Posts

Já ouviu falar em Double Cleanse?

 

Eu também ainda não tinha ouvido falar ou lido sobre o Double Cleanse até uma leitora me perguntar se conhecia o método.

O que é o Double Cleanse?

É um método de limpeza diária da pele, que consiste em duas etapas: na primeira, você utiliza um óleo ou creme de limpeza. Emulsiona/enxágua e, em seguida faz uma segunda etapa de limpeza usando sabonete líquido.

Esta forma de limpar o rosto é muito utilizada pelos orientais, já que os BB Creams e filtros usados por eles não conseguem ser removidos com os sabonetes tradicionais (e eu nunca tinha me ligado nisso…)

Por que fazer o Double Cleanse?

Este método limpa a pele de maneira mais eficaz que o tradicional (água + sabonete).

Com isto, a pele fica mais limpa e absorve melhor hidratantes e produtos antiidade, aproveitando mais seus princípios ativos.

Além disso, produtos como BB Creams e alguns filtros solares (em especial os filtros físicos) só são completamente retirados usando esse método.

Todo mundo pode fazer uso do Double Cleanse?

Sim, desde que o produto usado, especialmente na primeira etapa, seja adequado para o seu tipo de pele.

Minha experiência com o Double Cleanse:

Logo que ouvi e fui pesquisar sobre este método de limpeza, pensei: “Mas óleo para limpar a pele?

Foi aí que descobri que só os óleos de limpeza conseguem “derreter” certos tipos de filtros solares e BB Cream. E que a fórmula desses óleos não só limpa mais rapidamente como também ajuda a tratar a pele, removendo a oleosidade excessiva, acalmando ou mantendo a pele mais hidratada, fatores que podem ir por água abaixo com a simples limpeza do sabonete.

Como tinha uma amostrinha de Cleanse Off Oil (óleo de limpeza da MAC) em casa, decidi fazer o teste.

Apliquei o Cleanse off Oil em todo o rosto, com as mãos e rosto secos, inclusive na área dos olhos.

Borrifei água thermal para emulsionar o óleo.

Enxaguei com água corrente e, em seguida, lavei meu rosto como sempre fazia, usando meu sabonete habitual (Granado líquido, de bebês)

Resultado: depois da pele seca percebi que a minha pele realmente estava bem limpa, mais que o habitual, sem nenhum traço ou resíduo de oleosidade e até mais macia.

Comprei uma embalagem menor de óleo na MAC  e tenho usado este método diariamente. Parece trabalhoso, mas é rápido, mais prático e retira a maquiagem quase completamente – só a da área dos olhos que à vezes precisa de um complemento final com demaquilante, dependendo da máscara de cílios ou delineador que esteja usando.

Uso esse método somente à noite, para retirar melhor o BB Cream e maquiagem. Pela manhã, lavo o rosto apenas com sabonete líquido.

Não vejo necessidade em fazer ou Double Cleanse pela manhã, já que à noite uso só hidratantes, de consistência mais leve.

Observação: Para fazer a aplicação do óleo, as mãos e rosto devem estar completamente secos e é necessário emulsioná-lo (borrifar um pouco d’água e espalhar novamente no rosto todo) antes de enxaguar.

 

O que usar para fazer a primeira etapa do Double Cleanse?

Você pode optar pelos óleos de limpeza ( muitas marcas além da MAC tem suas versões) ou pelos “cold cream” ou loções de limpeza.

Exemplos de óleos de limpeza:

    

Esquerda: Cleanse Off Oil (MAC), Direita: Shu Umeura Cleanse Oil

Baixo: DHC Deep Cleanse Oil

Estes três são os mais usados.

O da MAC é mais conhecido e tem duas versões, incluindo uma para peles sensíveis (Tranquil).

O Shu Uemura tem três ou quatro versões – para peles mais oleosas, para maior hidratação, com fórmula equilibrada, mais neutro, para clarear… É encontrado para vender no Cosme-de (loja que entrega no Brasil com Frete grátis e rastreamento).

O DHC é o favorito de quem tem pele oleosa. Quem usa, diz que ajuda tanto no combate à oleosidade que tem peles que chegam a ficar ressecadas com ele. Pode ser usado, inclusive, para lavar pincéis. Também tem dele à venda no Cosme-de 

Exemplos de Cremes e Loções de Limpeza:

    

Cetaphil Loção, Cold Cream (Avène)

   

Creme C (Pond’s, da época da vovó esse), Gel de Limpeza Neutro (Adcos)

Os dois primeiros são facilmente em grandes redes de farmácias.

