Posts

Algumas observações sobre taxas e compras internacionais

 

[Matéria originalmente publicada em 19/10/2009 e atualizada em 08/09/2011, dada a atual situação dos Correios Brasileiros]

Volta e meia uma loja ou vendedor para de enviar seus produtos para o Brasil. E toda vez que este assunto vem à tona, uma pergunta sempre ressurge:

“Por que vendedores do Ebay e outras lojas virtuais depois de um tempo acabam limitando, impondo regras ou restringindo compras para o Brasil?”

Minha resposta: Porque infelizmente, muita gente por aqui ainda não sabe fazer compras em sites internacionais.

Quando falo isso, não quero dizer que não sabem como funciona o procedimento de compras, mas porque algumas pessoas tem uma postura errada ao fazer este tipo de compras.

Os erros mais comuns:

1- Não sabem esperar.

Uma encomenda leva, em média, de 10 a 40 dias para chegar aqui no Brasil. E pode demorar mais, dependendo de outros fatores.

O tempo varia pelo tipo de envio, local de compra e até por causa da Receita Federal.

Tem gente que se a encomenda da amiga chega em 1 semana e a dela ainda não chegou, fica mandando inúmeros e-mails para as lojas virtuais.

Que muitas vezes não respondem – porque para eles ainda está dentro do prazo – e a pessoa fica amolando Deus e a comunidade virtual por causa disso.

Recomendo a quem sofre de ansiedade a recorrer às meninas das encomendas.

Comprar em site estrangeiro e ebay só vale para quem é munido de coragem e controla a ansiedade…rs

2 – Exageram nas compras.

Um dos melhores exemplos disso foi a compra de pigmentos fracionados na The Body Needs.

Teve gente que comprava um bolo de pigmentos na mesma encomenda. Para dividir os fretes com amiga ou para revender.

O que aconteceu? Depois de vários problemas com encomendas daqui, a Cheryl (dona da loja virtual) começou a limitar o número de frações por pedido. E aumentou o frete absurdamente para quem compra acima de 5 ou 6 frações.

Outra coisa que acontece muito é de a loja ou vendedor virar “moda” entre o pessoal do makeup e começar a ser muito visada pela Receita Federal, aumentando a incidência do número de taxas.

Daí as pessoas reclamam que estão pagando taxa, vão atrás das lojas exigindo reembolso ou exigir um novo envio – sem saber se isso faz parte da política da loja ou do vendedor.

O que nos leva ao próximo erro…

3- Não assumem os riscos que envolvem uma compra internacional.

Você está comprando em uma loja de outro país. Que fala outra língua. Que tem outra política em relação às vendas.

Antes de comprar, leia atentamente as regras das lojas. Se estas não forem claras e você estiver insegura, envie um e-mail para o serviço de atendimento ao consumidor das lojas, perguntando como procedem em caso de extravio.

Muitas vezes optamos pelo tipo de frete mais barato, que não dá direito a seguro.

Aí a encomenda extravia e queremos reembolso ou um novo envio. (Oi?!)

Outra polêmica: a taxa da Receita Federal.

Tem gente que acha inadimissível pagar 60% de taxa de importação (em alguns estados, esse valor chega a mais de 80% porque se cobra ICMS).

Só que é uma exigência prevista em lei federal. Todo produto importado que entra no país via correios, por via de regra deveria ser taxado em 60%.

A taxa é absurda. É.

Mas você tem duas opções: não pagar a taxa e devolver a mercadoria para a loja ou pagar e é isso aí, porque é a lei.

O certo por lei, é pagá-la. Não ser taxado é exceção.

E não adianta usar a saída de recorrer ao apelo de que está declarado como “Gift”, que dá menos de U$ 50 e que isso dá direito à isenção. O pessoal da Receita não é bobo.

Sabem o que tem cara de compra e não estão perdoando mais nada. Até presente que parente envia não está mais escapando da taxa

É claro que eu não acho lindo pagar taxa. Mas se vem e está dentro do valor estipulado, pago.

Prevejo isso antes de fazer minha compra, calculando se o valor do produto + taxa compensa.

Nenhuma loja é obrigada a reembolsar taxa, porque isso é uma política de importação do Brasil.

A  Strawberrynet reembolsa a taxa. Mas é uma política deles e não obrigação geral.

Mesmo assim eles deixam claro no site que o reembolso da taxa é cortesia. Isso quer dizer que, se eles decidiram não te reembolsar, eles podem.

Por causa desse tipo de exigência de reembolso de taxa e reenvio por parte de consumidoras brasileiras, já teve loja que suspendeu as vendas para cá – Everyday Minerals, por exemplo.

Outras começam a cobrar taxas extras, como a Strawberry.

A mesma coisa que disse sobre a ansiedade nos prazos de entega, se aplica a este caso – se você não está disposta a assumir os riscos de uma compra deste tipo, não faça.

Atualmente, estamos com um grande problema que tem influenciado demais nos prazos de entrega: os atrasos constantes no serviço dos Correios Brasileiros.

Diariamente, recebo mensagens de gente que reclama, fala mal das lojas/vendedores, está desesperada (o) porque às vezes tem 25, 30 dias e sua compra não chegou.

Minha sugestão é: controlem sua ansiedade. Quem assistiu noticiários recentemente deve saber dos inúmeros problemas entre Correios e compras internacionais. Descaso com os pacotes, assaltos aos carteiros, fora aqueles fatos “não explicados”.

Pacotes que antigamente demoravam 15, 20 dias para chegar, hoje tem levado, no mínimo, 30 dias para chegar.

Infelizmente a política dos Correios Brasileiros no caso de compras internacionais beneficia apenas a própria instituição,  já que eles exigem que somente o remetente pode abrir reclamação do produto extraviado e ainda pedem um monte de informações (dimensão do pacote, peso, local de postagem) que só o remetente possui. E, por ser estrangeiro, o vendedor não irá gastar ligação internacional para abrir tal reclamação.

Como isso não acontece, eles acabam arrumando uma maneira de excluir sua responsabilidade sob o extravio.

Além disso, mesmo pacotes rastreáveis só estão sendo atualizados no momento que entram no país, vão para a Aduana/ANVISA e depois no momento que saem para entrega. A culpa é tão somente do pessoal dos Correios.

Minhas dicas são:

1- Esperar pelo menos 60 dias antes de dar a encomenda como extraviada. Soube de gente que, atualmente recebeu seu pacote depois de 2 meses e meio de enviado

2- Tentar negociar com o vendedor (que não é obrigado a dar o reembolso, ainda mais se você pagou pelo método de envio mais barato, que não tem seguro)

 

Além das demoras dos Correios, a Receita Federal (por causa das atual política em relação à importação) está apertando a triagem aos pacotes que chegam ao Brasil, o que não só aumenta ainda mais a espera, como as chances de taxação.

Quando se faz compras em sites internacionais, o risco de taxa é iminente. Quem compra, deve estar disposto a assumi-lo.

 

 

 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

210 Comentários

  1. jamile

    24 de agosto de 2013 em 18:04

    Comprei na ebay do vendedor china um boneco usado do Robbie Rotten do Lazy Town para meu neto de 9,95 dolar será que vou ser taxada?, ele mesmo disse que iria demorar de 45 a 62 dias estou conciente.
    Referente as taxas este governo cobra impostos de quem ganha a partir de 2 salários minimos, antigamente no governo anterior era cobrado a partir de 4.
    Para ver a robanheira.
    obrigada

    1. Clau

      24 de agosto de 2013 em 18:08

      Toda compra pode ser taxada. A Receita Federal trabalha por amostragem (“na sorte”).
      Em épocas e locais que são mais rigorosos.
      É na sorte mesmo.
      As taxas aduaneiras não são diretamente relacionadas com os impostos devidos por moradores do Brasil. Em tese, deveriam ser pagas por qualquer pessoa que importa produtos para o Brasil, independente de classe social, se é pessoa física ou jurídica, se para uso próprio ou revenda. Só que, como o volume de produtos importados é muito grande, a Receita acaba fazendo o procedimento “na sorte”.

  2. sandra merighe

    24 de agosto de 2013 em 11:18

    oii m ajuda com uma duvida,? começei comprar no ali e no ebay, compro assum varias coisas pequenas de valor baixinho, mais sao varias coisas compro com 2 cartao de credito. minha duvida é, corro risco de ser taxada comprando com 2 cartaos pq o cpf o endereço é o mesmo? oq manda é o cpf?

    1. Clau

      24 de agosto de 2013 em 16:43

      Toda compra pode ser taxada. A Receita Federal trabalha por amostragem (“na sorte”). Independe de CPF e cartão usado.
      Em épocas e locais que são mais rigorosos.
      É na sorte mesmo.

  3. bigboy

    22 de agosto de 2013 em 23:08

    Olá. Também faço compras pela internet, para uso pessoal e venda, e gostaria de compartilhar algumas dicas e receber outras.

    1) Comprava usando Cartão Visa Bradesco no Paypal com conversão para reais evitando as taxas do cartão de crédito e IOF mas recebi um comunicado hoje do bradesco que vão parar de aceitar as cobranças vindas em reais.

    2) Gostaria de uma dica de método de pagto para pagar o menor valor em taxas, conversão de moeda estrangeira e evitar IOF. Pelo que li até então seria o cartão Visa Travel Money emitido pela confidence cambio, que não paga IOF e tem uma taxa de conversão aceitável.

    3) O paypal brasil aceita cadastro de conta de banco, alguem ja usou? alguma vantagem?

    4) Como legalizar os produtos para revenda? Vi que se trouxer pelo Correios mas na modalidade Importa Fácil, onde vc avisa previamente o que vai chegar, o produto paga 60% de imposto mas entra legalizado para venda e emissão de NFe. Procede?

    Agradeço.

  4. Matheus

    1 de agosto de 2013 em 11:32

    Comprei Um Boné por 39 Dólares (Com Frete) Ele pode ser Taxado?

    1. Clau

      4 de agosto de 2013 em 21:37

      Toda compra pode ser taxada. A Receita Federal trabalha por amostragem.

  5. Rayane

    11 de julho de 2013 em 20:12

    Comprei USD 48,59 no SammyDress e fui taxada em R$ 53,51 pela Receita. Se eu optasse por devolver a mercadoria, como devo proceder? É só não pagar a taxa ou tenho que solicitar a devolução no site ou nos correios? Obrigada!

    1. Clau

      11 de julho de 2013 em 22:55

      Eu acho que não pagando o produto é automaticamente devolvido. Mas seria bom ir à agência dos Correios onde o produto está para conferir essa informação.

  6. Jacqueline Santana

    8 de julho de 2013 em 17:26

    Olá!! Estou na dúvida se o valor que foi cobrado está correto ou não… fiz a simulação mas nada bateu… nem o valor que eu paguei na mercadoria. Se alguém puder me ajudar, fico agradecida!!
    Comprei um cosmético na Espanha no dia 03/06/13 o valor do frete c/ imposto é de 12,10 euros e o produto c/ imposto é 85,90 euros. Total c/ imposto + envio= 98,00 euros. (Na fatura do meu cartão de crédito veio R$ 283,15) Chegou o produto dia 05/07/13 no correio e o valor cobrado pela Receita é de 257,00. Tá certo?? Estou em MG.
    Grata,
    Jacqueline

    1. Clau

      8 de julho de 2013 em 22:28

      Jacqueline,
      Acho q está correto, pq MG cobra um outro imposto além do de importação (não sei se é ISS ou ICMS), o q dá uns 80% do valor do produto. 🙁

  7. Camila

    3 de julho de 2013 em 21:55

    Parabéns pela iniciativa!
    Achei vc pesquisando sobre taxas em compras pelo ebay.

    Supondo que eu fiz uma compra de US$250,00, mas o vendedor vai mandar como “gift” pelo valor de US 30,00.

    Se o produto for taxado, como eles determinam o valor? Pois o valor de US$ 250,00 só eu sei, não foi informado em lugar nenhum da encomenda.

    Eles vão “imaginar” um valor de compra pra fazer a taxação? Esse valor pode ser imaginado maior até do q eu realmente paguei? Eu posso daí mostrar algum comprovante de compra para diminuir o valor?

    Obrigada e desculpe tantas perguntas…

    1. Clau

      4 de julho de 2013 em 15:00

      Camila,
      Como expliquei no post, a receita trabalha por amostragem, mas eles são atentos. Se decidirem passar o pacote no raio-x ou mesmo abri-lo e verem que o produto tem um valor superior ao declarado, eles irão declarar o valor estimado para aquele tipo de produto. Os funcionários já têm mais ou menos uma noção de quanto determinado produto custa. São raros os casos de taxação injusta recentemente.

      Isso do “gift” e até U$ 50 já caiu em desuso como argumento para a RF. Eles sabem que os brasileiros compram e usam desse “subterfúgio” para pagar menos imposto. Já vi compra taxada até de parentes que enviaram produtos para gente residente no Brasil. Não adiantou cartão, pedir revisão nada. Taxaram e pronto.

      Quando se compra de fora, deve-se assumir o risco da taxação. O máximo que se pode fazer é recorrer do valor da taxa mas, não adianta você se basear no valor declarado pelo vendedor já que normalmente os funcionarios da Receita Federal atualmente costumam já ter uma boa noção do preço de cada produto.

  8. Sthéfanie

    3 de julho de 2013 em 04:10

    Olá. Comprei um sapato de uma loja virtual brasileira que já vendia o produto importado já no valor em real. Ela cobrou R$99,00 nele. O frete era grátis. Porém o Correios mandou aviso notificando que meu produto havia sido tarifado no valor de R$102,98. Sou obrigada a pagar essa taxa mesmo o produto ter sido vendido por uma loja brasileira? Pois não sei quanto a vendedora pagou em dólares no produto. Só sei o valor em reais. E ela mandou e-mail dizendo que só paga 50% do valor total dessa taxa. Está certo? E se eu não pagar essa taxa, o produto é devolvido pra essa vendedora? E assim ela devolve meu dinheiro? Beijos.

