Posts

Como comprar tranquilamente via ebay

Speckra.net

 

Depois da matéria sobre full purchase price, recebi alguns emails pedindo dicas de vendedores confiáveis e de como comprar sem medo no ebay.

Há algum tempo atrás tinha uma boa lista de vendedores. Uma parte deles criou suas próprias lojas ou blogs de vendas, como a dazzleblog@uol.com, ACW, Strawberry

Com a famosa “crise mundial” muitos vendedores estão optando por disponibilizar produtos de maneira mais esporádica, o que dificulta que tenhamos uma “carta de vendedores” fixa.

Para que a compra aconteça com tranquilidade, tenho algumas “táticas”:

1- Vejo o feedback do vendedor. Se for inferior a 97%, não arrisco.

Quando vou comprar pincéis, produtos NARS ou curvex Shu Uemura, procuro na lista reclamações sobre possíveis falsificações.

2 – Vou à busca do fórum de discussões do site Speckra.net e digito o nome do vendedor (É necessário se cadastrar no site)

* No momento o fórum está fora do ar por problemas de configuração.

Se ao jogar o nome do vendedor na busca, o resultado mostrar a palavra: “Counterfeit” (=falsificação), é sinal de que este já foi citado como tendo vendido algo falsificado.

Alguns vendedores de má fé colocam em sua lista produtos originais e falsificados para terem o benefício da dúvida a seu favor.

3 – Pago sempre usando Paypal e verifico se o anúncio contém o aviso “Pay with and your full purchase price is covered”

Nesse caso, qualquer problema com extravio ou dano ao pacote, assim como falsificação poderá ser reclamado e reembolsado.

4- Quando o vendedor é “especializado” em um determinado produto (ex.: Perfumes, Esmaltes…), as chances de ser confiável são maiores.

5 – Os brasileiros ainda são muito desconfiados quando compram via internet.

Especialmente via ebay.

Só que os americanos levam o site de leilões muito a sério. assim como a sua “administração”.

Caso tenha qualquer problema, tente entrar em contato com o vendedor, buscando uma solução. Na maioria das vezes, estão dispostos a chegar em uma solução pacífica que não acarrete um feedback negativo.

Se o caso for mais sério ou tentativas de contato com o vendedor forem feitas, sem sucesso, escreva imediatamente à equipe do ebay. Eles não pensam duas vezes em excluir o cadastro de vendedores que trazem problemas.

6- Na maioria das vezes o vendedor não avisa que o envio do seu produto foi feito.

Seja porque o modo de envio não é rastreável ou por ser um vendedor concorrido – haja tempo para enviar e-mails de confirmação de envio para cada um!

Muitos especificam no anúncio os dias que costumam fazer envios.

Caso não receba nenhuma comunicação e o produto não chegar em até 40 dias, entre em contato com o vendedor.

7- Só entre com “dispute” (pedido de reclamação/reembolso) os as tentativas de contato com o vendedor forem sem sucesso ou não houver uma solução para o seu problema.

Sei de muitos brasileiros que entram com “dispute” por qualquer atraso mínimo. Por causa deste tipo de compradores, muitos vendedores acabam suspendendo suas vendas para o Brasil.

8- Se receber a NTS (o famoso papel da taxa de importação da Receita Federal) saiba que o vendedor não tem nenhuma obrigação em reembolsá-lo do pagamento da mesma.

Neste caso, você tem duas opções:

1- Não pagar a taxa* e entrar em contato com o vendedor avisando que o produto será devolvido e negocia o reembolso do valor da compra.

* Quando você não paga a taxa, ela retorna automaticamente para o remetente.

2 – Pagar a taxa e ser feliz com sua compra.

Caso opte por não pagá-la, faça um contato prévio com o vendedor para assegurar que terá seu dinheiro de volta. Normalmente, o reembolso do valor só acontece quando o produto chega de volta às mãos do vendedor.

9- Existem casos (e não são poucos) de extravios depois que as encomendas chegam ao Brasil.