O Pond’s já foi vendido no Brasil, mas saiu de linha, porém, pode ser facilmente encontrado na Argentina, Uruguai e Paraguai.

O da Adcos só é vendido nas lojas próprias, site da marca ou em algumas farmácias de manipulação credenciadas da marca.

 

Meus testes:

Como contei a vocês, meu primeiro teste fiz com o Cleanse Off Oil (MAC).

A amostra que tinha é da versão “tradicional”, aquela que está sempre à disposição nas lojas físicas da marca. Depois, comprei a versão em miniatura (30 ml), que é a Tranquil (para peles sensíveis). Gostei mais da segunda. Retirou totalmente a maquiagem, inclusive da área dos olhos, sem irritá-los (coisa rara).

Depois, ganhei uma amostra do gel de limpeza neutro da Acdos. Amei esse gel, que tem um cheirinho delicioso e tirou a maquiagem, especialmente a da área dos olhos, tão bem quanto o óleo MAC, além de e a pele ter ficados muito limpinha, fresca e macia.

Minhas únicas ressalvas a ele são que, dependendo do dia, meus olhos arderam e o preço (quase R$ 80, menos de 200 ml).

Como tinha um finzinho de Cetaphil Loção aqui em casa, comecei a usá-lo diferente do que fazia – aplicava no rosto e retirar com um lencinho de bebê. Passei a aplicá-lo no rosto todo, enxaguar e complementar a limpeza com o sabonete. Achei ótimo, mas percebi que ele limpa mais suavemente (e retira um pouco menos a maquiagem) que o óleo da MAC e o Adcos.

[Acho que isso varia de pessoa para pessoa, porque a Renata já contou aqui que ele retira completamente a maquiagem dela]

Para quem tem peles sensíveis, olhos com tendência à irritação, acho que o Cetaphil Loção é a opção mais indicada.

Lembro de já ter usado o C Pond’s na época que morava no RS, porque no Uruguai muita gente o recomenda para usar na época do frio, para evitar o contato longo com a fria ou proteger dos efeitos da água quente, mas me recordo de que ele deixava a pele meio oleosa e ardia muito os olhos.

Recentemente, pedi na Strawberrynet um óleo de uma marca chamada Boske, que ainda não conhecia, mas soube que tem mais ou menos o mesmo efeito do Cleanse Off Oil Tranquil da MAC, para peles sensíveis.

Logo que começar a usá-lo, faço resenha aqui.

 

Alguma de vocês já usa este método na sua rotina de limpeza?

 
 

14 Comentários

  1. Luana Missaggia

    30 de abril de 2012 em 01:45

    Oi Clau! Adorei esse método. Tinha lido sobre um que consiste em não passar água no rosto nunca, e sim limpar a pele com leites de limpeza e tal, mas achei estranho. Esse seu parece mais tranquilo, pq é só um óleo antes do sabonete. Vou comprar um óleo desses pra testar =) beijos!

    1. Clau Melo

      30 de abril de 2012 em 17:38

      Luana,
      Isso de não passar água no rosto, acho quase impossível para quem mora em locais quentes como o Brasil e tem pele com tendência à oleosidade.
      Uma outra blogueira tentou (a Isabella, do Vanity Queens). No início a pele dela até ficou melhor, mas depois de um tempo, ela reclamou que a pele foi piorando de um jeito, que acabou voltando para a rotina habitual.
      Os óleos foram uma excelente surpresa para mim. Não vivo mais sem!

      Bjs

  2. business

    23 de dezembro de 2011 em 20:23

    Ninguem aki comentou sobre o sabonete de limpeza facial “Purity” da Philosphy. Ele derrete a maquiagem na hora do banho e limpa profundamente a pele pq o algodao do adstringente sai branquinho depois de lavar meu rosto com ele. O Bi-facil da lancome tbm eh o q ha. Para os olhos carregados nao ha nada melhor.

  3. Narla

    22 de dezembro de 2011 em 10:18

    Ola!

    Conheci o blog através da Loungerie, mas nunca cmentei, mas hoje esse assunto me interessou, e resolvi comentar, pois, sem querer me desfazer de nenhuma linha de cosmédico, uso o bom e velho truque da vovó!