    1. Clau

      3 de julho de 2013 em 11:50

      Tem certeza q a loja é Brasileira?
      Porque algumas lojas colocam os preços em real só que estão localizada/enviam dos EUA e não mencionam esse detalhe.
      Vc pode até tentar devolver o produto, mas não é garantido que o valor integral será reembolsado. Isso teria que ser acordado previamente com a loja ou vendedor

    2. Sthéfanie

      4 de julho de 2013 em 00:04

      Bem é do site Airu que nele possui vendedores. E essa é uma vendedora brasileira que encomenda produtos de fora. Sou obrigada a pagar essa taxa já que ela foi encomendada por uma vendedora? E lá não informam nada sobre o risco do produto ser taxado, e nem ela me informou. Esta certo ela me cobrar 50% do valor da taxa? Já comprei de outros vendedores desse site e nunca aconteceu isso. Falei pra ela que não queria mais o produto e queria o dinheiro de volta, vamos ver o que ela me responde. Obrigada

      1. Clau

        4 de julho de 2013 em 14:52

        Concordo plenamente com você. Se ela está vendendo e opta por importar ou deixa isso claro no anúncio ou assume os riscos da importação.
        Tomara que consiga seu dinheiro de volta.

  9. andre

    19 de junho de 2013 em 15:38

    Olá , se eu comprar celulares no ebay para revender aqui no brasil , pago a taxa de cada celular ? ou pago pelo pacote ?

  10. Bruna Gonçalves

    8 de junho de 2013 em 21:43

    Olá!! Foi pesquisando sobre taxas que cheguei até aqui… Acontece q fiz uma compra num site português e se não me engano, se foi €40 ou trinta e alguma coisa em euros. Esses dias fui olhar o rastreio e a informação era que, produto estava aguardando retirada. Não recebi carta alguma da Receita Federal, será q fui taxada??? Me ajude, por favor!!

    1. Clau

      9 de junho de 2013 em 11:56

      Foi taxada sim. Se vc ainda não recebeu o aviso dos Correios/Receita Federal, vá à agência que aparece no rastreamento com sua identidade e aproximadamente 60% do valor que você pagou pelo produto + frete, em
      dinheiro, para efetuar o pagamento. O valor muitas vezes é menor que o da compra, já que as lojas costumam declarar um valor abaixo no envelope.

    2. Bruna Gonçalves

      9 de junho de 2013 em 22:43

      Obrigada!!

  11. Ana

    6 de junho de 2013 em 18:12

    Olá pessoal, tenhgo lido vários post de vocês mas não achei algum que tire minha dúvida, mesmo porque não dá pra ler todos!
    Eu tenho meu irmão enviando uns cremes faciais da Argentina e seria enviado por DHL ou FEDEX, minha dúvida é sem tem algum restrição em relação á ANVISA para o ingresso desses produtos ao Brasil?? Ele vai fazer uma NF com valores absurdamente baixos, abaixo de U$S 50.- acredito que eu tenha que pagar a taxa, ou não? se tiver que pagar como é feito, como paga? aonde? Como saber disso? Desculpem, mas sou nova nesse assunto. Obrigadaa!!!

    1. Clau

      6 de junho de 2013 em 20:05

      Ana
      O pes,soal da DHL/Fedex deve entrar em contato com você para o processo de desembaraço aduaneiro. Em 90% dos casos, neste tipo de entrega, paga-se imposto de importação, independente do valor.
      Também pode ser que esse produto passe pela ANVISA, mesmo que aprovado. Se eles julgarem o produto impróprio para o uso, podem devolvê-lo para o remetente. É raro isso acontecer mas, como no Brasil existe quase nenhuma transparência no processo de recebimento de envios internacionais, a gente fica sempre no “pode ser…”
      Abs,

  12. Camila

    3 de junho de 2013 em 17:31

    Olá, comprei uma bota no ebay mas passou do prazo e nem o status de enviado ela tinha. Entrei em contato com o vendedor e ele não me respondia nada que me ajudasse portanto o ebay me devolveu o dinheiro pois foi dado como se a encomenda nem tivesse sido enviada. Um mês depois recebi uma carta da receita dizendo que uma encomenda minha tinha sido recolhida, mas como meu pedido foi cancelado não tenho certeza se é a bota, a não ser pelo fato de que foi o único calçado que comprei do exterior. O que vai acontecer se eu não pagar a taxa? Até porque fui ver a carta depois que o prazo já havia expirado. Posso sujar meu nome por isso? O produto irá voltar para os EUA?

    1. Clau

      6 de junho de 2013 em 20:08

      Se você não pagar a taxa, é provável que o produto retorne ao remetente. Ou você pode pagá-la e renegociar com o vendedor um novo pagamento do produto.

      1. alexandra

        7 de junho de 2013 em 11:09

        boa tarde!

        gostaria de uma ajuda se possível vc me explicar passo a passo que devo fazer para pagar western union, quero comprar cabelos da china só aceita esse tipo de pagamento, não sei como fazer. desde já lhe agradeço

        1. Clau

          8 de junho de 2013 em 19:06

          Alexandra,
          Não sei nada de Western Union. Só sei que casas de câmbio fazem depósitos por lá. Desculpa. 🙁

    2. alexandra

      7 de junho de 2013 em 11:14

      quer dizer da india quero comprar

    3. alexandra

      7 de junho de 2013 em 11:16

      gostaria de parabeniza la pelo blog pois foi com vc que aprendi a comprar no exterior, claro no ínicio com medo agora ja estou um pouco segura.muito obrigadoooo!!!

      1. Clau

        8 de junho de 2013 em 19:08

        Que bom, Alexandra!
        Compras virtuais são assim mesmo, com o tempo pegamos confiança. Tem épocas que o governo aperta e os produtos demoram mais ou são taxados com maior frequência, daí a gente para, depois volta a comprar.

  13. Fabíola Mascarenhas

    15 de maio de 2013 em 21:18

    Boa noite ,

    Li a sua matéria sobre compras internacionais feitas pelo Paypal e por sinal , Adorei .

    Quero efetuar várias compras no mês abaixo de U$ 50,00 , mas com diferentes endereços de entrega .

    Só que a minha dúvidas e :

    Posso ser taxada por usar o único cartão de credito para efetuar várias compras em um mês ?

    Desde de já agradeço pela oportunidade .

    Fabíola Mascarenhas

    1. Clau

      15 de maio de 2013 em 21:45

      Fabiola,
      Vc pode ser taxada em QUALQUER compra, abaixo ou acima de 50 dolares. Independe de como foi o pagamento, endereço.
      A Receita Federal está mais atenta às compras internacionais e a escolha do que vão taxar muitas vezes é aleatoria.
      Então é na sorte mesmo.
      Abs.,

    2. xanda

      16 de maio de 2013 em 16:28

      compro bastante compra no exterior, os produtos são mais de 50 dolares, porém fornecedor declara até 20 dolares, envio que nunca fui taxada foi por navio mais problema e esperar 320 a 45 dias, mas sempre recebi todos

      qual site vc costuma comprar?

      1. Clau

        16 de maio de 2013 em 20:59

        Ebay, Sasa, Loja Glamourosa (Portugal)

  14. Valberte

    25 de abril de 2013 em 10:40

    Olá bom dia

    Fiz uma compra no ebay mas o peitudo foi devolvido para o local e origem. Conseguir contato com o vendedor pedindo para me informar o valor do frete para reenvio. O mesmo respondeu informando o valor de aproximadamente $ 35,00 dizendo que eu poderia o fazer pelo paypal. Como faço isso? Obrigado.

    1. Clau

      25 de abril de 2013 em 12:51

      Peça para o vendedor te mandar um invoice no valor do frete.

  15. Ester

    25 de março de 2013 em 09:56

    Bom Dia comprei um produto na internet e sabia que poderia parar na alfandega, minha duvida é como saber se vou ter que pagar a taxa ou não? eles avisam que ficou preso e como faço para pagar a taxa e o produto ser liberado? se alguem puder me responder ficarei agradecida.

  16. Raphaella

    27 de novembro de 2012 em 12:52

    Olá, fiz uma compra com uma vendedora da China recentemente. Não sabia que teria que pagar taxas pela compra, foi minha primeira compra. Estou aguardando chegar. Minha dúvida é: como eles calculam esta taxa? Comprei 3 véus de seda de uma loja de internet e combinei os preços por e-mail com a vendedora. Como os correios conseguiriam saber qnto eu paguei para poder me taxar? Ainda mais sendo um tipo de produto mto difícil de se encontrar aqui no Brasil… Gostaria de ter uma ideia se corro o risco de ser taxada, e do qnto poderia ser esta taxa, uma vez q a compra não foi feita em loja conhecida e o produto é levíssimo.

    1. xanda

      27 de novembro de 2012 em 17:41

      acredito se o vendedor declarar o valor da compra menos de 50 dolares vc poderá receber seu produto, pois de a nota for valor maior e passar pela receita federal podera pagar valor das taxas cobradas, espero que vc tenha sorte que passe direto rsrsr.

      1. Clau

        28 de novembro de 2012 em 11:33

        A Receita não leva mais em consideração esse detalhe de se é enviado de uma pessoa física para outra, declarado presente ou se está abaixo de U$ 50. Se acharem que o pacote tem aparência de produto de compra e venda e decidirem tributar, está feito.
        Conheço casos de pessoas com irmãos no exterior, que enviaram pacotes com presentes e a pessoa foi taxada da mesma maneira. Nem teve como argumentar que era presente, mostrar o cartão que estava junto ao pacote…

        Essa regra (que era uma brecha que muitas pessoas usavam para argumentar a tributação) não tem mais nenhum valor como argumentação para a RF.

    2. Clau

      28 de novembro de 2012 em 11:27

      Como disse a leitora Xanda, pode ser que você nem seja taxada. Provavelmente o pacote será um envelope fininho e estes normalmente passam como se fossem correspondência normal.
      Alguns vendedores colocam uma etiqueta para a aduana (tanto do país deles quanto do nosso) onde declaram o conteúdo e valor (que pode ser um valor aleatório, até abaixo do que pagou). Normalmente, a Receita se baseia nesse valor da etiqueta para calcular a taxa, isso se for tributado.
      Em caso de tributação você paga 60% sobre o valor declarado na etiqueta da aduana ou na nota fiscal + valor do frete.

  17. Gianluca

    12 de novembro de 2012 em 22:19

    Ola,fiz uma compra pela internet,e a valor deu $255.98 .O site era dos Estados Unidos e eles ja cobrarom o frete,$30.
    realmente estou com medo se parar no correio,pois deu uns 520 em Reais,mas o 60% seria um absurdo,realmente,tem chance de não parar no correio e vir diretamente pra minha casa ?

    1. Pedro

      14 de novembro de 2012 em 22:10

      com certeza a anvisa vai taxar vc deveria ler esse site aqui tem umas dicas boas de como vc realizar compras la fora
      http://compranoexterior.com.br/blog/comprar-no-exterior-roupas-das-lojas-hollister-abercrombie-fitch-e-tommy-hilfiger/

    2. Clau

      15 de novembro de 2012 em 18:24

      Provavelmente irá taxar mas, dependendo da forma de envio, também pode ser que passe direto.
      Todos os pacotes passam pelos Correios, independente se taxados ou não. Quem tributa é a Receita Federal e não os Correios.

  18. maria das gracas

    21 de setembro de 2012 em 11:14

    ol’a tenho ate vergonha de ser brasileira,um pais lindo,mas so tem politico fraduleto infelimente!

  19. nayara

    23 de julho de 2012 em 22:37

    ola tbem comprei 1 net da china 230 reais e paguei 194 reais pra retirar do correio, tem como eles me reembolsarem essa taxa

    1. Clau

      23 de julho de 2012 em 23:19

      Depende da loja. Mas a maioria delas não reembolsa as taxas e discrimina isto no ato da compra. A taxa é responsabilidade de quem compra, já que faz parte da política do nosso país. Quando se pede produto de fora, você está assumindo o risco de ser ou não taxada. Tem que levar isso em consideração antes de comprar, para ver se compensa.

    2. xanda

      24 de outubro de 2012 em 06:41

      uma duvida exemplo nayara
      produto foi 230,00 + 194 do imposto total do que ela pagou pelo produto foi 424,00?quantos % que ela pagou em cima de 230,00?

      1. Clau

        24 de outubro de 2012 em 12:19

        O imposto é de 60% do valor da compra + frete. Mas alguns lugares eles ainda cobram mais 28% de ICMS em cima do valor da taxa. Deve ter sido isso que fez o valor da taxa dela ser mais alto que os 60%

        1. xanda

          24 de outubro de 2012 em 16:09

          estou querendo comprar uns produtos para revender no brasil, preços varia de 50 a 70 dólares a unidade, eles enviam frete gratis prazo de 30 dias para chegar, acho que envia por navio? esse produto pode ser taxado, produto tem menor volume ex cabelos remy que quero vender.

          1. Clau

            24 de outubro de 2012 em 16:36

            Tudo pode ser taxado. São sei como funciona no caso de importação por navio. Mas, por via de regra, todos os produtos que entram no Brasil, podem ser taxados.

        2. xanda

          26 de outubro de 2012 em 16:27

          recebi meu cartão internacional, tenho que cadastra lo no paypal, ou posso comprar direto no site que aceita bandeira visa e mastercard?

          1. Clau

            26 de outubro de 2012 em 16:40

            Dependendo do site, pode comprar direto com o cartão.

