Posts

Dicas sobre delineador colorido com François Nars

François Nars maquia modelo usando o delineador Abbey Road da linha Long-Lasting da NARS

Todas as imagens que ilustram este post foram extraídas da versão digital da revista Allure de setembro (2011)

 

Vi essa matéria na Allure de setembro e achei tão legal que decidi trazê-la aqui para o Dazzle. Nela, o maquiador François Nars (Criador da marca de maquiagem NARS – foto acima) dá dicas de tipos e formas de aplicação do delineador colorido.

O hábito de usar delineador colorido veio  da Renata (que faz o blog comigo). Antes, eu só usava preto/marrom/grafite. Para ousar, no máximo, um vinho. Parti do marinho e fui começando a ousar. Só não uso cores muito ácidas ou berrantes, mas posso dizer que evoluí bastante…rs

Prontas para as lições e dicas de Mr. Nars?

1) Tipos de delineadores:

 Em lápis:  Os de consistência mais cremosa (macia), deslizam mais facilmente    na   pele, com menos chances de erros. São ótimos para o acabamento  winged  (puxadinho) ou “gatinho”. Para um toque final, use um tom mais vivo com  efeito cintilante.

 

Líquido: Precisa de um pouco mais de prática para aplicar, mas sua durabilidade é maior. Opte por eles quando quiser um traço mais fino.

 

 

Cremosos e em gel: Criam um delineado de longa duração ou uma base duradoura  para usar sob lápis mais macios, que não durem tanto.

Devem ser aplicados com um pincel sintético e de formato achatado, fazendo pequenos tracejados que se unem, da parte interna para a externa dos olhos.

 

 

Sombra como delineador: Para uma linha básica e menos marcada.

Umedeça o pincel (chato ou tipo smudger) e aplique a sombra (de preferência opaca), fazendo pequenos tracejados que se unem, da parte interna para a externa dos olhos.

 

 

Na foto: Lápis LiquilineBlast (Covergirl), cor Blue Boom; Delineador líquido   NYX, cor Extreme Blue; Delineador em gel Stila Smudge Pot, cor Cobalt; Sombra Outremer (NARS)

 

 

2) Guia de Cores:

Tons que remetem aos das pedras preciosas (jewel tones) ressaltam o olhar de maneira bonita e moderna“, diz François.

A seguir dicas de como cada tom pode ser melhor aproveitado na sua maquiagem e com o seu tom de pele:

Na foto: Teal –  Delineador cremoso Teal, linha HIP (L’Oreal); delineador cremoso à prova d’água Smudge Stick (Stila); Lápis de longa duração Larger than Life (NARS), cor Abbey Road

Azuis – delineador líquido à prova d’água 24/7 (Urban Decay), cor Radium; delineador de longa duração Sephora, cor Fancy Blue; lápis NYX Extreme Shine, cor Sunrise Blue

Verdes – Jumbo liner 12 hr wear waterproof (Sephora), green; delineador Mega Liner Liquid Eyeliner (Wet’n’Wild), cor 863; Lápis LiquilineBlast (Covergirl), cor Green Glow

Roxos – sombra cremosa Creaseless Cream Eyeshadow, cor Purple Snap (Benefit); lápis Aqua Liner, cor 8 (Make Up For Ever); Lápis de longa duração Larger than Life (NARS), cor Bourbon Street

Teal (verde-azulado): Um tom de teal com mais azul que verde em sua composição dá mais vida a qualquer tom de olhos e fica muito bem em quem tem pele mais morena, negra ou com subtom oliva.

Nars acha que esse tom dá um ar bem anos 60, retrô. Ele gosta de combinar esse tom de delineado com sombra e lábios em tons mais pálidos.

Azul: a dica de Nars para este tom é usar um tom de electric blue (azul mais vivo) rente à linha dos cílios superiores e um tom mais fechado rente aos cílios inferiores.

Se um azul vivo for muito arriscado para você, experimente fazer uma base usando lápis preto ou grafite e aplique o tom mais vivo por cima.

[Fica lindo!! Dá um toque diferente sem ousar excessivamente]

Verde e esverdeados: Favorecem tons de pele mais claros. Olhos verdes e castanhos ficam mais realçados com este tom de lápis.

Um delineado em verde, apenas rente à linha inferior, bem esfumado, dá um ar refinado. Para criar um efeito mais dramático, várias camadas de máscara de cílios.

