Posts

Esclarecendo as suspeitas de falsificações de produtos MAC

 

 

 

Quando a matéria sobre a ACW foi ao ar, recebi dois comentários de leitoras que suspeitavam que pincéis que compraram na Sacks eram falsos.

Entrei em contato por email e uma delas me enviou fotos e relatou o porquê das suas suspeitas.

Pedi ajuda de alguém de minha inteira confiança e que conhecesse muito bem os pincéis MAC para que me ajudasse a analisar os detalhes dos pincéis nas fotos que a leitora me enviou.

Como os comentários sobre esse assunto cresceram e leitoras ficaram espantadas com o fato, decidi criar este post para esclarecer algumas dúvidas que surgiram:

1- A embalagem plástica protetora do meu pincel veio com um código de barra adesivado e não impresso diretamente no plástico.

É comum em pincéis originais, sejam comprados aqui ou no exterior.

 

2-  O cheiro do meu pincel novo é muito forte.

Isso acontece por causa da cola que é usada para fixar às cerdas ao cabo.

 

3- Tenho alguns pincéis de sombra e a largura (diâmetro) e altura dos cabos é diferente:

Nem todos os pincéis de sombra tem a mesma altura e largura. O que define isso é o tipo de uso, de cerdas e o formato destas.

São assim para que o resultado seja adequado ao tipo de efeito que se pretende com aquele determinado pincel.

Os pincéis de kit, cabo curto (SE) só mudam na altura. A mesma coisa acontece com o pincel 129 SH (com cabo curto), que é o único pincel da MAC de cabo curto disponível em linha regular.

Os demais só vem com cabo curto quando fazem parte de um kit, em edição limitada (Special Edition – SE).

 

4- Os pincéis MAC vem com Japan, France ou EUA entalhados na parte de trás do pincel.

Dependendo do tipo de pincel, esse entalhe vem bem fraquinho, quase nem se percebe.

Os pincéis de kit são “made in china”, mas isso não aparece no pincel, já que eles recebem uma pintura esmaltada de acordo com a coleção do qual fazem parte.

6 – A numeração vem entalhada no cabo, coberta por uma tinta prateada.

Com o tempo de uso, contato com as mãos e lavagens, essa tinta sobre a numeração/marca vai saindo, mesmo em pincéis originais.

É só notar os pincéis dos artistas na loja. Quase todos tem a numeração já “apagada, justamente pelo uso.

 

Uma leitora disse que nos pincéis falsificados o número pode ser apenas pintado (não tem o relevo do “entalhe”) e a tinta difícil de sair. Fica a dica, então.

 

5- A sombra que comprei é mais dura e menos pigmentada que o tester da loja.

As sombras da loja ficam abertas, expostas ao ar e com luz quase que diretas sobre elas. Sofrem influência de vários fatores externos, até dos resíduos que ficam nos dedos das pessoas que as testam, apesar do cuidado constante que se tem nas lojas em relação a isso.

Essa diferença se faz maior nas sombras de acabamento matte. As novas são bem mais durinhas e parece que a cor custa a sair no pincel.

 

6- A Sacks é revendedora autorizada de produtos MAC, assim como qualquer loja física no Brasil.

O fornecedor da Sacks é o mesmo de todas as lojas físicas do Brasil. Quem distribui os produtos para loja, distribui também para a Sacks.

Então, o risco de um produto da loja virtual ser falsificado é quase o mesmo de o que você compra na loja física o ser. Quer dizer, praticamente nulo.

 

Sei que ouvimos muitos casos de pincéis, batons, produtos MAC falsificados vindos de e-stores e ficamos muito preocupadas.

Mas não podemos exagerar nos mínimos detalhes e ver variações mínimas na fabricação como indício de falsificação.

De preferência, compre produtos MAC somente em lojas ou encomende com pessoas que você sabe que irão consegui-los em stands/lojas oficiais da marca.

 

Como sempre digo, ao comprar via ebay e algumas lojas virtuais existem certos riscos envolvidos. Inclusive o de falsificações.

Fiz uma matéria sobre isso no ano passado.

 

A Sacks não foi consultada sobre o assunto, já que foi descartada a hipótese de produto falsificado.

 

Para finalizar, gostaria de avisar que as informações que tenho sobre produtos e coleções da MAC são uma gentileza que a equipe MAC Brasília me concede. Da mesma forma se dá as coberturas de coleção que faço.