        3. xanda

          26 de outubro de 2012 em 16:29

          clau vc que é exper, um produto que recebo e esta com defeito recebido por frete gratis como posso devolve lo mesmo jeito que veio? um produto que passou pela alfandega sem ser taxado?

          1. Clau

            26 de outubro de 2012 em 16:41

            Se você entrou em contato com o vendedor ou a loja e este autorizou a troca, não há algum problema em devolvê-lo. Mas só recomendo fazer isso depois de contatar o estabelecimento ou vendedor.

  20. igor adriel

    12 de julho de 2012 em 03:36

    Meu tio mora nos eua e quer me mandar uma coleção de bonecos lego( que ele comprou lá) e já é antigo e usado num tem mais nem a caixa do brinquedo , será que ele terá que pagar impostos para a alfandega brasileira?

    1. Clau

      13 de julho de 2012 em 14:49

      Igor, isso não dá para saber se irá acontecer. A Receita Federal trabalha por amostragem e só quando o produto passa pelo Raio X que eles decidem se irão taxar ou não.
      Se acontecer, quem irá pagar os impostos será você, depois que o produto chegar aqui. Você irá receber uma carta na sua casa avisando que precisa pagar a taxa.

  21. anderson alfaia

    31 de maio de 2012 em 14:42

    EU QUERO SABER SE EU NÃO PAGA O IMPOSTO O PRODUTO VOLTA PARA O REMETENTE QUE ENVIO ? SIM OU NÃO

    1. Clau Melo

      1 de junho de 2012 em 17:34

      Em tese, sim. Mas por causa da política atual da receita Federal (Operação Maré Vermelha), não posso afirmar com certeza se os produtos estão retornando para os remetentes.
      E se estiverem, os mesmos só fazem reembolso depois que o pacote chega no local de origem.

  22. Francisco AC

    30 de maio de 2012 em 13:50

    Eu tive uma compra taxada anteriormente, más a encomenda chegou em minha cidade e tive que ir buscar no correio e pagar a taxa. Más agora estou com uma outra encomenda(U$ 83.00), que consta como taxada, más diz que foi encaminhada para a Receita em Curitiba. Minha cidade é interior da Paraíba. Isso já faz mais de 30 dias. O que faço? Vou ter que esperar e fazer uma reclamação nos correios.

    1. Clau Melo

      30 de maio de 2012 em 14:14

      Sua encomenda está parada por causa de uma operação que a Receita Federal iniciou em 19 de março. Mais detalhes <a href=\" http://bit.ly/M0qM3c\” target=\”_blank\” rel=\”nofollow\”>aqui.

  23. Diomeds

    23 de maio de 2012 em 23:42

    Atualmente algumas encomendas internacionais estão demorando cerca de 5 meses pra chegar, porque a Receita tá fazendo um pente fino nas importações (pra previnir fraudes de pessoas que subfatura notas)… Essa operação iniciou-se em 19/MAR/2012 e não tem data pra terminar. Portanto, fica a dica…. antes de se deseperarem com a encomenda que não chega. O jeito é sentar e esperar…

    1. Clau Melo

      26 de maio de 2012 em 16:38

      Foi feito um post falando sobre isto na semana passada: http://bit.ly/M0qM3c

  24. rogerio

    20 de maio de 2012 em 10:42

    o governo brasileiro,rouba descaradamento com estas cobrancas de taxas,e nada e feita,,so matando estes bandidos,sem excrupulos tudo pra isso acabar,,governo brasileiro,bando de covarddes,que rouba nois de maneira,que se a gente pudesse esmagava eles como esmagamos vermes nas ruas,,mais nao temos forsas pra lutar,entao vamos levando ate quem sabe um dia,conseguirmos super poderes como o supermam,por exemplo e destruir essas corjasd e rato,srrsrs abraos

  25. Juliana

    9 de maio de 2012 em 02:04

    pior do que as taxas é o 'extravio' de produtos… desde o fim do ano passado quase todas as compras que fiz estão extraviando (leia-se: sendo ROUBADAS). até mesmo um casco que comprei de pessoa fisica na inglaterra não veio. como já comprei quase 50 produtos no eBay e jamais extraviaram apesar de algumas vezes demorarem, desconfio que isso é coisa dos correios da minha cidade, alguém esta roubando os pacotes porque os mesmos não tem rastreio (sendo que desde que comecei a comprar no ebay quase nenhum tinha e sempre recebi sem problemas, o incidente começou nos últimos 6 meses). já li relatos de pessoas que sabem de esquemas da receita federal e do correio pra passar a mão em pacotes sem rastreio ou mercadorias visadas e até funcionários do correio que já viram carteiros e funcionários abrindo e roubando encomendas internacionais. o desrespeito e descaso com que correio e receita tratam o consumidor, bem como a vista grossa que o governo faz sobre a questão, é impressionante. nessas horas tenho vergonha de ser brasileira.

  26. isabela

    27 de abril de 2012 em 20:49

    isso não é nada, ano passado comprei roupas na china e sabe quanto tempo demorou pra chegar aqui??? 6 meses, isso mesmo 6 meses, a minha encomenda foi postada e chegou da china depois de 15 dias, mas ficou parada na receita 3 meses, e por causa da greve dos correios demorou mais 3 , não sei se sou muito azarada mas além do pessoal tirar metade do que tinha na minha encomenda que já tinha pouca coisa, ainda cobraram R$ 500 de taxa, um absurdo porque eu paguei menos de $50 dólares, enfim na receita eles fazem oq quizerem com tua encomenda pega tudo e vc não pode fazer nada sobre isso 100% risco,é mais fácil viajar pra China e comprar lá do que não ser taxado aqui!!!

  27. vitor Gomes

    20 de abril de 2012 em 11:53

    Um aviso para todos aqueles que fazem encomenda normal apartir do momento em que sua encomenda encontra-se como conferida no site dos correios apos 10 dias uteis ou seja não pode ser contado finais de semana você pode abrir reclamação mais para isso é necessario que voce saiba o endereço do remetente. mais tem um segredo se acaso você não tiver o endereço do remetente vai na net o procura um endereço do país inventa um nome para empresa sempre deu certo comigo outra dica é voce pedir para que mande um foto da embalagem para você por Email eu uso muito essa modalidade eu mesmo ja tenho 3 encomenda que ja vai fazer 2 meses que eu comprei dei um azar danado vou pagar taxa das três encomenda mais quero deixar claro que sempre comprei e nunca paguei taxa essa é a 1ª para não pagar taxa ultimamente você tem que ter muita sorte hoje o beco esta cada vez mais estreito

    1. Clau

      20 de abril de 2012 em 15:40

      Vitor, essa dica de dar apenas o endereço só serve para eles averiguarem se o pacote foi perdido ou não. Em caso de reembolso este argumento não serve porque os Correios daqui querem que o remetente abra uma ocorrência nos Correios do país de origem, desistindo do pedidos de seguro em seu favor e que te passe o nº dessa reclamação para que façam o referido reembolso no seu nome. É tanta burocracia que dificilmente um vendedor do ebay irá querer fazer isso.

      E sim, com a Operação Maré Vermelha, iniciada em 19/03 o nível de taxação aumentará bem mais.

  28. Rafi

    17 de abril de 2012 em 06:37

    Bom dia, meninas!
    Queria saber se a minha encomenda for taxada serei notificada pela Receita, receberei uma carta ou eu que tenho que ir atrás pra saber se tenho que pagar imposto ou não?

    Obrigada.

    1. Clau

      17 de abril de 2012 em 07:11

      Rafi,
      Você recebera um aviso dos Correios com o valor a ser pago.
      Se a encomenda chegar diretamente na sua casa é porque não foi foi taxada

  29. LucyMara

    5 de abril de 2012 em 12:14

    Oi Clau, apenas complementando a informação da Chris, a Operação Maré Vermelha começou em 19/03/2012, e diz que os parametros de fiscalização estarão mais rígidos a partir desta data, principalmente para roupas, calçados, artigos de toucador ( aonde se encaixam 99,9% dos nossos sonhos de consumo como cremes, makes e afins….)entre outros bens de consumo…..

    1. Clau

      6 de abril de 2012 em 15:53

      Lucy,
      Obrigada pela sua informação. Já até a adicionei no Facebook do blog.

  30. Chrislaine Rosa

    4 de abril de 2012 em 11:18

    TODAS as encomendas escrito COSMÉTICOS estão sendo taxadas, independentemente se constam abaixo de $50 e são presente. Resultado da operação maré vermelha da receita federal.

    1. Clau

      4 de abril de 2012 em 11:46

      Obrigada pela informação, Chrislaine!!

  31. CyntiaM

    2 de abril de 2012 em 12:50

    Cheguei a esta página procurando notícias sobre encomendas extraviadas. Acho que a coisa anda séria…O crime de extravio de correspondência está generalizado e quem paga a conta somos nós, cidadãos comuns. Tenho perecebido que de 2011 para cá a coisa tem piorado bastante. Nunca fui de ter encomenda minha internacional extraviada até o ano passado. De setembro de 2011 para cá, os atrasos têm sido enormes e os sumiço frequentes. O que é que está acontecendo? Será que agora só temos bandidos na Receita, nos Correios e na Anvisa? Não há mais gente séria? Esse problema merece uma CPI! Várias lojas do exterior que antes enviavam para o Brasil estão deixando de fazê-lo porque quando a mercadoria entra em território nacional, cai num buraco negro e ninguém mais vê, salvo se tiver número de rasteio (o que pressupõe um custo alto de frete e uma taxação que é uma facada). Não era assim no passado… Desde 1996 que faço encomendas no exterior e só fui começar a ter aborrecimentos mesmo no ano passado. As reclamações pululam na internet. Basta pesquisar no Google. CPI já!

  32. Ana Karolina

    1 de abril de 2012 em 09:05

    eu tenho medo de comprar em sites estrangeiros justamente por isso.. :/

  33. Edna

    27 de março de 2012 em 14:59

    são 40 dias uteis ou corridos.

  34. Edna

    27 de março de 2012 em 14:56

    Oi, voce falou sobre esperar 10 a 40 dias por uma encomenda em site internacional eu gostaria de saber se são dias uteis ou corridos.

    1. Clau

      27 de março de 2012 em 15:37

      Corridos, mas ultimamente com a Receita Federal mais rigorosa esse prazo alongou-se porque muitos pacotes tem ficado retidos lá. Acabei de receber uma encomenda, taxada, que levou 3 meses até que fosse notificada do pagamento da taxa.
      A média hoje tem sido de 30 dias, quando a encomenda é rápida.

  35. Peterson Menezes Tri

    21 de março de 2012 em 08:39

    Dia 18/02/2012 comprei 2 produtos no site internacional trydeal.com e paguei pelo PayPal a vista, mas ja se passaram 32 dias e ainda não recebi nem o c´doi de rastreamento dos correiros que havia solicitado para a loja, entrei em contato com eles e agora que esá pago, nem respondem e-mails ou pelo CHAT on-line que eles tem no site.

    Abri um disputa no PayPal para que eles me deem uma posição, caso contrário, irei partir para uma reclamação e solicitar ao PayPal que esclareça ou me reenbolse.

  36. Ana Alice

    10 de março de 2012 em 21:10

    Comprei pelo ebay, foi enviado dia 25/01 por encomenda simples… Já estava chorando e dando como perdida aqui, apos ler esse post fiquei mais tranquila…

    Espero que até 2 meses chegue então

    Se você puder me responder, esse tipo de encomenda simples vindo do EUA é preciso assinar quando chega na minha casa? Eu lembro de ter recebido uma, mas não consigo me lembrar se assinei O.O

    1. Clau

      11 de março de 2012 em 08:19

      Se vier via Correios, não precisa assinar. Pelo menos eu nunca tive que assinar as minhas…

  37. LucyMara

    22 de fevereiro de 2012 em 04:14

    Oi Clau, muito obrigada pelo esclarecimento! Acredita que recebi no sábado passado??? eu segui a sua sugestão e entrei em contato com o CTE onde estava a encomenda e foi agilizada a entrega. muito obrigada!!!!

  38. LucyMara

    16 de fevereiro de 2012 em 12:19

    Clau, estou com uma dor no coração….nunca comprei nada importado, e na minha primeira compra está nesta situação:
    24/01/12 – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA POSTADO
    27/01/12 – ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA ENCAMINHADO – EM TRANSITO PARA UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL-BRASIL
    2701/12- ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA- CONFERIDO – RECEBIDO NA UNIDADE DE EXPORTAÇÃO
    03/02/12- UNIDADE TRAT INTERNACIONAL RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO – CONFERIDO RECEBIDO BRASIL
    03/02/12 – UNIDADE TART INTERNACIONAL RIO DE JANEIRO – RIO DE JANEIRO – ENCAMINHADO – EM TRANSITO PARA RFB – FISCALIZAÇÃO/CUSTOMS
    09/02/12 – UNIDADE DE TRATAMENTO INTERNACIONAL – BRASIL CONFERIDO – LIBERADO PELA ALFANDEGA
    09/02/12 – CTCI RIO DE JANEIRO/GEARA – RIO DE JANEIRO/RJ ENCAMINHADO – EM TRANSITO PARA CTE VILA MARIA – SÃO PAULO/SP
    então, desde o dia 09/02/12 está sem atualização nos sites dos correios, já virei a internet de cabeça pra baixo e vi coisas diferentes, muita gente dizendo que quando fica sem movimentação, foi extraviado, e outros dizem que é normal ficar parado sem atualização, pois os correios demoram mesmo…
    será que vc poderia me dar uma LUZ para que eu possa entender melhor o que está acontecendo, tendo como base o seu entendimento em encomendas internacioanais?
    em todo caso, agradeço por me ouvir!!!
    Bjs,
    LucyMara.

