Posts

Mineralize Skinfinish Loose, MAC (e comparação com a versão compacta)

 

Há algum tempo usava a versão compacta do Mineralize Skinfinish Natural (MSF) da MAC, a qual sempre gostei bastante. Quando mostrei no Instagram do blog a coleção mineralize reformulada, um leitor me perguntou se havia testado a base em pó e que era maravilhosa.

Passei o último mês testando-a para contar a vocês o que achei da versão solta da base em pó mineral da MAC.

Sedoso e cheio de minerais a base Mineralize Foundation Loose proporciona um acabamento que vai do natural até o acetinado. Utilize o pincel para um look suave e radiante.

Essa base ajuda a manter a pele saudável e nutrida.

Embalagem com 9.5 g – não acompanha pincel ou aplicador.

Preço: R$ 159 (Brasil), U$ 30 (exterior e duty free)

 A textura é super fininha, como a de qualquer pó solto e o acabamento é leve e acetinado – quer dizer, não é matte, tem um leve iluminado, que, na minha opinião, deixa a pele com um aspecto lindo, mas quem tem pele oleosa pode não gostar.

 Usando um bom primer por baixo a pele se mantém controlada e o pó dura bastante – em temperaturas amenas e não muito úmidas.

A aplicação deve ser feita com um pincel do tipo “kabuki”, o ideal para a aplicação de bases minerais. Eu uso o F82 da Sigma (Round Kabuki Sigmax HD) que me atende muito bem, tanto para esta base solta como para a compacta.

Antes de continuar a resenha, acho que vale algumas observações sobre as bases minerais:

A base mineral requer certos cuidados na preparação da pele e aplicação, para se obter um resultado bonito e satisfatório. Deve-se usar um primer adequado para o seu tipo de pele, ou específico para ser usado antes de bases minerais (a Bare Minerals, que acabou de chegar ao Brasil, tem um ótimo).

E a aplicação deve ser feita com cuidado, com pincel adequado, em movimentos circulares, para trabalhar bem a base na pele. Outro cuidado a se tomar é o filtro solar que você usa sob este tipo de base. Alguns filtros “reagem” se usados sob a base mineral, oxidando (a base fica mais escura que a cor original, depois de um tempo de aplicada).

Um último detalhe é que nem todas as bases minerais tem acabamento matte, portanto nem todas controlam a oleosidade da pele. Antes de comprar, faça uma pesquisa e procure swatches das marcas que você está de olho para não se decepcionar depois.

Lembrei destes detalhes porque recebo por comentários várias reclamações de pessoas decepcionadas com produtos minerais e muitas desconhecem que a preparação da pele, aplicação e atenção à textura são importantes com este tipo de produto.

Voltando à base mineral em pó solto da MAC, a cobertura é bem suave, praticamente não cobre imperfeições, mesmo aplicando uma camada mais generosa. Para quem pretende usá-la sozinha, recomendo somente para quem tem a pele lisa, não muito oleosa e praticamente sem imperfeições. Mas achei que complementa muito bem um BB Cream e dá um acabamento lindo sobre uma base líquida. Na minha opinião, ela tem mais as funções de um pó solto que de base propriamente dita.

O efeito na pele realmente é super natural e bonito. A pele fica com um leve iluminado, mas natural.

 Estou adorando usá-la sobre o BB Cream, que já tem uma certa cobertura. Complementa o efeito de pele corrigida do BB Cream, sem ficar excessivamente carregada. Este tem sido meu uso preferido para o dia a dia.

Gostei bastante de usar uma camada fina dele sobre a base Matchmaster (da MAC também), para dar um acabamento mais acetinado à ela, mas sem perder o efeito natural que a Matchmaster dá. Neste caso, aplico a MSF Loose com o pincel flat top da Sigma.

Avaliação Geral:

Se você procura uma base mineral com efeito super natural e não tenha muitas imperfeições, só para dar uma finalizada à sua pele, irá gostar da MSF Loose.

Quem tem linhas de expressão mais evidentes e procuram um pó solto que não craquele, certamente irá gostar desta base.

Agora quem tem a pele oleosa, que a oleosidade se evidencia rápido e procura uma base em pó com mais cobertura, não irá gostar desta.

Gostei bastante, mas como disse, no lugar de um pó solto, como complemento a um BB Cream ou base leve. A pele fica linda e nada pesada.

Comparação com o MSF Natural Compacto:

 

Coloquei ao lado dos pós os pincéis que uso com cada um deles. Para o MSF Loose, uso o F82 da Sigma (Round Kabuki Sigmax HD) e para o MSF compacto uso uso o F80 da Sigma (Flat Top Kabuki Sigmax HD) – nesta foto está o Miss Taylor, mas o Flat Top de cabo longo é idêntico.

Acabamento:

Tentei fazer fotos da aplicação na pele, mas não apareceu direito. Esta foto de ambos os produtos no dedo mostra bem a diferença entre as texturas:

Cima: MSF Natural Compacto

Baixo: MSF Natural Loose (Solto)

Os tons dos pós são diferentes, por isso a diferença na cor.

Como pode-se ver pela amostra no dedo, o compacto tem mais cobertura que o solto. Um detalhe que não apareceu na foto é que ambos os pós tem partículas levemente cintilantes. No MSF Natural compacto elas são mais discretas que na versão solta.

Portanto, quem que um pó mineral com mais cobertura deve optar pela versão compacta e quem quer uma cobertura natural, pela versão solta.

Entre os dois, atualmente, gosto mais da versão solta, já que normalmente uso este tipo de pó para corrigir o tom do BB Cream.

A versão compacta é mais versátil, não só por poder carregar na bolsa para retoques, mas porque você pode dosar a cobertura, dependendo da forma como aplica. Se aplicar com um pincel com as cerdas mais densas (fechadas), tem mais cobertura. Aplicando com um pincel mais fofo, obtém-se uma cobertura mais natural.

A base Mineralize Skinfinish Loose está à venda nas lojas físicas da MAC (RJ, SP, Campinas, BH, Vitória, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília) e na Sacks.

3 Comentários

  1. Kerly

    3 de julho de 2012 em 09:43

    olá, bom dia.
    sempre usei pó da Diorskin Forever Compact 021, a questão é que gostaria de comprar da mac e não sei qual seria o tom igual ao que uso da Dior.

    vc tem como me ajudar?

    1. Clau Melo

      4 de julho de 2012 em 21:16

      Kerly,
      Pela consulta que fiz (foundation Matrix do site Temptalia), se você usa o 021 da Dior deve usar a Light Medium (Se for do Mineralize Skinfinish Natural)

      1. Kerly

        6 de julho de 2012 em 08:40

        Obrigada Clau.

        adoro o site e sigo sempre, especialmente pela clareza, objetividade e claro presteza.

Deixe sua opinião ou comentário