Posts

Como você cuida dos seus lápis e apontadores?

apontador lapis

 

Muito se fala do cuidado na manutenção dos pincéis, mas, para lápis e apontadores são raras as dicas.

 

Cuidados com os lápis:

lapis

 

Lápis de olhos estão sempre em contato com uma das áreas de mais fácil contaminação do corpo.

A parte externa (madeira ou resina) cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Basta o contato com a secreção natural dos olhos para que a umidade da mesma + material externo = bactérias proliferando.

Por isso, devemos apontar os lápis todas as vezes antes de usá-los, seja apenas você que o use e, principalmente se for maquiador (a). Desta forma, o risco de contaminação diminui sensivelmente.

 

Os lápis parecem todos iguais, certo? Nem tanto.

Cada marca costuma usar sua própria “forma” para fazer os seus lápis. E o apontador de cada marca é o ideal para seus lápis, exatamente por isso.

Não sabia desse detalhe até recentemente. Achei que apenas um bom apontador era o suficiente. Até que li sobre isto e entendi porque alguns lápis ficavam com a parte colorida parecendo que havia encolhido, o que ressecava e o tornava impossível de usar. Isto acontece, especialmente, com os lápis da MAC.

Portanto, se você tem vários lápis de uma mesma marca, invista no apontador próprio dela.

Marcas “high end”, como Dior e Bobbi Brown, incluem seus apontadores à embalagem de seus lápis.

 

Cuidados com os apontadores:

apontador

 

Começa na escolha do mesmo. Os melhores possuem lâmina alemãe nem por isto custam caro. Os da MAC, por exemplo, custam em torno de 30 reais.

 

A frequência da limpeza dos mesmos não deve ultrapassar uma semana. O ideal é limpar cada vez que apontar um lápis.

Utilize um lenço umedecido ou um cotonete com demaquilante não oleoso. Com a ajuda de um cotonete, limpe a parte externa e interna do seu apontador, até que você tenha o mínimo possível de resíduo da cor nele (se possível, nenhum).

Gosto de finalizar a parte de limpeza com álcool a 70%, que esteriliza a lâmina e termino secando com um lenço de papel.

Depois que comecei a fazer isto, “o grafite” dos meus lápis raramente gruda na lâmina. Se grudar, consigo retirar facilmente com um cotonete limpo e seco, com bastante cuidado para a cor não espalhar. O acúmulo das sobras da parte colorida é que torna o apontador mais difícil de limpar, especialmente se você usa o mesmo para os lápis de boca e olhos.

 

O ideal é que você tenha um apontador para os lápis de boca e outro para os de olhos. Se não for possível, lembre-se de higienizá-lo após cada uso (um cotonete com álcool a 70% já dá conta do recado).

 

Com estes simples cuidados e detalhes a vida útil dos seus lápis será bem maior e o risco de contaminações, alergias e conjuntivites, bem menor.

 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

Deixe sua opinião ou comentário