso do Botox, mas há algumas pessoas que fazem e obtém bons resultados. Procure um bom profissional, converse quem já tenha feito anteriormente para que possa obter um resultado satisfatório.

      Boa sorte!

  3. Cristiane

    25 de maio de 2011 em 19:19

    Eu nunca sei a forma correta de passar o creme antiidade nessa região dos olhos. Tem pessoas que dizem que tem que ser de fora pra dentro, outras de dentro pra fora. Vi num vídeo esses dias a pessoa dizendo que tem que fazer uma massagem de fora pra dentro, envolvendo as pálpebras num movimento circular de fora para dentro tipo um círculo rodeando os olhos num todo, em movimentos circulares. Eu passo de dentro pra fora em baixo e nas pálpebras também de dentro pra fora dando pequenas batidinhas com o dedo anelar. Está certo será? Eu tô numa idade que não tô podendo fazer nada errado, porque ruginhas não estão faltando…hihihi

    Beijos

    Cristiane,

    1. Clau

      25 de maio de 2011 em 19:35

      Eu acho q para olheiras, tem que ser de fora para dentro, para drenar em direção ao canal lacrimal.
      E para linhas, de fora para dentro…

      Eu faço de fora para dentro, dando batidas com o anelar, porque minhas olheiras são piores que as linhas…rs

      Bjs

  4. lidian

    25 de maio de 2011 em 09:11

    branquela II

    temos que nos cuidar mesmo, ainda mais em um país tropical como o nosso….bjs

  5. Vanessa Talarico

    25 de maio de 2011 em 08:21

    Yay, adorei o post!

    Sou branquela e já tenho os meus pés de galinha q não queria que fossem de estimação. Mas fiquei feliz pq faço quase tudo que tá aí! Só tenho q ter mais paciência na hora de demaquilar. Sou a rainha do esfrega, esfrega!

    Bjos

Deixe sua opinião ou comentário