    1. Clau

      16 de fevereiro de 2012 em 14:16

      Lucy,
      Ele saiu da Receita e foi encaminhado para o centro de triagem de SP. O tempo de demora de 1 semana nesse processo ainda é considerado normal.
      O que acontece é q os Correios não estão atualizando o status da maioria dos pacotes, eles marcam a entrada, transito para a Receita e depois vc só vai ter atualização novamente no dia que sai para entrega.
      Eu tive dois pacotes recentes que eles só marcaram a entrada e ida para Receita e só no dia da entrega q foram atualizar onde este estava. Nesse meio tempo não tive nenhuma outra posição.

      Se vc mora perto desse CTE Vila Maria, tenta descobrir o tel ou ir lá com o nr de rastreamento e ver se eles dão uma luz.
      Se não, o jeito é esperar mais um pouco. Na minha opinião, sua compra ainda é recente, não tem nem 30 dias e ainda está no prazo.

      Bjs e boa sorte

  39. Livia

    15 de fevereiro de 2012 em 21:07

    Oi Clau, queria uma informacao sua. Esse mes comprei muitas mercadorias(bijuterias) mas comprei de varios vendedores, todos c valores menores de US$ 50. Queria saber se existe controle sobre tudo q vc comprou em um mes, pq se tiver, estou perdida, comprei uns US$ 800 mas todas as compras abaixo deUS$ 50 nas remessas.

    Obrigada,

    1. Clau

      16 de fevereiro de 2012 em 08:14

      Nao existe este controle ainda. O que chega é selecionado (ou não) por amostragem = na sorte.
      Alguns pacotes o pessoal da Receita já sabe de onde é e eles já taxam de cara.

      Bjs

  40. diego

    25 de janeiro de 2012 em 11:19

    Liliana, como funciona seu negócio?

    Qual seu email para entrar em contato ?

    abs.

  41. Viviane Olímp

    22 de janeiro de 2012 em 15:10

    Fui taxada numa compra que fiz no Strawberry. Contudo, no papel digitalizada consta valor R$ 0,00 reais e manuscrito o valor da taxa a ser paga aos Correios R$ 91,80. Não faço questão de pagar a taxa – até porque a loja devolve – o que ocorre é q fiquei muito desconfiada do valor estar escrito a mão. Pior ainda, não receber de volta o valor da taxação, pois a loja pode desconfiar que mesma escrevi.

    Vocês podem me orientar, por favor

    1. Clau

      22 de janeiro de 2012 em 16:35

      Viviane,
      Os Correios sempre preenchem o valor à mão. E a Receita já sabe mais ou menos quanto custa os produtos vindos do Strawberry, por isso atribuem o valor que consideram o "de mercado".

      Abs.,

  42. Rafael

    11 de janeiro de 2012 em 20:45

    Liliana, vc pode me passar algum email para conversarmos?

  43. Amanda

    6 de janeiro de 2012 em 19:22

    Fiz algumas compras internacionais pela internet e sempre paguei somente o valor do produto mais o frete. Depois que recebi o produto, nunca fui em correio algum pagar outra taxa. Como posso fazer pra saber se devo algum imposto? Estou perdida.

    1. Clau

      9 de janeiro de 2012 em 10:59

      Amanda,
      Se chegou na sua casa direto, você não precisou pagar taxa, portanto não deve nenhum imposto.
      Quando o imposto é devido chega um comunicado na sua casa. Então você paga nos Correios e retira a mercadoria.

  44. Natália

    14 de dezembro de 2011 em 21:54

    Olá Liliana, tudo bem?
    será que você poderia me mandar um e-mail para você me ajudar com algumas dúvidas que eu tenho? hehehe, beijos, desde já grata.

  45. Ighor

    30 de novembro de 2011 em 13:42

    Olá, eu queria saber se essa taxa de 60% cobrada pela Receita Federal é dada em Reais, sendo que, 60% do produto em Dólares "multiplicada" pela cotação do Real.

    1. Clau

      30 de novembro de 2011 em 16:30

      Sim, os Correios já te dão a nota de tributação com o valor convertido em reais (produto + frete).

  46. Liliana

    9 de novembro de 2011 em 12:37

    Eu moro nos EUA, (Atlanta) e envio 2 caixas da UPS de mercadorias (maquiagem, perfumes, VS) por semana para o Brasil. Eu mando como presente. A receita federal e a causa dos atrasos, nao os correios, mas esse ano norrmalmente minhas caixas tem chegado em 2 semanas. A cada 6 ou 7 caixas 1 e tributada em torno de 150-180 reais de imposto, mas mesmo assim conpensa muito.

    um beijao e paciencia com o rastreamento

    Liliana

  47. thiago

    9 de novembro de 2011 em 09:16

    bom dia eu fiz uma compra na china e o vendedor diz que eu tenho que enviar meu numero de tarifas, mas eu não sei informar que numero é esse, por favor, você pode me o que ele quer dizer com esse numero de tarifas. grato.

    1. Clau

      9 de novembro de 2011 em 11:56

      Sinceramente, não sei, porque nunca me pediram nada por esse nome.
      Mas acredito que seja o nº do CPF, que é o que normalmente se pede

  48. pedro da silva

    22 de setembro de 2011 em 05:42

    Eu só queria saber prá onde vai o dinheiro destas taxas e que também fôsse lei a divulgação de “PRÁ ONDE FOI O DINHEIRO”, só isso, apenas isso nada mais do que isso.

  49. Bia Barrios

    10 de setembro de 2011 em 16:01

    Oi Clau, concordo com vc em quase tudo o que disse. A única coisa que eu acho meio complicado, na verdade, achava, porque agora acho que a situação já ficou mais calra pra todo mundo, é quanto ao prazo de espera "tranquila" – que pode ser até de 60 dias.

    Acredito que deva ser chato mesmo receber zilhões de emails/mensagens de meninas ansiosas com suas compras (e, se é pra vc que é consumidora tb, imagina o que não deve ser pras lojas que também não têm nada a ver com o peixe e pior, não convivem com os nossos correios "queridos") mas acho que, de certa forma, isso faz parte do ônus de ser referência nessa área pra muitas de nós.

    Eu sou, mais que blogueira (iniciante ainda!), consumidora e muito do que eu compro vem de referências que eu vejo nos blogs. O seu é um dos que mais leio, principalmente sobre compras no ebay. Foi por sua causa que conheci (e amei!) os BBcream da Missha, o Bonder da Orly, a escovinha da Olay e o cleanser de maçã da Innisfree, por exemplo.

    E eu entendo que, justamente por vcs, blogueiras, comprarem com muito mais frequência do que nós, consumidoras, acabam sentindo as mudanças que ocorrem muito mais rápido do que nós, que compramos ocasionalmente. E acho que é por isso que se tornam nosso "porto seguro" quando acontecem coisas diferentes com as nossas comprinhas. Por exemplo a recente mega-demora na entrega dos Correios, sem motivo aparente. Se uma menina fez uma compra em abril e outra em junho, por exemplo, e tudo chegou relativamente rápido, a referência dela é essa. Se ela compra agora, de novo, e demora horrores, e ela não vê nenhum comentário sobre isso nos blogs/noticiário, ela fica sem referência sobre o acontecido – se eh geral ou se foi só com ela, por exemplo.

    E aí, das duas uma: ou ela entra em contato com a loja (o que pode queimar o filme não só dela mas de todas as compradoras brazucas com essa loja, visto que o problema não está lá e a loja nem tem ideia do que os nossos correios fazem) ou tenta ver se isso tem acontecido com mais alguém que ela conhece, ainda que virtualmente: as blogueiras!

    Se é geral, ela relaxa. Se foi só com ela, já se prepara pra considerar perdida a compra ou receber o temido telegrama.

    De qualquer forma, ainda acho a solução de perguntar pra alguma blogueira que ela acompanhe muito menos ruim do que falar com a loja. Talvez, fica como sugestão pra desafogar sua caixa de entrada rs, seria interessante vcs divulgarem, periodicamente, alguma mudança que tenham percebido nos prazos de entrega, demora, extravios etc. do mesmo jeito que já falam sobre lojas que deixaram de entregar por aqui.

    Assim, acredito que as meninas que compram mais esporadicamente já teriam mais ideia de como anda a coisa – por exemplo, já sabemos a saga de comprar no fim do ano e a sobretaza do Morangão por causa de vcs e ficariam mais tranquilas também…

    Agora, o que é o fim da picada é exigir reembolso da loja, principalmente se não for o Morangão (esse até vai, pq eles divulgam isso e já cobram a mais de todas nós por causa da "cortesia", que acaba nem sendo mais cortesia! Aí, sim, menina que faz isso não merece mais comprar nada, pq queima todas as outras!!!

    Ufa, que comment gigante!!! Desculpe se falei alguma coisa que não agradou, mas quis dar uma outra visão pro caso, a das compradoras esporádicas (oi!).

    Adoro o seu blog (meu cartão é que não gosta muito, rs)

    bjinhos!!!!

    1. Clau

      10 de setembro de 2011 em 16:14

      Bia, seu comentário foi super legal e me deu uma perspectiva sobre isso q eu ainda ñ tinha visto.
      Escrevi esse post em 2009 (acho) e desde então já fiz alterações nele umas duas vezes.
      Algumas da observações que deixei aqui foram até uma maneira de deixar uma resposta para muita gente que tem dúvidas ou está ansiosa, mais que me excluir das dúvidas que recebo. E porque desde o Orkut via essas mesmas reclamações e até protestos contra as lojas.

      Sabe q eu penso em fazer o "cantinho do alivio de ansiedade das compras internacionais?" Um post para a gente se aliviar da ansiedade da espera.
      (sério)
      Tinha algo parecido na comunidade do ebay e era quase uma terapia em grupo…rs
      Seu comentário só veio pra mostrar que um post desses pode dar certo. Isso já aconteceu naturalmente com o post ASOS/Skynet, que já virou quase um fórum, onde o pessoal já conversa entre si, trocando experiências sobre suas compras, prazos…

      Bjs
      P.S. Eu adoro quando vocês comentam, ainda mais qdo comentam muito (como é o seu caso)

      1. Bia Barrios

        10 de setembro de 2011 em 16:32

        Oi Clau, que bom que vc gostou!!!

        Assim vc me anima pra comentar mais vezes… 🙂

        Pena que saiu com uns errinhos de digitação (a perfeccionista, rs)… mas eu tomo mais cuidado nas próximas.

        Quanto ao "cantinho de alívio", pode ter certeza de que será muito benvindo… ainda mais com a situação atual dos correios por aqui, né? Eu tenho uma planilha de compras internacionais no Excel e, quando eu atualizo, ela já me dá os prazos que eu recebi cada coisa… é uma boa forma de alívio e comparação, mas, como eu compro relativamente pouco, não tenho muito com o que comparar.

        Em tempo: todas as minhas encomendas pendentes chegaram (a da Beauty Bay foi a última, e chegou na 5.f) e posso dizer que, depois que vc me disse naquele outro post que as suas encomendas também tavam demorando, eu fiquei MUITO mais tranquila, relaxei e… elas começaram a chegar!!! ahahaha, louco isso…

        bjinhos e bom findi!!!

        1. Clau

          10 de setembro de 2011 em 20:06

          E a minha ultima, mais de 2 meses, nada ainda…

  50. Maria Clara

    10 de setembro de 2011 em 09:26

    Isto não é verdade, uma vez que empresas sérias de courrier, como FEDEX e DHL, aceitam o pagamento em espécie no momento da entrega.

    Esta política da Skynet é completamente equivocada, e me incomoda muito a força-tarefa de blogueiras defendendo este absurdo.

    1. Clau

      10 de setembro de 2011 em 09:45

      Bem, eu ñ preciso defender até porque acho mal explicada essa forma de envio deles, ora enviando pelo Correio ora pela Skynet, sem definir isso explicitamente no ato da compra.
      Por sinal, parei de comprar na ASOS por causa disso.

  51. Thais

    9 de setembro de 2011 em 20:55

    Concordo com o q vcs disseram, se houvesse investimento REAL na industria da beleza, nao mandariamos vir produtos de fora.
    Tem muita marca de beleza tentando investir em linhas de make e etc, mas eles estao fora da realidade, é coisa de querer cobrar mais de 30 reais por exemplo numa sombra sò, gente MAC e UD custa no maximo uns 17 dolares…fazendo conversao pro real, nao tem nem comparaçao entre preço das nacionais e qualidade versos as de fora.
    Eu tb compro sem peso na consciencia de fora.
    Cade as nossas MAC, UD, Benefit, Lancome, Dior brasileiras?
    Nao tem né!
    Desculpe-me quem gosta, mas sinceramente Avon, Boticario, Natura e derivados, elas nao atendem as minhas expectativas em relaçao a essas marcas internacionais, e msm assim elas conseguem vender certos produtos mais caros ainda que as marcas conceituadas….por essas e outras q me da desgosto da nossa politica hipocrita brasileira.
    Dsd qdo simplesmente aumentar imposto sobre produtos importados é proteger a industria nacional? So isso nao muda a conjuntura.
    Infelizmente nossos politicos nao governam para o povo e nao exprimem a vontade do povo.

  52. Marisa

    8 de setembro de 2011 em 16:15

    Uma vez resolvi comprar uma calça no Net-A-Porter e acabou saindo o dobro do valor no site. Eles mandam via UPS e chegou em três dias! No dia seguinte a compra eles mandaram um email me perguntando se eu tinha certeza que iria querer efetuar a compra e se concordava com o pagamento do imposto. Eu aceitei e dois dias depois tinha um funcionário da UPS na porta da minha casa me cobrando o valor pra entregar a encomenda! Mesmo assim compensou! Além de chegar ultra bem embalado!

    Tenho muitas experiências em compras internacionais e até hoje só três não chegaram! Por coincidência, duas são do Beauty Bay (desde janeiro) e uma do Feel Unique (desde maio). Tenho certeza que a culpa é do nosso Correio desonesto!! Mesmo assim, não desisto!

