Posts

Dicas e truques para obter o melhor resultado da sua máscara de cílios

CiliosImagem: Getty Images

Quem acompanha o blog sabe que o meu produto favorito é a máscara de cílios. Primeiro, porque tenho os cílios anões e quase inexistentes, depois porque acho que é o item de maquiagem que mais realça a feminilidade. Vocês um dia podem até me encontrar na rua sem base/bb cream, sem batom, até sem corretivo. Mas sem máscara de cílios, só se estiver doente, deprimida ou com algum problema nos olhos.

Por isso, quando vi na Allure do mês passado (dezembro/2013) um guia cheio de dicas de como obter o máximo da sua máscara de cílios, entrou logo na agenda de dicas a repassar para vocês.

Vamos a elas:

1- Depois de retirar a maquiagem, remova também os resíduos do seu demaquilante bifásico, enxaguando com água, sabão neutro ou shampoo de bebê (recomendo o Granado, indicado pela minha oftalmologista). Os resíduos do demaquilante que ficam nos cílios impedem a aderência da máscara, mesmo no dia seguinte.

2- Dê uma levantada nos cílios antes da máscara. O curvex, não é o queridinho dos maquiadores à toa. O instrumento muda o ângulo dos cílios o que pode torná-los  duas a três vezes mais longos. O ato de curvar os cílios também ajuda a evitar que o pó da sombra migre para parte inferior dos olhos ao longo do dia.

A maneira mais indicada de usar o curvex é a seguinte: posicione o aplicador na base dos cílios, pressione três vezes. Movimente o curvex agora para o meio dos cílios e pressione o curvex mais três vezes. Por fim, posicione o curvex próximo às pontas dos cílios e pressione mais uma vez. Assim, você curva toda a extensão dos cílios, não apenas a base, como costumamos fazer.

3- Retire o excesso de produto da escovinha, antes de aplicá-lo nos cílios, sempre que aplicar. Maquiadores indicam que você passe a escovinha num pedaço de papel toalha antes de aplicar a máscara. Só serve o papel toalha, porque este não despedaça em contato com o produto.

4- Comece a aplicar a máscara da base para as pontas. É como construir um prédio: se a base não estiver bem construída, o que está em cima despencará.

Para os cílios não “tombarem” ao longo do dia, comece a aplicação aplicando o produto primeiro na base dos cílios para então trabalhar o efeito do meio para as pontas. A maneira mais indicada de aplicar a máscara na base dos cílios é com leves movimentos de vaivém.

5- Cuidado com o excesso de camadas. A maioria das fórmulas das máscaras foi feita para ter seu pleno efeito com duas camadas. Mas nem sempre isso funciona com todo mundo (comigo, por exemplo).

Caso você goste de caprichar nas camadas, aplique-as seguidas, sem esperar o produto secar. É a maneira mais indicada para evitar acúmulos.

 

Criando diferentes efeitos e resultados com sua máscara de cílios:

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Imagem: Reprodução

 

Tornando o olhar mais vivo: Depois de aplicar máscara preta, a maquiadora Patty Dubroff gosta de aplicar outra em um tom de azul vivo, apenas na base dos cílios, para tornar o “branco dos olhos” mais claros.

Como fazer a sua máscara do dia a dia ganhar um ar mais “noite”: Use uma fórmula para volume, porém com uma escova bem fininha (típica de máscaras alongadoras) e use-a para aplicar a máscara apenas nos cílios da parte externa dos olhos, com a escova na horizontal, criando aquele efeito de cílios em tufos.

Já mostrei como fazer isso em um dos primeiros posts do blog: Criando Efeito de Cílios em Tufos

Deixando os olhos bem definidos: Aposte na dupla máscara + delineado praticamente inexistente. Usando um lápis delineador bem macio, faça uma linha fina bem rente à raiz dos cílios em movimentos de vaivém. Assim, os cílios parecerão mais espessos.

Dando um efeito sexy aos cíliosComece aplicando uma máscara à prova d’água apenas na base dos cílios (aquelas que vêm com uma escovinha bem larga). Em seguida, complemente com outra máscara de volume, de fórmula comum (sem ser à prova d’água), da raiz às pontas dos cílios.

Esfumado com acabamento perfeito: Um esfumado escuro, seja no olho “pretão” ou com apenas o delineado esfumado só fica completo com um acabamento impecável. O que dá este acabamento é uma camada de máscara nos cílios inferiores. Dê preferência às fórmulas à prova d’água, para evitar borrões e aplique dando apenas uma encostadinha com a escova nos cílios.

 

Como salvar quando a aplicação acumula: Guarde pelo menos uma escova de uma máscara que já tenha acabado devidamente limpa e seca) e use-a para separar os cílios quando a aplicação der errado ou acumular.

Não esqueça de sempre lavar a escovinha com shampoo de bebê ou sabonete neutro após o uso.

Quando a máscara esbarra na pele, deixando borrão

Essa dica é um oferecimento meu – ou melhor, das meninas da MAC, que me ensinaram essa.

A máscara sujou a pálpebra ou bateu na sua pele. Nada de pânico, nem cotonete com demaquilante. Espere uns 2 minutos até que ela seque e retire usando um cotonete seco.

[Essa foi a melhor dica que já me deram em tempos – me sujo de máscara praticamente todos os dias]

 

Algumas dicas eu já usava. Outras, como a da máscara azul na base dos cílios, vou testar logo logo.

Deixe sua opinião ou comentário