Não tenho acesso as datas de lançamentos de coleções, previsão de vendas no Brasil, quando determinadas lojas serão abastecidas, etc. Sei de novidades às vezes antecipadamente, quando estas já podem ser divulgadas.

Não tenho nenhum vínculo com a marca no Brasil, a não ser o de fã, consumidora e de ter contato com uma das melhores equipes MAC com quem já convivi – a daqui de Brasília, a quem agradeço sempre por toda a atenção e cortesia dispensadas ao Dazzleblog.

 


 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

22 Comentários

  1. Thayane

    1 de outubro de 2012 em 01:57

    uma moça me ofereceu um estojo da mac com 24 pincéis. O pincel de base 190, é muito diferente do que eu já tenho, mas este foi comprado avulso. As cerdas são mais flexíveis e mais brilhosas, o pincel é mais fino e curto, as cerdas são mais compridas, tem cor muito diferentes e formam um desenho mais arredondado. Achei as cerdas dos pincéis de blush muito brilhosas também, com textura diferente do que eu, novamente, já tenho. É normal?

    1. Clau

      1 de outubro de 2012 em 22:08

      Thayane,
      Não existe estojo da MAC, original, com 24 pincéis. A MAC só lança estojos (kits) de pincéis em coleções, especiais e cada kit vem com cinco pincéis, todos de cabo curto.
      Posso lhe afirmar, com certeza, que é uma falsificação. Pode ser de boa qualidade, mas não é original MAC.

  2. agnes

    2 de junho de 2012 em 19:24

    Olá queria saber se os blush originais da Mac Powder tem 6 ou 3,5 ou 9 gramas e se vem com pinçél dentro ,pois vi em uma loja e acho que são falsos

    1. Clau Melo

      2 de junho de 2012 em 21:49

      O blush em pó tradicional tem 6g, o da linha mineral tem 3.5 g e o cremoso 5.6. Nenhum dos blushes vem com pincel dentro, nem tem embalagem que abriga o pincel por baixo do pó.

      Se tiverem, com certeza são falsos.

  3. Camila

    14 de maio de 2012 em 22:47

    Oi Clau,
    Tenho uma super dúvida. Existiram pincéis da MAC Edição Hello Kitty originais? Ou todos os pinceís Mac Hello Kitty são réplicas? Obrigada!

    1. Clau Melo

      14 de maio de 2012 em 23:15

      Sim. Houve um kit que vinha o pincel 187,109 e o 239 num porta-pincéis preto, com o formato da cabeça da Hello Kitty (no vídeo de onde guardo minhas maquiagens ele aparece). É o único kit de pincéis HK original, com somente estes 3 pincéis.

      Bjs

  4. Natália

    27 de março de 2011 em 14:44

    Comprei na loja de las vegas da mac alguns pinceis. Dois deles não tem DE FORMA ALGUMA o pais de procedencia no cabo (nem pouco visível), simplesmente não tem. Além disso, o preto do cabo deles é mais forte que os demais e com mais brilhos. Será que comprei um falsificado na própria loja da MAC? Estou revoltada!

    1. Clau

      27 de março de 2011 em 17:20

      Em hipótese alguma um pincel comprado em loja física da MAC pode ser falsificado.
      Como disse, não se peguem nos mínimos detalhes porque pincéis são feitos artesanalmente. Se a procedência é garantida, não há com o que se preocupar.

      Bjs

  5. Elaine Silva

    8 de fevereiro de 2011 em 08:43

    Comprei uma base compacta SELECT SPF15 MOISTUBLED FOUNDATION CN53 no site MORANGÃO e estou suspeitando ser falsificado devido apresentar espelho.É falso?Sempre disserão que o MORANGÃO é confiavel.Por favor me responda.Bjus.

    1. Clau

      8 de fevereiro de 2011 em 09:28

      As embalagens de pó (exceto o Mineralize) e bases compactas vem com espelho, sim.
      Bjs

      1. Elaine Silva

        8 de fevereiro de 2011 em 20:24

        Obrigada…bj

  6. Cilene Oliveiras

    18 de janeiro de 2011 em 12:46

    Olá,

    Gostaria de saber se o blush da edição limitada da Hello Kitty da MAC vem com espelho e pincel?Adquirir com uma "amiga" mas estou desconfiada que seja falso.

    Obrigada.

    1. Clau

      18 de janeiro de 2011 em 14:03

      Cilene,
      Infelizmente, é falso. Nenhum blush dessa coleção da MAC vem com espelho e pincel acoplados.