    Beijos!!

  53. Rani

    8 de setembro de 2011 em 15:54

    Oi Clau!! Já havia lido antes esse post, e eu felizmente só tive problemas com taxas 2 vezes. Infelizmente o governo não ajuda em nada a indústria brasileira e quando tentamos comprar algo com um valor mais em conta somos taxados em algumas vezes o valor da taxação excede o valor do produto em si. Se houvesse mais investimento nas indústrias brasileiras e menos impostos, muitas pessoas não recorreriam a comprar esses produto fora do Brasil. Infelizmente não creio que isso irá mudar. =/

  54. Nina

    7 de setembro de 2011 em 18:38

    Olha só… eu até aceitava o fato de ter que pagar os tais 60% de importação + ICMS, só que a primeira vez que fui taxada, depois de 5 ou 6 compras seguidas, fui justamente cobrada de cara pela empresa que faz o transporte da ASOS, a tão comentada Skynet. E ela não só me cobrou adiantadamente os 60% + os 17% de ICMS do meu estado. Ela ainda meteu uma taxa de liberação que eu não achei nada legal, e ainda conseguiu fazer uma conta estrambólica que o valor do imposto conseguiu alcançar o valor da própria compra. Oi? Perguntei a minha irmã e ela ACHA que o ICMS incide sobre ele mesmo, por isso o valor tão alto. Ou seja, você calcula a compra com o II, depois calcula o ICMS em cima desse resultado, e depois calcula novamente o ICMS em cima desse novo resultado. Não sei se é exatamente assim, pois já consegui dar um nó na minha cabeça só de tentar explicar. Só sei que o valor do imposto foi praticamente igual ao valor da mercadoria, com apenas 1 real a menos. Vê que pepino!! Alguém sabe informar se funciona realmente assim??

    1. Clau

      7 de setembro de 2011 em 19:55

      O procedimento é esse mesmo.
      Ainda mais porque a Skynet é uma empresa de Courrier e quando se compra com esta forma de envio as chances de taxação são de praticamente 100%, já que como são legalizadas, para funcionar no Brasil estas empresas tem que recolher obrigatoriamente o tributo de importação.

      É o que digo na postagem, quando se pede em lojas no exterior, se assume o risco da taxação. Então, antes de comprar tem que fazer as contas direitinho e ver se compensa.
      A culpa não é da loja, mas da política de importação do nosso país.

      Dê uma lida nesse post e especialmente nos comentários, que explicam muita coisa sobre isso: http://dazzleblog.com.br/2011/05/11/asos-problema

      1. Nina

        8 de setembro de 2011 em 07:01

        Oi, Clau! Eu estava preparada pra pagar os tributos sim… meu susto foi saber que vou ter que pagar 100% de tributos, e não os 77% que eu havia previsto. 🙁 O cálculo que eu estava fazendo era tão ingênuo perto do cálculo real, hehehe…
        A encomenda ainda está em Londres. Nem sei se isso é legal, visto que, para ser taxada, a encomenda tem que chegar no país. Mas eu entendo a política deles… muito brasileiro dando calote por aí, eu acho. Eu poderia até mandar devolver e pedir o reembolso da compra, mas vou aceitar e pagar esses malditos tributos mesmo. Vai me servir de experiência.
        Obrigada pela dica do link! 🙂

        1. Clau

          8 de setembro de 2011 em 08:36

          O problema nesse caso ñ é p/ garantir o pgto do tributo, mas q o governo só autoriza a entrada no país via courrier se a taxa for paga antes. E o q encarece além dos 77% é a tal taxa de desembaraço alfandegário q é exigido dessas empresas.
          Td por causa dessa nossa política maravilhosa q tenta a todo custo barrar as importações para favorecer o mercado nacional.
          Se o mercado nacional ainda tentasse investir nesses segmentos q importamos, mas qdo investem ainda querem cobrar o preço q os importados custam aqui.
          É por essas q mando vir coisas de fora sem culpa.

          Bjs

  55. Larissa

    4 de setembro de 2011 em 23:08

    E o mais absurdo de pagar tudo isso de taxa é q vc corre o risco enorme das suas compras chegarem danificadas e tudo mais …

  56. Lucio

    10 de agosto de 2011 em 11:41

    Concordaria em pagar o imposto, se aqui existisse produto similiar em qualidade e preço?

    1. Clau

      10 de agosto de 2011 em 11:53

      Se existisse similar em qualidade e preço não teria necessidade de mandar vir de fora. O problema é que no segmento de beleza isso raramente acontece. Ou melhor, agora que está começando a acontecer.

      Já paguei imposto para comprar produtos que estão disponíveis em lojas daqui. Inclusive paguei o ICMS vigente no estado que morava (que acresce de + 28%). Ainda assim, importar ainda via Correios, pagando o imposto, sai mais barato que os preços que as lojas praticam no Brasil. Especialmente no segmento de cosmética.

      Concordo que a política no Brasil é errada, porque o objetivo do aumento de imposto de importação é estimular o consumo de produtos produzidos aqui, mas na área de atuação do blog (beleza) as marcas nacionais agora que estão começando a trabalhar a questão do custo-benefício. E o pior: as que estão investindo em qualidade estão "jogando os preços lá em cima", baseados no que custam os importados à venda aqui. Ou seja, o que o governo faz ainda estimula que os preços dos produtos nacionais sejam mais altos que deveriam.

      Por essas e outras que mando vir de fora, pagando ou não imposto.

  57. Lucio

    10 de agosto de 2011 em 11:39

    Pessoal vamos nos organizar, clamar o pessoal pela internet, todos nós que somos lesados pela alta taxação de impostos (60% – um absurdo!!! – parece até piada) e protestar, ir às ruas se necessário. Temos que mudar essa situação. Assim não dá. Nós fazemos parte desse País. Não podemos aceitar isso – já que a mídia, que é comprada, não nos ajuda, temos que ir pra cima!!!

  58. Johnny

    6 de agosto de 2011 em 14:41

    Gostei de seu blog, concordo também que temos que pagar as taxas se foram cobradas.

    Só que fiz uma compra no site iph5.com, e eles não enviaram os produtos e quando mando emails eles não respondem, você sabe de alguém que comprou neste site? não sei o que fazer visto que tive que depostar na conta deles. Agradeço sua respostas desde já.

    1. Clau

      6 de agosto de 2011 em 15:23

      Johnny,

      Não conheço esse site. Infelizmente não tenho como lhe orientar. Só faço minhas compras e pago via Paypal, justamente para ter a segurança de poder tentar pedir o reembolso caso este tipo de coisa ocorra.

  59. Edu

    5 de agosto de 2011 em 14:41

    Olá Clau, me diga uma coisa, se eu comprar 10 itens de U$ 50,00 (já com o frete incluso) separadamente, um por dia, eu corro o risco de ser taxado pela receita???

    1. Clau

      5 de agosto de 2011 em 14:45

      Corre, sim. Qualquer compra corre o risco de ser taxada. Mesmo que um monte de gente diga que pacotes enviados entre pessoas físicas, até U$ 50 não podem ser taxados, se a Receita Federal decidir que aquele pacote configura compra e venda, pode ser taxado.
      Só pacotes de até U$ 50 que não configurem compra e venda. Mesmo assim, em caso de taxação e recurso dessa taxa, você teria que provar que não se trata de compra e venda, mas de um presente de alguém. Já soube de casos reais de gente que recebeu presentes e foi taxado. Não adiantou bilhete da irmã/prima, etc. A Receita taxou do mesmo jeito e não aceitou a justificativa do recurso.

      Abs

  60. ana

    8 de julho de 2011 em 16:16

    Pagando a taxa de exportação ainda o produto estando no pais de origem corro o risco de ser taxada ao chegar no Brasil? Eles explicam que são taxas cobradas pelo próprio pais 'brasil' de 80% do produto mas quando chegar aqui terei que pagar de novo?

    quando comprei da 'office. uk' pageui o frete e quando chegou aqui tive que pagar de novo..

    Obrigada pelas dicas

  61. Andrea Avilla de Alm

    9 de junho de 2011 em 08:13

    Bom dia! Tenho comprado muitas embalagens de lembrancinhas no Ebay, e nunca aconteceu de eu ser taxada talvez por eu comprar todos os dias um pouquinho. A minha dúvida é: Existe uma forma da receita saber que compro mais de US$ 200 por mês em compras diluídas? Existe um valor máximo mensal que se pode comprar no exterior? Obrigada.

    1. Clau

      9 de junho de 2011 em 08:28

      Não sei. Aparentemente, não existe um valor mensal já que não existe muito um controle sobre o que cada um compra e porque, teoricamente tudo deveria ser taxado.
      Na dúvida, prefiro não abusar.

  62. FERNANDA FREITAS

    1 de junho de 2011 em 21:04

    ESNTOU COMPRANDO DOS EUA PELA SEGUNDA VEZ E PAGAREI AS TAXAS, QUERIA SABER SE TEM LIMITE POR MES PARA FAZER COMPRAS, E SE ELES LIMITAO QNTS CAIXAS QUEGAO EM MINHA CASA. TEM LIMITE?

  63. Marcelo

    20 de maio de 2011 em 15:42

    Fiz recente uma compra no DealExtreme, o, recebi em casa sem taxas e nada apesar de ter dado $15,00 no dia pela cotação do dollar deu R$23,00 reais.

  64. Lyebert

    19 de maio de 2011 em 19:54

    Os sites de origem internacional, as compras podem ser parceladas via cartão de crédito? Estou querendo um aperelho celular U$ 350. E que taxas devo pagar?

    1. Clau

      20 de maio de 2011 em 06:52

      Não existe essa opção de parcelamento no exterior. É a mesma coisa que acontece quando você viaja e compra algo lá fora.
      As taxas (quando ocorrem) – 60% do valor da compra + frete e, dependendo do estado que você more, + 20% de ICMS (ou ISS). Mas isso depende do método de envio usado pela loja que você irá comprar. Se for via Courrier (UPS, DHL) e afins, ainda existe a taxa de desembaraço alfandegário, que não sei de quanto é.
      Sugiro que, ao fazer uma compra deste valor, que peça seguro embutido no valor envio, porque os Correios estão muito pouco seguros.

  65. vera

    15 de maio de 2011 em 19:17

    Agradeço o retorno.

    Fiz contato com a Allposters, que embora tenha o ".com.br" é sim derivado da "allposters.com" – americana. Eles já mencionaram que deverei pagar impostos de acordo com as normas da Receita Federal no momento da entrega da encomenda. Só não sei como é feito esse pagamento: eu tenho que estar presente no dia da entrega? e se não estiver? Eu tenho que ir até uma loja dos Correios? Minha dúvida, então, é como se faz esse pagamento. O próprio correio recebe? E que tipo de comprovante me é entregue?

    Vocês têm como me ajudar?

    Mais uma vez, obrigada

    1. Clau

      15 de maio de 2011 em 19:59

      Eles enviam por courrier (UPS ou Fedex). Se você cadastrou um nº de telefone, eles devem entrar em contato avisando que seu pacote chegou e o valor da taxa.
      Ou então deixar um aviso em forma de notificação pedindo para entrar em contato com eles.
      O valor, por ser de Courrier eu não sei precisar, porque essas empresas cobram uma "taxa de desembaraço alfandegário" que nunca fica muito bem especificada.

      Eu evito comprar quando o tipo de envio é esse, porque normalmente o preço da taxa é tão alto que não compensa.

  66. vera

    15 de maio de 2011 em 16:05

    Olá!

    Fiz a compra de um poster (pela "allposters.com.br") e fui informada sobre a taxa a ser paga na entrega. Como é a minha primeira compra em site internacional, não sei como ocorre essa operação – de como é feito o pagamento e de quanto é. O valor do objeto é muito pequeno (R$11,00) e a taxa de envio foi também de R$11,00. Você pode me dar alguma explicação sobre isto?

    Obrigada

    1. Clau

      15 de maio de 2011 em 16:57

      Vera,
      All Posters, pelo endereço que você me passou é um site nacional. A taxa que eles estão te cobrando é de entrega, que a maioria das lojas virtuais cobra, mesmo dentro do Brasil. Isto inclui os valores gastos com manuseio, transporte e taxas postais.
      Agora porque eles cobram este valor mínimo/específico e quais as formas de pagamento, só o próprio atendimento ao cliente da empresa pode esclarecer. Deve ter algum telefone ou endereço de email no site para contato.

  67. Mariana

    30 de abril de 2011 em 18:14

    Oi Clau,

    Tenho uma dúvida. Pretendo fazer uma compra internacional e gostaria de saber como acontece o pagamento das taxas. O produto vai chegar em minha casa juntamente com a conta pra pagar no banco ou terei que retirá-lo em algum lugar mediante pagamento? Se for pra retirar em algum lugar, que lugar é esse?

    Obrigada!

    1. Clau

      1 de maio de 2011 em 10:46

      Mariana,
      Se você for taxada, chegará na sua casa uma carta timbrada dos Correios dizendo que tem uma encomenda aguardando numa agência próxima e o valor da taxa devida especificado nesta taxa. Você paga na agência dos Correios que foi designada na carta que recebeu. O pagamento só pode ser efetuado em dinheiro.
      Só depois de pagar a taxa é que você retira o produto, na mesma hora que fez o pagamento.

      Se o produto chegar direto na sua casa, você não foi taxada.

      Bjs

  68. Leo

    11 de abril de 2011 em 11:26

    Olá!

    Primeiramente, parabéns pelo post, me ajudou bastante. Vou fazer minha primeira compra internacional pelo site da Vans (http://www.vans.com/). Como faço para receber esse tal código de rastreamento? Automaticamente eles me enviarão esse código?