Infelizmente, o nosso serviço postal tem uma política duvidosa, onde somente o remetente pode reclamar um produto extraviado – o que não deixa de ser uma forma de se eximir da responsablilidade.

Neste caso os maiores prejudicados acabam sendo nós mesmos, que ficamos sem nossa comprinha tão aguardada.

Mesmo em tipos de frete com seguro, este não cobre casos em que o produto desaparece depois que entra em território nacional, passando a ser de responsabilidade dos Correios do Brasil.

Estas foram algumas observações e dicas que podem ajudá-las quando for usar o site mundial de leilões.

Comprar no ebay requer paciência e atenção, além de um bom domínio de Inglês. É um hábito que não recomendo para pessoas que sejam desconfiadas ou ansiosas.

Existem outras opções de compra como o pessoal que traz encomendas (tem várias na internet)
Para terminar, percebi nessas últimas semanas foi que as postagens sobre ebay fizeram muito sucesso

 

Querem saber mais sobre compras online? Enviem suas dúvidas para dazzleblog@uol.com.br que eu farei uma matéria especial com as respostas para as dúvidas de vocês.

 

 

 

 

 

 

22 Comentários

  1. guilherme

    14 de dezembro de 2012 em 17:26

    Ola kk to tentado aprender a comprar com ela não sei como entrar em contato com o vendedor e tem como eu saber qual será o imposto do produto antes de chegar? obrigado

    1. Clau

      14 de dezembro de 2012 em 18:26

      O imposto do produto poderá ser 60% valor da compra + frete. Isso, se você for taxado, o que só saberá quando o pacote chegar ao Brasil

  2. Ana

    6 de agosto de 2011 em 21:23

    Adorei as dicas, sou iniciante no EBAY e as suas dicas foram muito importante em minha negociações.

  3. Miriam Rohr

    11 de março de 2011 em 19:35

    Clau, adoro seu blog! Vc é perfecconista e descreve produtinhos como ninguém…. Olha, meu domínio de LER em inglês é razoável, mas posso me garantir usando google translate???? Acha que dá pra dar conta de se comunicar com vedendores estrangeiros desse modo? bjs, faça mais tutoriais pra gente?!!!

    1. Clau

      12 de março de 2011 em 12:26

      Miriam,
      Sinceramente, o Google Translator não garante muito, porque ele traduz num inglês meio "tabajara" e algumas coisas acabam sendo traduzidas totalmente sem nexo.
      O ideal é ter uma pessoa que fale a língua e possa traduzir os emails para você, até porque alguns termos de compra e venda, leilões, você só vai aprendendo conforme vai se acostumando com esse ambiente.

      Bjs

  4. Mari

    10 de março de 2011 em 14:17

    Clau!!!

    eu tinha um pouco de receio, mas depois dessas dicas acho q fico mais tranquila…

    eu so levei o cano uma vez e foi da coastal scents… costumo fazer compras baratinhas (quando da, né) pra testar o site e não recebi… não sei se por culpa deles ou do nosso correio mesmo..

    nesse momento estou esperando uma comprinha do morangão… está 1 semana atrasada, mas estou me agarrando as esperanças que pode ter sido por causa do carnaval…

    tomara q venha logo!!!!!!!!!!

    bjss

  5. Ma Amorim - Blog Tip

    9 de março de 2011 em 08:59

    Adorei as dicas pois compro muitooo pela internet!!!

    beijos
    Ma Amorim – Blog Tips and Trends

  6. Roberta

    9 de março de 2011 em 08:46

    Uso as dicas da Clau há muito tempo e nunca tive problemas!

    Já vi muita menina abrindo dispute e se arrependendo depois pq o produto chegou, ou pior, o vendedor enviou novamente e ficou com dois produtos! Não é a toa que muitos sites e vendedores pararam de enviar para o Brasil. Por experiência própria digo que 99,99% dos atrasos são causados pelos nossos Correios! Tem que ter calma e esquecer a ideia de que o produto tem que chegar em uma semana ou quinze dias, se receber antes melhor.