Vinho e Uva: É o tom ideal para quem quer começar a usar coloridos, pois é o que tem menos chance de erro e fica bem em qualquer tom de pele e olhos, além de ser o menos impactante. Ótimo para variar os visuais mais clássicos e para o delineado tipo “gatinho”, se usado como alternativa ao preto.

3) Dicas para quando usar delineadores coloridos:

Para dar um ar mais “fresco”, refazer o desenho ou corrigir eventuais falhas,  aplique uma camada fina de base ou corretivo usando um pincel de cerdas sintéticas (próprio para corretivo), perto das extremidades, conforme mostra a parte assinalada.

Corretivo: delineadores coloridos chamam muita atenção para a área dos olhos e podem salientar imperfeições nesta região. Aplique um corretivo cremoso na região das olheiras e nas pálpebras antes da aplicação (ou maquiagem), para suavizar vermelhidões e olheiras, além de ajudar a evitar que o delineador escorra ou borre.

Sombra e preparação da base dos olhos: Sombras em tons de taupe ou neutros são as melhores opções. O delineador em si já chama bastante a atenção e sombras coloridas podem dar um ar muito “teatral” ao visual.

Use máscara de cílios preta apenas nos cílios superiores e delineie a linha d’água inferior com lápis bege para abrir o olhar.

Sobrancelhas: Sobrancelhas desarrumadas aparecem mais ainda quando se usa delineadores em tons vivos. Preencha falhas com lápis para sobrancelhas ou sombra em pó que seja levemente mais escuro que o tom dos seus pelos.

Blush: tons discretos, especialmente de dia. Rosas mais suaves e tons de pêssego são os ideais.

Lábios: Opte por tons de nude ou rosinhas translúcidos.

Nada de batons pigmentados demais. Somente os olhos devem chamar a atenção.

4) Algumas sugestões de delieneado:

Winged: Para dar forma, faça o desenho usando sombra marrom e um pincel para sobrancelhas (chanfrado). Só então, cubra a sombra com o lápis colorido, em movimentos curtos para evitar erros.

A maioria dos tons de maquiagem tem algum subtom de marrom no seu fundo, assim a sombra dará profundidade ao delineado, sem alterar sua cor“, diz François.

 

Gatinho: Use  como base o mesmo desenho do delineado winged. Depois, delineie a parte inferior em direção à parte externa, até que as duas extremidades (inferior e superior) se encontrem.

Se ficar mais largo na parte superior, é o estilo Marylin Monroe. Mais largo na parte inferior segue o estilo Sofia Loren“, diz Nars.

Se achar que o estilo ficou muito impactante para você, basta esfumar as extremidades externas, usando seu dedo anelar ou aquelas borrachinhas que vem em alguns lápis.

 

Esfumado: É o estilo mais fácil de fazer e usar. Use um lápis mais macio ou sombra (são mais fáceis de esfumar), delineando a área dos cílios superiores da parte interna em direção à externa. Depois esfume usando uma haste flexível (cotonete), seu dedo mínimo, aquelas borrachinhas que vem em alguns lápis ou pincel tipo smudger – exemplo: pincel E20, Sigma.

Apenas na linha d’água inferior: Moderno, este delineado adiciona apenas um toque de cor. Ótimo para quebrar a rotina de uma maquiagem neutra ou variar no dia a dia.

Abre o olhar e dá impressão de olhos maiores.

Para ousar um pouco mais, use um tom similar ou um ou dois tons mais claros que o que usou na linha d’água, usando um pincel chanfrado, rente à base dos cílios inferiores.

Acho que os delineadores coloridos fazem uma diferença enorme na maquiagem usando apenas um produto. É uma ótima opção para variar, especialmente para quem tem que usar tons mais neutros no dia a dia. Basta um lápis colorido e aquela maquiagem quase nude muda completamente.

Espero que tenham gostado das dicas e da matéria 🙂

2 Comentários

  1. Mi.

    19 de setembro de 2011 em 14:38

    Clau, eu comprei o delineador UD 24/7 na cor Siren (http://www.lookfantastic.com/Images/Products/URB0373full.jpg), que é um "teal" e estou perdidamente apaixonada. Acho que vou comprar algumas outras cores em breve! =D
    Adorei as dicas!

Deixe sua opinião ou comentário