    Obrigado, abraço…

    1. Clau

      14 de abril de 2011 em 10:45

      Leo,
      Não são todas as compras que tem codigo que está disponível para rastreamento aqui no Brasil. Algumas empresas mandam o nº de rastreamento por email quando avisam que o produto foi enviado.
      Você tem que entrar em contato com o Customer Service do site que você comprou e saber se eles fornecem o nº.

      Abs.,

  69. Sidnei

    2 de abril de 2011 em 18:45

    Olá Clau,

    fiz umas compras no ebay e já fazem 50 dias sei que ainda está no prazo, mas tenho algumas dúvidas, por exemplo: como a loja não me passou o código de rastreamento não consigo saber onde está o produto, tem como saber de outra forma se está na receita ou nos correios? caso esteja em um destes lugares tem como intervir, soube de casos que o produto fica parado por não ter nota fiscal ou qualquer outro problema.

    Abraço.

    1. Clau

      2 de abril de 2011 em 18:57

      Não tem como saber, já que não tem rastreamento. Mesmo se tivesse rastreamento, não há como intervir.
      Quando se compra no ebay, num país com sistema de Correios como o nosso, corre-se o risco.

      Abs

  70. jane

    7 de janeiro de 2011 em 14:42

    OI, eu sou super sua fã, moro aqui no DF amo fazer compras pela net, sei que demora, assim como pode ocorrer problemas de entrega aqui imagine quando vem de fora, antes de fazer aquela mega compra eu pesquiso o saite vejo se e seguro se vai me oferecer vantagens e a minha primeira compra e sempre um teste pra depois poder ter segurança.Você sabe me dizer a partir de qual valor se e taxado?

    1. Clau

      10 de janeiro de 2011 em 17:41

      Como disse na matéria, em tese toda encomenda deveria ser taxada. É a lei.
      A tal da isenção de até U$ 50 só se enquadra no caso de encomendas enviadas entre pessoas físicas. Não adianta pedir ao responsável da loja/vendedor do ebay para colocar como gift, que o pessoal da RF já conhece quando se enquadra numa venda.

      Bjs e obrigada pelo elogio

  71. Rose

    7 de janeiro de 2011 em 11:38

    Oi Clau, concordo com tudo que você disse, eu até queria receber um aviso pra pagar as taxas, mas acho que minha compra na Fabuloustreet foi perdida mesmo, já são dois meses de espera e nada. Estou conformada porque já tinha a consciência de que isso poderia acontecer, mas estou triste porque os meus lindinhos não chegaram. Mesmo assim, vou tentar entrar em contato com os Correios e ver se me dão alguma luz. Talvez comprar aqui no Brasil mesmo. Beijo

    1. Clau

      10 de janeiro de 2011 em 17:49

      Rose,
      Eu acho que os Correios pouco ajudarão. Uma leitora recebeu sua encomenda da Fabulous com dois meses e meio. Quem sabe você não tem a mesma sorte?

      Bjs

  72. Mandy

    7 de janeiro de 2011 em 10:44

    Graça a Deus nunca fui taxada, tem q pensar antes de comprar!!!

  73. Emmanuel

    11 de dezembro de 2010 em 16:15

    Olá Clau.

    Qual o site que eu rastreio minha mercadoria com número RK174138790DE ?

    Ajuda-me

    Abraços

    1. Clau

      11 de dezembro de 2010 em 16:49

      Oi Emmanuel,
      Rastreie esta e qualquer encomenda nacional ou internacional que tenha rastreamento pelo http:/muambator.com.br

  74. Jonas

    2 de dezembro de 2010 em 17:59

    Além de todos os impostos absurdos que já pagamos todos os dias, ainda tem os impostos de importação que o governo diz ser para proteção da indústria brasileira. Quando se fala em redução de impostos ou aumento do salário mínimo sempre existe uma desculpa esfarrapada. Pior ainda é cobrar imposto de importação sobre produtos que não são produzidos aqui, peças de computador por exemplo, esse é nosso Brazilzão!

  75. Flavia

    27 de novembro de 2010 em 07:07

    Clau, acho que vale um post:

    Importação de bens pelos Correios, companhias aéreas ou empresas de courier, inclusive compras realizadas pela Internet.

    O Regime de Tributação Simplificada (RTS) aplica-se, ainda, no despacho aduaneiro de presentes recebidos do exterior.

    O RTS não se aplica à importação de bebidas alcoólicas, fumo e produtos de tabacaria.

    Tributação

    60% (sessenta por cento) sobre o valor dos bens constante da fatura comercial, acrescido dos custos de transporte e do seguro relativo ao transporte, se não tiverem sido incluídos no preço da mercadoria.

    Obs. : Quando a remessa contiver presentes, o preço será o declarado, desde que compatível com os preços praticados no mercado em relação a bens similares;

    Isenções

    Remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinqüenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas;

    fonte: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/rts.htm

    1. Clau

      27 de novembro de 2010 em 07:08

      Flávia,

      A isenção de até U$ 50 só vale se não for caracterizado ato de compra e venda. O que acontece é que a RF já sabe que mesmo enviado como gift, aquele pacote foi compra e venda.

      Bjs

  76. Mariana

    19 de novembro de 2010 em 19:52

    Oi, Clau! Acabei de descobrir seu blog (e amei) exatamente porque estava pesquisando sobre essa taxa ridícula cobrada pela RF, que tive que desembolsar essa semana. Mas a minha dúvida é sobre as conversões feitas pelo Morangão… vi algumas pessoas aqui comentando, mas não entendi muito bem..

    é como se um produto que custa 100 dólares, por exemplo, ao ser convertido para Real no site, passe a ser mais ou menos 200?!

    ou seja, mais do que os R$ 1, 73 que o dólar está valendo atualmente? Muito obrigada e parabéns pelo seu blog, com certeza está judando muita gente a entender melhor essas malditas taxas! 🙂

    1. Clau

      19 de novembro de 2010 em 20:23

      Mariana,
      O que acontece é que como muita gente daqui pede reembolso do Strawberry quando paga taxa da RF, o site usa uma conversāo especial aqui para o Brasil, como uma forma de compensar esse prejuízo.
      Infelizmente isso ocorre porque uma parte das pessoas que compra acha injusto arcar com os riscos de pagar taxa de importação, que como disse é estabelecida em lei. O "não pagar" é que é o benefício e muita gente parece que ainda não entende isso e quer se beneficiar quando encontra uma brecha.
      E quem sofre as consequencias somos todos nós.

      Bjs, seja bem vinda e volte mais vezes.

  77. deborah

    17 de novembro de 2010 em 20:07

    EXCELENTE POST!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOU RECOMENDAR A TODAS PRA LEREM… SE TODO MUNDO SOUBESSE DISSO, TUDO FICARIA MAIS FACIL =). EU NAO SOFRO DE ANSIEDADE, COMPRO E ESQUEÇO QUE COMPREI. NUNCA DEI TRABALHO A NENHUM VENDEDOR DO EBAY, SEMPRE SOU QUALIFICADA POR ELES. MAS CONHEÇO MT MENINA QUE MANDA EMAIL XINGANDO E FALANDO PALAVRAO,RECLAMANDO DE ATRASOS E TAXAS…. POVINHO IGNORANTE, NAO SABE DE NADA E QUER SAIR COMPRANDO!!! PARABENSSSS PELO POST!!

  78. Emerson Mohamed - RJ

    17 de novembro de 2010 em 18:09

    Oi Clau, primeiramente PARABÉNS pelo blog. Vc é uma simpatia, além de super educada. Já fiz mais de 15 compras internacionais e NUNCA havia sido taxado. Hj tive uma surpresa ao rastrear uma compra feita no morangão. Tá retida no Sul "em trânsito para objeto tributado". Um creme CK e e um perfume da Celine Dion ( no valor total de 64.99 reais ). Será cobrado uma taxa de 60% em cima deste valor, certo ???????????? já q o frete é inserido no contexto rs ( eles dizem ser gratuito ) .Eu tô tranquilo em relação a essa compra…

    Tô com medo mesmo de uma compra q fiz semana passada ( 5 perfumes de uma vez ) o site tá todo em promoção. valor total – 237 reais. Eu esqueci q no final do ano é mais complicado ( eles apertam o cerco )

    Enfim… Um abraço p vc e Parabéns mais uma vez. Aguardo sua resposta. Bjos

    Emerson Mohamed – Rio de Janeiro

    1. Clau

      18 de novembro de 2010 em 07:25

      Se você mora no RJ é 60% do valor em dólar, não sepaga os 28% de imposto aí. A RF faz a conversão em dolar por uma cotação de lá – sempre justa – e daí converte para Real.
      Compras grandes assim são um grande risco, mas no RJ pode ser que passem mais facilmente.

      Boa sorte.

  79. faby

    17 de novembro de 2010 em 12:21

    Olá concordei com tudo que vc mencionou, já anjoei de postar isso na comunidade q modero no orkut e outras tantas, O POVO NÃO LÊ, e agora fim de ano começam os marinheiros de 1a viagem encher o saco comprar sabendo q não chegará a tempo, fiz 18 compras durante o ano, vieram certinho sem taxas, mas ja vi idiotas, pq não conheço outro nome p um ser desses, gastar + de 500 reais no morango pagar taxa de 600 e querer ser reembolsado, ta na cara q esse valor chamará a atenção da alfandega, mas o povo não aprende e quem são os prejudicados??? Nós como sempre, bjusss

    OBS: modero a Lojas Internacionais no orkut, quem quiser entrar, serão bem vindos.

    1. Clau

      17 de novembro de 2010 em 12:43

      Não tenho paciência com gente que não lê. Aliás, acho que é o grande mal dos brasileiros ultimamente: preguiça de ler.
      Isso e achar que temos que esmiuçar tudo tintim por tintim.
      Aprendi muito LENDO os tópicos das comunidades no Orkut. Nunca perturbei ninguém com perguntas, ainda mais se tinham a ver única e exclusivamente com a minha ansiedade em receber o item.
      Lia atentamente os comentários sobre as lojas e só intervim quando minha dúvida não estava lá.

      Uma amiga minha blogueira recentemente fez uma matéria enorme de como comprar em uma determinada loja, tudo super explicadinho. Mesmo assim teve gente perguntando o que ela havia exposto da matéria. Não dá vontade de gritar?!

      Bjs

      1. faby

        18 de novembro de 2010 em 07:16

        Verdade, eu tb, comprei aos poucos e compro ainda, peço p meus fornecedores me mandarem como gift, baixar os valores,a chamos mais de 100 lojas já, compro indico, mando email, tiro duvidas, aviso o vendedor quando chega, eles são excelentes, maravilhosos, o Morango aumentou os valores para cobrir tx acho ate legal, fazem essa cortesia, essa gentileza, mas não é caridade, e do ebay q eles extornam o pagamento não avisam o vendedor, a mercadoria chega e não pagam mais, odeio, odeio quem faz isso, não comprem s enão confiam! Eu espro até enjoar a mercadoria smepre chega kkkk com muita reza tb claro hahaahahah adorooo, ano q vem to me jogando pq esse ano encerrei minhas compras em out e ja vieram todas, bjussss

  80. Emmanuel

    12 de novembro de 2010 em 08:07

    Clau. Desculpa. Eu colei errado a mensagem do STATUS do rastreamento. o verdadeiro STATUS é esse.

    11/11/2010 07:56

    CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado

    Em trânsito para OBJETO TRIBUTADO – EMISSÃO NTS/XX

    Aqui sim tenho certeza que será tributado.

    Andei acompanhando alguns rastreamento do pessoal no internet e percebi que depois desse STATUS as pessoas levaram de 03 a 05 dias no máximo para receber as mercadorias.

    Bem agora só resta esperar e apelar para não pagar muito imposto.

    Clau? É verdade que a taxa cobrada é de 60% podendo chegar a 86% do valor da mercadoria?

    Abração

    Emmanuel

    1. Clau

      12 de novembro de 2010 em 12:24

      Ah sim. Mas vc nāo recebe a mercadoria, e sim uma Nota de Tributação e retira em uma agência dos Correios.
      Quanto à taxa, é de 60% a relativa ao imposto. Os outros 20 e poucos % depende se seu estado recolhe o imposto. Isso eu ñ sei te responder. Confirme essa informação com alguém da sua cidade q já foi taxado.

  81. Emmanuel

    11 de novembro de 2010 em 11:32

    Oi Clau. É uma pergunta óbvia. Esse STATUS quer dizer que será Tributado. Não é isso? Mas a minha pergunta é: Demora quanto tempo para eles resolverem o tributo? Quantos dias? você tem essa noção? já que és experiente em compras internacionais.

    11/11/2010 07:56 CTCI SAO PAULO (GEEXP) – SAO PAULO/SP Encaminhado

    Abraços

    Emmanuel

    1. Clau

      11 de novembro de 2010 em 11:49

      Emmanuel,
      Não quer dizer necessariamente que ele foi tirbutado. Esse status quer dizer que ele foi encaminhado para a RF. Mesmo os itens não tributados na maioria das vezes passam pela RF, que trabalha por amostragem – uns pacotes passam batido outros são analisados.
      Você só saberá se foi tributado quando for encaminhado para os correios.
      Se for encaminhado para CDD alguma coisa é porque passou sem tributos, se for para AC, é porque foi tributado.
      Mas antes disso que te descrevi ainda tem duas etapas: saída do CTCI SAO PAULO (GEEXP) e um outro encaminhamento dentro dos correios, para daí seguir o destino que vai lhe dar a dica se foi tributado ou não (CDD ou AC).

      O tempo para tributação só a RF sabe. Ainda mais nessa época do ano…
      Abraços

  82. Emmanuel

    4 de novembro de 2010 em 19:04

    Oi Clau.

    Queria que você tirasse uma dúvida minha. Afinal, você é bem experiente em compras internacionais.