    Limpar a pele com um pouco de azeite extra virgem misturado com água e depois o sabonete líquido que no meu caso é um indicdo pela dermatolista.

    Por incrível que pareça funciona, até mesmo para tirar máscara a prova dágua dos cílios.

  4. Bruna

    15 de dezembro de 2011 em 16:28

    Nem sabia que essa prática tinha nome! Usei por um bom tempo (até acabar) o leite de limpeza da Adcos, seguido do sabonete com ácido glicólico também da marca. Eu gostava bastante, mas não vi tanta diferença assim pra agora que uso aquele kit de 3 passos da Clinique.

  5. Ana Carolina

    13 de dezembro de 2011 em 17:38

    Clau, tenho usado um da KOSE e estou adorando. Comprei no ebay por 12,95. Aqui http://www.ebay.com/itm/Kose-softymo-Deep-Cleansi

  6. Marisa

    13 de dezembro de 2011 em 15:07

    OI Clau!

    Acho que também ando fazendo o Double Cleanse há tempos! Já usei o óleo da MAC e um da L'Occitane e depois uso um gel de limpeza.

    Uso também pra limpar pincel de base, é ótimo para tirar a sujeira grossa!

    Beijos

    1. Clau

      13 de dezembro de 2011 em 15:25

      A sujeira grossa do pincel, aprendi a deixar as cerdas de molho em uma solução com brush cleanser + um pouco d'água por uns 10 minutos antes de lavar e dá muito certo também. Agora que comprei outro óleo em tamanho maior terei menos pena de usá-lo para isso…rs

      Bjs

  7. Aninha Prado

    13 de dezembro de 2011 em 14:09

    Uso o Cleanse Off Oil da MAC. Tira toda a maquiagem facilmente, inclusive máscara waterproof (que é a que uso). Nem preciso lavar o rosto depois com sabonete líquido facial, pq ele já deixa a pele tinindo de tão limpinha.

    O melhor é poder usar um só produto para rosto e olhos e não ter que usar uma tonelada de algodão por mês…..rs

    Fácil e eficiente.

    Bjo.

  8. Carol

    13 de dezembro de 2011 em 08:51

    Oi! Tenho o óleo da DHC e não acho o melhor não. Ele é meio grossinho demais para o meu gosto e realmente seca tão rápido que fica dificil de deslizar com facilidade pelo rosto. Dos que usei até agora gostei mais do Shiseido Anessa Ultimate Cleansing Oil. Esse eu acho mais líquido e sai tudo direitinho. Mas ainda vou testar outros. Fazer o double cleansing, principalmente para quem usa os filtros asiáticos e BB Cream, acho muito importante.
    Abs.

  9. Fernanda Coelho

    13 de dezembro de 2011 em 07:52

    ADCOS vende pelo site? Qual o link?

    É tão difícil de encontrar aqui em Campinas…

    1. Clau

      13 de dezembro de 2011 em 13:06

      A loja deles está temporariamente desativada. Mas se você jogar no Google irá encontrar lojas online que revendem ADCOS, algumas até mais baratas que a loja própria da marca.

  10. Mi.

    13 de dezembro de 2011 em 07:32

    Já estava me perguntando quando você iria falar sobre eles…

    Eu estou usando o cleasing gel da Shiseido:

    http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSLMIhz5A

    Mas confesso que o hype não me atingiu tanto… Depois preciso usar outro demaquilante, senão não sai tudo… Por outro lado, não é mais problema dissolver a colossal e meu protetor solar Anessa (esse é dose pra sair, viu? kkkkkkkk).

  11. Alice

    13 de dezembro de 2011 em 07:00

    Oi Clau! Sempre leio o blog mas nunca comentei! Sem saber eu já faço Double Cleanse há anos. Nunca achei que somente o sabonete retirasse bem o filtro solar, e uso o demaquilante em gel da ADCOS da linha Gradual Complex há muito tempo! É o melhor demaquilante que já usei.. não é oleoso, não arde meus olhos e seu uso é muito prático… ponho 3 pumps na mão e com o rosto umido, sob o chuveiro, aplico em movimentos circulares , depois enxaguo. Apos isso, lavo com meu sabonete liquido normalmente. O demaquilante retira muito bem qq residuo de filtro ou make, inclusive delineador e mascara. Tente, aposto que vc vai gostar!

Deixe sua opinião ou comentário