      Se você comprou, pode tentar correr atrás do prejuízo. A coleção era composta de dois blushes – Fun & Games e Tippy.
      Aqui tem as fotos oficiais das embalagens dos produtos: http://www.temptalia.com/mac-cosmetics-hello-kitt

      É só mostrar para a pessoa que te repassou o blush.

      Bjs e boa sorte

      1. Cilene Oliveiras

        18 de janeiro de 2011 em 16:02

        Muito obrigada por responder.

        Vou tentar.

        Bju.

  7. Dani Bueno

    25 de agosto de 2010 em 09:40

    Clau, estou com uma duvida…

    Logo no dia q vc publicou o primeiro post das falsificaçoes, eu recebi a minha encomenda da Sacks. Um batom MAC pink nouveau e um Russian Red. O tamanho da bala deles eh bem menor do q a do batom q eu tenho, Impessioned ,comprado na loja da Mac aqui de Brasilia. Sem falar q eu achei a cobertura do pink nouveau mancha muito. Eu nao tenho outros batons da MAC para comparar, mas sempre ouvi dizer q a cobertura Satin é otima. Depois do seu post comecei a suspeitar de falsifiçao. Queria saber se essas diferenças sao comuns mesmo.

    Bjao!

    1. Clau

      25 de agosto de 2010 em 12:52

      Dani,
      Isso da bala pode ser uma variação. Quanto à cobertura/designação nem sempre dois batons Satin tem exatamente o acabamento igual.
      Isso acontece com outros acabamentos também, mas não sei o motivo.
      O Pink Nouveau é um batom meio difícil de aplicar.
      Como disse, não existe a hipótese de falsificação de produtos comprados na Sacks. Em caso de problemas, contate a loja para tentar uma troca.
      Mas já que você é daqui, tenta passar na loja e experimentar o de lá. Se bem que o tester deles é sempre mais macio que o batom novo.

      A Tania, do Vanity Queens fez um vídeo ótimo sobre os vários acabamentos de batom MAC, vale ver.

      Bjs

  8. Ana Flávia BH

    24 de agosto de 2010 em 13:56

    Outra coisa, os pincéis da MAC são praticamente artesanais. Já vi, dentro de uma MAC, nos EUA, 2 pincéis 217, com o formato e espessura das cerdas, um pouco diferentes entre si. Um era mais "cheio" e fofo que o outro. Isto é um fato comum e já vi outras pessoas com pincéis iguais, mas com pequenas diferenças entre eles.

    Bjos

  9. Valéria Ferna

    22 de agosto de 2010 em 12:52

    Eu prefiro comprar dos vendedores oficiais de make, seja MAC ou qualquer outra marca gringa. Não gosto de arriscar , comprar um produto falsificado. Mas acho q vale a pena fazer uma encomenda para aquela amiga querida que vai viajar, né? É muuuuuuuuuito mais barato! Bjos, Clau, o blog tá cada dia melhor!

  10. Gabriela de C.S e Fr

    21 de agosto de 2010 em 15:00

    Clau tentei lhe enviar as fotos das resenhas..pois eu fui a segunda leitora..mas nao consegui voltaram todas..nao sei se tem haver com o fato do meu pc ter sido invadido e minha conta de banco ter sido totalmente invadida e limparam minha conta..entrei em desespero..e aidna nao consegui reaver meu dinheiro imagina..o horror..

    bom se tiver algum outro email em que possa lhe enviar..beijinhosss

    1. Clau

      22 de agosto de 2010 em 15:36

      Gabriela,
      Não há mais necessidade de enviar as fotos, já que foi certificado que não há a hipótese de falsificação em produtos vendidos na Sacks.
      O adesivo em forma de código de barras é uma prática usada pela marca aqui e no exterior.

      Que coisa desagradável invadirem seu computador! Espero que tudo se resolva o mais rápido e da melhor maneira possível.

      Bjs

  11. claudia

    21 de agosto de 2010 em 12:42

    A sacks é uma empresa idônea! Confio plenamente na procedência dos produtos deles.

  12. Lucia

    21 de agosto de 2010 em 08:18

    Oi!

    É, já desencanei com meu pincel da Sack's, pois pensei que se são feitos à mão, podem existir diferenças sim. Quanto aos da Brigette, se são falsos não sei, mas até agora não vi falta de qualidade.

    Resumo da ópera: acho que vou comprar os que me faltam com a Dani!

    Bjos!

Deixe sua opinião ou comentário