    A minha encomenda diz o seguinte:

    2010-10-08 17:20:00 HONGQIAO Posting

    2010-10-08 19:10:00 HONGQIAO Despatch from Sorting Center

    2010-10-09 00:19:56 SHANGHAI Arrival at Sorting Center

    2010-10-09 04:26:33 SHANGHAI Despatch from Sorting Center

    2010-10-13 23:02:00 FEDERATIVE REPUBLIC OF BRAZIL SAO PAULO Arrival at Sorting Center

    2010-10-13 23:10:00 FEDERATIVE REPUBLIC OF BRAZIL SAO PAULO Handed over to Customs

    2010-10-25 09:22:00 FEDERATIVE REPUBLIC OF BRAZIL SAO PAULO Handed over to Customs

    Clau a dúvida é a seguinte: Observe que aparece a msg HANDED OVER TO CUSTOMS 02 VEZES é verdade que não receberei mais essa mercadoria?

    1. Clau

      4 de novembro de 2010 em 20:10

      Em tese foi para a Receita. Essa duplicidade pode ser erro no site dos Correios. Eles estāo cometendo muito esse tipo de erro, informação desencontrada.
      Para rastrear em portugues, sugiro o site Muambator.
      Ainda nāo dá para dizer se foi taxado, se irá retornar.

      1. Emmanuel

        5 de novembro de 2010 em 04:07

        OK Clau. Valew. Abraços

  83. Di Carvalho

    7 de outubro de 2010 em 20:58

    Bem esclarecedor seu post, parabens. Ainda não fiz nenhuma compra "fora" estou 1º a pesquisar pra evitar transtornos futuros. Estou querendo comprar 1 de 2 perfumes..um custa R$:111,37 e o outro R$:125,56(preços no fragrancex)..Ambos de 125ml, quanto que na sack's o de 75ml tá custando R$-249,90 e pelo que já vi em pesquisar anteriores o de 125ml aqui vai pruma media de R$-390,00.Então, mesmo com os 60% de impostos e até algo mais acredito que seja viável. Dai queria 2 dicas suas..1ª- Você achar mais 'viável" pagar direto com cartão(no proprio site) ou melhor e mais seguro fazer cadastro no pay palm e pagar por ele(que pelo que li e entendi , pode haver algumas taxas devido ao "câmbio")? 2ª- Sua opinião sobre o fragrancex e fragracenet. Obg desde já e boa sorte com o blog.

    PS: Caso tenha algo à me sugerir aceitarei a sugestão.

    1. Clau

      11 de outubro de 2010 em 09:36

      Di Carvalho,
      Desculpa pela demora em responder.

      Acho mais viável pagar via paypal, até por ser um método mais seguro. Pagando por Paypal as chances de um aborrecimento com seu cartão (clonagem, etc) são nulas. Além disto, em algumas compras você tem o "buyer protection" – uma espécie de seguro caso seu produto se extravie ou chegue com defeito.
      (Neste caso tem que ver se a política da loja cobre o buyer protection).
      O câmbio do Paypal é justo, quando acima do oficial é pouca coisa. Costuma ser até mais baixo que o dos cartões de crédito.
      Mas você tem a opção dentro do próprio site de pedir para que o valor não seja convertido em cada compra (conversion options)

      Eu já comprei pelo Fragrance X e minha única reclamação é em relação à demora. Meu produto levou mais de 2 meses para chegar. Veio sem taxas, mas demorou demais.
      Pelo Fragrance Net nunca comprei, mas o pessoal das comunidades sobre perfumes no Orkut costuma comprar muito.

      Sugiro consultar a comunidade "Apaixonados por Perfumes" no Orkut e ler as opiniões e experiências deles sobre estas duas lojas virtuais. Eles entendem muito do assunto.

      Abraços

  84. Simone

    22 de setembro de 2010 em 11:03

    Clau, li a matéria, mas como é a primeira vez que pretendo fazer um pedido pela Strawberry não sei exatamente o que terei que pagar. Por exemplo: um perfume que está por R$108,00 + taxa de 10% (Serviço Courier) = R$118,80 . Terei que pagar ainda mais 60% para retirar a mercadoria e então pagarei no total R$190,08, é isso?

    1. Clau

      22 de setembro de 2010 em 11:29

      Não, Simone. Vc pagará os R$ 118 no ato da compra e SE FOR TAXADA, pagará os 60% nos Correios.
      Porque ainda existe a hipótese de a sua encomenda passar desapercebida pela fiscalização.
      Bjs

  85. Daniela Gelman

    7 de agosto de 2010 em 23:26

    Olá Meninas
    Iniciei recentemente as "compras no Exterior", rsrs. Até agora só comprei pelo Morangão, mas fui cabeçudíssima. Na primeira vez fiz um pedido megamasterblaster…paguei liiiiinda a Tributação. Na segunda vez dei azar e fui tarifada, mas perdi o prazo para requerer junto ao Morangão o reembolso (cabeçuda de novo – não pedi reembolso de nenhuma das duas notas, rsrs). Na terceira assumi o risco pq o perfume que eu queria custava mais de U$ 50 e FUI tributada novamente.
    Agora, quero comprar do ebay, mas não sabia que a tributação é sobre produto + frete. Isso é um absurdo. O frete não tem nada a ver com isso. Enfim…
    Também não gostei do Morangão cobrar taxa de câmbio "à moda…". O valor do dólar é X… então é X.
    Outro dia fiz uma simulação de um perfume no Morangão e aqui no Brasil. Somados perfume+tarifa EDP/EDT+60% imposto Brasil = x, enauqnto a mesma fragrância e tamanho custava x + 12% e ainda podia parcelar em 10 vezes sem juros no cartão. Neste caso, compensou comprar por aqui mesmo ainda parcelar e receber o produto em 3 dias úteis.
    Adorei o blog
    Daniela Gelman

    1. Clau

      8 de agosto de 2010 em 11:18

      Daniela,
      O "câmbio" diferenciado foi o meio que o strawberry encontrou de amenizar os prejuízos que tem com os pedidos de reembolso de taxa pelos brasileiros.
      Fiz uma matéria falando sobre isso – acho q o título é "sobre compras no exterior e taxas"
      Bjs e apareça sempre por aqui

  86. Flavia

    31 de maio de 2010 em 05:18

    Olá!

    Gostaria de saber a sua opinião sobre o meu caso…

    Fiz uma compra no strawberry no dia 10 de Abril. Desde o dia 22 de Abril consta no site dos correios como "conferido", mas até agora não tenho nenhuma notícia. Não chegou nada na minha casa, nem o produto nem o comunicado da taxa.

    Já vai fazer 2 meses que realizei a compra. Devo ficar preocupada?

    Abraço!

    1. Clau

      31 de maio de 2010 em 07:11

      Eu acho que você deveria pelo menos ligar para os Correios e ver se eles dão um esclarecimento. O serviço de rastreamento deles anda sofrível. De repente está parado na Receita e não apareceu para no site ainda.

      Bjs

  87. Paulo

    22 de maio de 2010 em 23:19

    Oie. peço uma informação. Gostaria de saber se as taxas de imposto de importação pagas no recebimento do produto comprado no exterior são calculadas sobre o preço em dolar do produto ou em valor de real brasileiro. Ex: num produto de $3000 eu pagaria 1800 dolares ou pagaria o valor dele convertido?

    1. Clau

      23 de maio de 2010 em 09:22

      O imposto é pago sobre o valor da compra + frete, em dólar e convertido pela Receita Federal no momento que pega o pacote para tributação.

      Se você achar que o valor da conversão imposto pela RF está alto, pode recorrer deste valor antes de pegar o pacote.
      Você vai aos Correios, como se fosse pagar a NTS (nota de tributação) e diz que quer revisão do valor. Eles te darão um formulário, você preenche e aguarda novo comunicado da Receita, que pode ser ou não em valor menor. Depende da cotação que eles usam como referência.

      Só sugiro pedir revisão se o valor tributado for muito acima do previsto.

  88. ana

    19 de maio de 2010 em 14:17

    sou nova no blog mas gostaria de fazer algumas considerações.

    quanto ao prazo de entrega:

    concordo em gênero, número e grau no que tange que a compra em sites internacionais é um risco!! já vi muita menina falando besteira por aí, falando que iria recorrer ao juízo com base no Código de defesa do consumidor e etc. A verdade é que se perder a encomenda, chorou. quem não assume o risco é melhor não comprar!! comigo graças a deus sempre chegou, mas já tive q esperar 8 semanas!!

    quanto ao regime aduaneiro:

    bom, nesse ponto tem um detalhe importante, compras até U$50,00 são realmente isentas (some-se a esse valor o frete), porém só quando são realizadas entre 2 PESSOAS FÍSICAS!! ou seja, comprou em loja (ex: sigma, coastal, etc) pode E DEVE ser taxada. (vide instrução normativa SRF-96/99).

    compras no ebay entretanto geralmente são realizadas entre pessoas físicas, por essa razão é mais fácil de não ser taxada se comprar por lá e se manter dentro do limite (comprar 50 sombras não rola tb)

    espero ter ajudado a todas,

    bjs

  89. macauli

    21 de abril de 2010 em 04:39

    queria saber o nome do deputado que fez essa maldita lei!

  90. Mandy

    17 de fevereiro de 2010 em 13:31

    Nossa =///

    Nunca fui taxada!

  91. 10 de fevereiro de 2010 em 05:27

    Olá!

    Estava procurando uns blogs que falassem sobre as taxas da RF e etc e achei o seu.. Mas ainda me restou uma dúvida, não sei se é idiota ou não mas lá vai.. O valor máximo de isenção é por compra ou por pessoa? (por eles pedirem cpf)

    1. Clau

      10 de fevereiro de 2010 em 07:02

      Rô, dizem que existiria isenção abaixo de U$ 50 quando o produto fosse enviado de pessoa física para pessoa física, como presente. Por pacote, não por pessoa, como quando vamos para o exterior.
      Mas a Receita já sabe o que é compra e agora é tudo na amostragem. Se o seu pacote for pego por eles, não há o que fazer.

      Já vi gente ser taxada até em produto que parente manda.

      Foi o que disse, em via de tese era para ser tudo taxado, porque produtos estrangeiros que entram no Brasil que não sejam comprados em Duty Free, tem que pagar imposto.

      Bjs

  92. Raquel

    6 de fevereiro de 2010 em 00:33

    Ola, adorei seu blog!!

    Concordo com vc plenamente. Moro nos EUA e tenho uma loja virtual que vende maquiagem, sempre sou bem sincera com as meninas que compram comigo sobre as chances de serem taxadas quando a encomenda chega ai no Brasil. Realmente nao tem nada que possamos fazer daqui, mas tudo o que posso fazer para amenisar eu faço, por exemplo colocando o valor dos produtos bem acessiveis para que mesmo que sejam taxadas, ainda sim o valor que sera pago valera a pena no final das contas. Sempre meninas, calculem quanto vcs vao pagar no final compra, com taxa e sem taxa.

    bjs 🙂

    Raquel
    .-= Raquel´s last blog ..Comparaçao entre Urban Decay Book of Shadows Alice in Wonderland & Urban Decay Book of Shadow II =-.

  93. Nayara

    31 de janeiro de 2010 em 12:14

    Agora to com medo…comprei em um site e nem li nada antes….já tem uma semana que comprei…vou esperar mais 1 mes rsr

    mas to com medo de não chegar e eu ter tomado um prejuizo de 100,00 reais!

    1. Clau

      31 de janeiro de 2010 em 12:19

      Nayara: espere pelo menos 40 dias antes de se desesperar.
      Os Correios estão muito lentos mesmo. Eu e a Renata (colaboradora aqui do blog) fizemos uma compra no Strawberry que foi despachada em 1º de janeiro e ela só entrou no sistema dos correios dia 22. E mais nenhuma notícia depois disto.
      É sentar e rezar…rs

      Bjs

  94. Andreia

    31 de janeiro de 2010 em 10:16

    Oi!! Descobri agora o seu site e estou gostando 😉

    Sou de Portugal e aqui também pagamos uma taxa absurda por encomendas vindas de países que não se encontrem na União Europeia, ou seja, taxam encomendas de EUA que é onde estão aqueles produtinhos mais baratos mesmo. E funciona igual ao Brasil, algumas encomendas passam, outras não passam e nem sempre avisam a pessoa que a encomenda está parada na alfândega… chega ao cúmulo de em vez de enviarem a encomenda de volta para a loja ou de entregarem à pessoa dizem que "perderam", que "nunca receberam nada", atenção gente: há funcionários que ficam com as nossas encomendas!!!

    Felizmente ainda há os sites de ebay europeus e como há livre trânsito nada é cobrado de taxa, mas claro há sempre extravios, o que eu sinceramente não compreendo.
    .-= Andreia´s last blog ..Andreia nº3 and Konad =-.

  95. Cleo

    29 de janeiro de 2010 em 14:43

    cheguei a seu blog por acaso, mas está PERFEITA sua postagem, acho q deviam distribuir junto com o cartão de crédito internacional… haha…

    faço compras já há quase 5 anos, mas sempre soube dessas condições, fazem parte… só uma correçãozinha a algumas meninas q disseram q as taxas de entrada no país são coisa de Brazil, não são, diversos países o fazem, curiosamente, muitos vendedores no Ebay não mandam coisas para a Itália (sim, primeiro mundo, rs) pq a alfandega é tremendamente demorada e cobra um imposto tão alto quanto o nosso… Mas uma coisa q posso dizer é q nesses anos, o respeito pelo comprador brasileiro melhorou, sim, mas sempre vai haver casos e casos… Temos q torcer só para q esses casos se mantenham longe dos nossos 'vicios'! 😉

    bjs

  96. Jis

    20 de janeiro de 2010 em 16:02

    A Ana Sk tá certa… eles estão usando uma taxa de cambio diferente. Descobri numa compra q fui fazer (dps de um tempo sem comprar) e vi q o valor em real tava diferente do q o valor em dolar convertido pela taxa de cambio. Na epoca o dolar tava +- 1,74 aqui e para eles tava como 2,1. Mandei um email e eles disseram q era para cobrir os gastos com as taxas brasileiras. Eu tb sempre fui contra esse tipo de comportamento, se eu faço uma compra no exterior devo saber de antemão todos os riscos q tou correndo. Se a pessoa não quer correr esses riscos então não compre.