  7. Roselany Varela

    9 de março de 2011 em 07:07

    Clau, são 40 dias normais, úteis pro comprador ou úteis pro vendedor? Isso sempre me confundiu muito, e me deixa meio nervosinha, pq pra minha cidade o prazo de entrega sempre dá em torno desse limite de 40 dias normais.

    Obrigada pelo post! Super útil! 😀

    1. Clau

      9 de março de 2011 em 07:50

      Dias corridos. Para pedido de refund, 45 dias CORRIDOS tb.

      Bjs

  8. Nadia

    4 de novembro de 2010 em 19:40

    Procurando sobre reembolso no Ebay acabei aqui, tenho comprado bastante pelo Ebay, e não tinha (até hoje) usado o sistema de reembolso do ebay/paypal, fiquei super triste de usar pois se não pedisse o reembolso hoje o prazo terminava e eu poderia correr o risco de caso a encomenda se extravie eu não poder pedir, fiz isso porque já tenho um celular que desde o dia 30/set está como recebido no Brasil, mas até o momento não tive nenhuma resposta dos correios e não pude pedir o reembolso por ter perdido o prazo, eu espero que a minha compra chegue – em dezembro quem sabe- pois quero pagar o produto para a vendedora que me reembolsou sem nem pensar duas vezes e é das poucas que vende esmalte para o Brasil.

    1. Clau

      5 de novembro de 2010 em 08:49

      Nadia,
      Quem dera todas as compradoras pensassem como você!

      O processo no Paypal demora um pouquinho. Boa sorte!

  9. leticia damiani

    31 de agosto de 2010 em 16:54

    clau brigadona pelas dicas,eu tava meio perdida pra comprar

    …brigada mesmo 🙂

  10. luciana

    30 de dezembro de 2009 em 08:53

    Nossa, esse post me ajudou muito. Brigadão
    Lu
    .-= luciana´s last blog ..Sol =-.

  11. Paula

    7 de novembro de 2009 em 21:14

    Infelizmente comprei duas mercadorias no valor total de 180,00 e perdi meu dinheiro! Nunca mais comprarei nada por lá! Muito cuidado com sites de compras.

  12. Pri My Trend

    22 de outubro de 2009 em 19:12

    post mega útil mesmo, Clau..
    bjim!

  13. Tati

    21 de outubro de 2009 em 17:46

    Eu adoro comprar no ebay, mas admito que ando meio com o pé atrás. Tive algumas experiências bem chatas, não perdi dinheiro, pois o Paypal e o Ebay são a personificação do correto *ok foi exagerado, mas ahhh* nunca ficam sem responder e se mostram preocupados com qualquer problema, bemmm diferente do nosso ML né?

    Já comprei de Jeans de marca a makeup, houve extravio pouquíssimas vezes e todas dentro do brasil… rs

    beijos amei a matéria
    .-= Tati´s last blog ..Exposição Melissa Eu! =-.

  14. Desi

    21 de outubro de 2009 em 06:23

    Clau, mais uma vez obrigada!
    Com sua experiência com lojas virtuais, EBay e afins, você nos ajuda e muito.
    Obrigada pelas dicas sempre preciosas!
    Bjks

  15. Gabi Bondan

    21 de outubro de 2009 em 06:03

    Ihh… sou desconfiada demais (e ansiosa!) pra comprar no ebay. Fico com as meninas da encomenda 🙂

    Beijos, Clau!
    .-= Gabi Bondan´s last blog ..Jade – Big Universo =-.

    1. Mariana

      11 de abril de 2013 em 21:32

      onde posso encontrar essas tais “meninas da encomenda”?

      1. Clau

        12 de abril de 2013 em 17:00

        Olha, muitas delas estão se desligando da atividade. Atualmente, conheço o emporio argan e http://www.makeemprimeiramao.com
        Bjs

Deixe sua opinião ou comentário