    Bjs

  97. Roberta Sampaio

    20 de janeiro de 2010 em 11:18

    Achei o post muito bom!!! Que dá revolta pela taxa abusiva de impostos dá,mas na real,isso não é um problema das lojas e sim do Governo Brasileiro não é?

    Beijão

  98. Ana Sk

    30 de outubro de 2009 em 19:39

    Meninas, pelo que vi eles aumentaram os preços quando covertidos para Real. Mandei um email perguntando qual taxa de cambio eles estavam usando, porque a diferença estava muito grande. Eles responderam que tiveram que aumentar os preços para vendas em Real. Uma pena, tomara que o nosso querido Morangão volte a ser o que era!
    um beijo

  99. Emily

    28 de outubro de 2009 em 06:26

    Olá. Primeira vez em seu blog. Procurava alguma novidade do Strawberry. Fiz uma compra ontem e não mostrou cobrança de Taxa Courrier ou qulquer outro valor acima do que comprei. Inclusive apareceram dois descontos (O de fidelidade e 10% dos produtos de cabelo). Será que terei uma surpresa na fatura?! Consultei no preview do cartão e constava só o valor do produto…
    Bom, as pessoas não entendem que taxa alfandegária é coisa do Brazil. De qualquer forma, eles deveriam suspender o reembolso, não criar taxa, né? Que pena.
    Muito útil seu post. Abraços.

  100. Ana

    25 de outubro de 2009 em 16:29

    OI

    Legal o seu post. Muito informativo.
    Eu já fiz várias compras no Morangão e fui taxada sempre.
    Em todas as vezes eles me reembolsaram.
    Mas estava preparada para o caso de não reembolsarem, claro.
    Mas ainda ontem fiz uma compra na promoção de produtos para o cabelo
    e não foi cobrado nenhum frete ou seguro na fatura.
    Mas, ao fechar a fatura notei que tinha tres opções de envio, uma delas com frete grátis e outras duas com frete pago.
    Escolhi a opção frete grátis como sempre e como sempre estou preparada para ir na agencia do correio retirar e pagar… rsrsrs
    Ainda assim acho que vale a pena, porque os produtos que comprei
    aqui saem bem mais caro mesmo considerando a taxa da Receita federal.

    Bjs

    Ana

  101. Kety

    24 de outubro de 2009 em 13:15

    Concordo plenamente com tudo o que você falou no post, muita gente NÃO sabe fazer compras internacionais. Sempre faço o calculo do imposto quando vou comprar algo e geralmente mesmo com imposto vale a pena. O imposto pode ser cobrado sobre COMPRAS de qualquer valor, a isenção é somente para "GIFT", ou seja, envios de pessoa FISICA para pessoa fisica. Já aconteceu de eu ser taxada abusivamente pela RF, foi muito simples pedi a revisão ( você deve pedir o formulário no Correios, antes de retirar o produto, pois este vai novamente para a RF junto com a revisão) Anexei a cópia da fatura do CC ( Dica: antes de tirar a xeros passe fita adesiva sobre o número do seu cartão e das outras compras e valores que não interessam a RF), o recibo do Paypal e o anuncio do produto no Ebay, eles reconsideraram o valor e o imposto caiu pela metade, paguei e sai feliz com meu produtinho novo.

  102. Pri

    21 de outubro de 2009 em 08:40

    Genteee!
    Acabei de fazer uma simulação de compra no Morangão, no valor de R$ 33,50. E não tem nenhuma taxa… Será q não há mais essa tal taxa??? Será??? rs

  103. PAULA PEREIRA

    19 de outubro de 2009 em 17:41

    É o grande problema de algo ficar pop! O povo devora!
    Tenho percebido essa taxa tb meio estranha…produtos que não eram comuns de serem taxados, agora são…
    A coisa chata disso tudo, pra mim, nem é mto o fato do imposto (sempre to ciente q pode rolar e tals…por isso calculo tudo antes pra saber se é prejú ou vale a pena) é de ter q ir até a agência retirar… sempre gostei de comprar via internet pela comodidade de receber em casa (fico a maior parte do tempo fora). E pra mim é um saco ter q ir até a agência, ficar na filinha… e ter q contabilizar o tempo do almoço hehehehe
    Mas nada é perfeito…
    .-= PAULA PEREIRA´s last blog ..Kit desejo 2009 =-.

  104. vanessa

    19 de outubro de 2009 em 17:39

    Adorei a postagem… Eu nunca pedi reembolso p/loja alguma, e sempre calculei o valor o produto com o imposto, pq se vier sem imposto é lucro.
    Acho q fomos prejudicados por causa de certas pessoas, mas fazer o q ne…
    Ja perdi encomenda da Cheryl, da fragranceX, ebay e a única loja q me deu reembolso foi a strawberry, isso q eu nem pedi, eles q viram q a ecomenda voltou p/eles e automaticamente me reembolsaram. Podia reenviar tbem, mas preferi o reembolso.
    Ja recebi encomenda da fragranceX com qse 4 meses, entao o jeito e esperar….
    Parabéns Clau!

    1. Pedro

      3 de maio de 2012 em 11:21

      Em 2011, sempre comprava no fragranceX, através de frete gratis, até então minhas encomendas sempre chegaram em no máximo 2 meses, no entanto, de agosto de 2011 até março de 2012 nenhuma das minhas encomendas havia chegado, dei meu dinheiro como perdido, foi quando me comuniquei com o fragranceX e recebi o reembolso de quase 2000,00 R$ (dividido em 4 parcelas).
      Agora voltei a comprar lá, mas com o frete pago e rastreamento.

  105. Tati

    19 de outubro de 2009 em 17:03

    Esqueci do principal rs
    Acho UÓ descontar o imposto nas lojas… sério, o que os pobres coitados tem a ver com a nossa receita? o.O
    Fiquei revoltadissima quando a EM parou de entregar aqui… é chato demais.
    Brigo sim, quando a loja coloca valor acima na nota (já aconteceu comigo, sorte que não fui tributada).
    Eu penso assim, o negócio é rodar a baiana com o funcionário da receita que tributou valor errado… que fez sumir coisa e não com a pobre da loja que não tem nada a ver com isso tudo.
    Sei lá né gente, bom senso nunca é demais, fikdik 😉

  106. Tati

    19 de outubro de 2009 em 16:57

    Gostei muito da postagem. Eu aconselho que antes de fazer uma compra a pessoa já calcule o imposto, pois assim não tem surpresas.

    Não ligo tanto de pagar, se for dentro do valor correto. Mas temos que admitir que tem corrupção nisso… infelizmente.

    Eu, por exemplo, já fui tributada duas vezes e as duas calculadas com preço superior ao pago e a segundo foi mais absurdo ainda, pois tributaram sem nem abrir o pacote!!! Imaginem, tributaram maquiagem como eletrônico.

    Eu sei muito bem que estes funcionários recebem um bom salário, e acredito que o mínimo que devem fazer é um bom serviço, sabe, pois tributar sem abrir foi o fim… mas sinceramente? Perguntem se reclamei, nem tentei, pois já desisti dessas coisas por aqui… triste.

    Mas pensem nisso, comprem calculando o frete e já contando uma pequena dor de cabeça sempre, assim não terão frustrações 🙂

    Beijos
    .-= Tati´s last blog ..Dica para quem não gosta de batom =-.

  107. Pri My trend

    19 de outubro de 2009 em 16:22

    é, perdemos a everyday minerals por causa dessa galerinha meio sem noção mesmo.. : s
    bjo, flor!
    .-= Pri My trend´s last blog ..See you! =-.

  108. Maysa Luz

    19 de outubro de 2009 em 15:53

    Acabei de fazer minha primeira compra no Strawberry, acho que foi a última. rsrs

    Pra mim absurdo maior é a RF cobrar imposto sobre o frete, isso sim é abusivo afinal o frete não faz parte do produto. Mas eles fazem revisão e até reembolso, só que é mais demorado que a encomenda. lol
    .-= Maysa Luz´s last blog ..No domingo fiz 3 anos… =-.

  109. Myla

    19 de outubro de 2009 em 14:43

    Concordo com tudo!! Certíssimo!!
    Eu penso quatrocentas mil vezes antes de comprar, penso no tempo, nas taxas, nos extravios, em tudo!
    Me irrita as vezes ver gente assim reclamando dessas coisas sem nem ter lido as regras da loja, a lei no site da receita… coisas básicas 🙂
    Beijos

  110. Carol

    19 de outubro de 2009 em 13:58

    Falou tudo! Que odio viu…adorava o morango! só comprei 3x e nunca fui taxada.

  111. Etiene

    19 de outubro de 2009 em 10:11

    Clau,
    Sinta-se aplaudida!!
    Sempre que alguem nas comunidades reclama de atrasos e vejo que é pura ansiedade, sempre exponho todos esses fatos, mas acho que nunca consegui ser tão clara!
    Sempre fiquei com medo dessa devolução de taxas do Strawberry acabar nisso, era previsto já né? Infelizmente tem mta gente espertinha nesse nosso Brasil!!
    Fiquei revoltada com a historia da EDM pq mta gente escrevi reclamando do atraso das amostras gratis. Hello, U$5,05 que a pessoa pagava pelo frete e ainda reclamava!!
    Me considero ja madura no assunto compras internacionais (faço em media 2-3 por mês) e sempre fui sortuda. Tive problema uma vez só com aquela encomenda da Asos interceptada (que vc já postou aqui no site).
    Fui taxada uma vez no Morangão pq, apesar de barato, o produto era grande (750ml), mas eu ja estava calculando isso e mesmo com a taxa o valor era muiito melhor que comprar aqui no Brasil. Sempre calculo isso antes de uma compra: se o valor+taxa compensa, compro. Se der sorte, como na maioria das vezes, de não ser taxada, melhor! Se não, ainda estou lucrando!
    Bjs

  112. Lili Kalinowski

    19 de outubro de 2009 em 09:38

    Concordo com tudo, Clau!!!
    Os impostos são ridículos e mal calculados, é fato… mas se a pessoa não topa pagar em caso de taxação, não faça a compra, simples assim. O mesmo vale pra quem não sabe esperar.
    Até hoje não me conformo por causa da Everyday Minerals, e agora justo o morangão?! Fico com raiva dessas 'pessoinhas', sério….

    beijinhos

  113. Simone

    19 de outubro de 2009 em 09:19

    Clau,
    excelente seu post! Concordo com absolutamente tudo que vc disse!
    Também não gosto de pagar taxas, também acho que o valor do imposto de importação no Brasil é um ABUSO, mas essa é a LEI do nosso país. Os vendedores internacionais não tem absolutamente nada a ver com isso. E, se você faz a compra, pode até rezar pra todos os santos para não ser taxada, se for, pode até ficar muito P…, mas não é justo reclamar com o vendedor. Ele te vendeu a mercadoria que vc pediu, pelo preço que vocês combinaram, com o frete que você escolheu, o que mais ele pode fazer?
    Bjos

    P.S. Se é pra brigar por alguma coisa, que tal juntar uma comissão, fazer um lob, para tentar com algum deputado mudar essa lei abusiva?

  114. Anninha Sacani

    19 de outubro de 2009 em 09:17

    Clau, sinta-se aplaudida! Eu sou absurdamente ansiosa (vc sabe por que encomendei coisas com vc dos áureos tempos de Uruguai né =P) e por isso mesmo não compro e nem penso em comprar de sites gringos.
    Sei que a política brasileira (ao todo) quanto aos impostos é ridícula, mas justamente por saber disso é que não me meto a comprar fora direto (encomendo de meninas que trazem) além de esperar mais do que eu suporto, não saber se vai realmente chegar e que talvez eu tenha que pagar a mais, ahhh, muito saco ehehehe
    Por isso eu adorei teu post, achei o máximo!!!

    Beijão!!
    .-= Anninha Sacani´s last blog ..Tendências de verão: Tutorial flúor =-.

  115. Danielle

    19 de outubro de 2009 em 08:51

    Totalmente contra essas taxas da Receita… Esse governo não sabe mais como arrancar dinheiro dos outros! Todos já pagam seus impostos (inclusive as lojas gringas) e ainda tem que dar dinheiro pra esses vagabundos! Não se compra nada com 50 dólares…

  116. Cris Pironi

    19 de outubro de 2009 em 07:45

    Clau, eu concordo com td, porém, acho q a Receita tem uma postura muito errada em alguns casos.

    Eu fiquei horrorizada qdo andei lendo sobre casos em q a Receita cobra o imposto mesmo de compras q estão declaradas como abaixo de 50 dólares, e fazem um cálculo de acordo com o q eles "acham" q custou a encomenda. Casa da mãe Joana? É, o Brasil é campeão nisso.

    Li num outro blog, tb não lembro qual, q vc pode pegar a fatura do cc e pedir à Receita o reembolso, ou levar a fatura no ato da retirada do produto para não pagar o valor abusivo, algo assim.

    Leis existem, mas devem ser cumpridas por tds. Nada e nem ninguém dá à Receita o direito de "achar" q a compra custou determinado valor e taxar da maneira q bem entende.

    Bjsssssss.
    .-= Cris Pironi´s last blog ..Cílios postiços =-.

Deixe sua opinião ou comentário