Posts

Os pontos certos onde aplicar o corretivo iluminador e criar um efeito natural de contorno e iluminação

corretivos
 

De uns tempos para cá, muito se fala (e mostra) em contorno e iluminação, aquele pesado, a la drag queen (sim, é uma técnica usada neste tipo de maquiagem) e Kim Kardashian.

Na minha opinião – especialmente pelo nosso clima e adequado à luminosidade natural que temos no Brasil – aplicar o corretivo iluminado (aqueles em caneta ou um levemente mais claro que seu tom de pele) em pontos cruciais do rosto, cria um efeito mais natural e eficaz que aquele monte de “reboco” que todo bom maquiador que se preze só deveria usar em maquiagem para noivas #prontofalei

Por isso, quando vi esse guia no makeup.com, não pensei duas vezes antes de repassá-lo aqui:

 

Corretivo

Imagem: makeup.com

As áreas pontilhadas são os pontos ideais onde aplicar o corretivo iluminador (ou levemente mais claro) para um efeito de luz e sombra natural.

 

Por que nessas áreas?

 

Acima e abaixo das sobrancelhas: realça o desenho das sobrancelha e levanta o olhar.

 

No canto interno dos olhos, criando um “C” invertido, na lateral do osso do nariz: normalmente, temos esse ponto mais fundo e escuro. Muitas vezes, corrigir apenas esta área, ao invés de em toda a região das olheiras, como costumamos fazer, dá um resultado mais efetivo no disfarce.

Se suas olheiras são muito profundas, aplique uma leve camada do seu corretivo habitual e o iluminado/mais claro nesta área demarcada. O efeito é ótimo.

[Faço isso sempre porque, como uso óculos, costumo ter a pele mais funda e mais escura nesta região. O resultado é muito bom]

 

Na ponte do nariz, em formato de “T”: cria um ponto de luz no centro do rosto e faz o nariz parecer mais fino.

[Gosto de aplicar pó iluminador mais cintilante nesta área, nas maquiagens para noite]

 

Na lateral das narinas: São áreas mais escuras e vascularizadas. Corrigir/iluminar esta área iguala o tom da pele.

 

Na lateral dos lábios: Com o tempo e até mesmo pelo hábito de sorrirmos a tendência é os lábios parecerem “caídos”. A iluminação neste ponto cria um efeito lifting e realça o sorriso.

 

No centro do queixo: É mais ou menos o que acontece nas laterais do nariz – é uma área mais escura e vascularizada. Um pequeno semicírculo mais claro nesta região, corrige o problema.

 

Meus produtos favoritos para fazer estas correções são:

Caneta iluminadora Marc Jacobs na cor 03.

Tinted Eye Brightener (resenha aqui), Bobbi Brown. Uso na cor Peach para estas correções.

Banana Powder, Ben Nye (resenha aqui). O iluminador em pó dá um efeito ainda mais natural (desde que usado sem exageros).

– Caneta iluminadora Prep+Prime na cor Bright Forecast, MAC.

Caneta iluminadora da Natura Una. Fiz um vídeo mostrando outra técnica de iluminação usando justamente essa caneta. Aqui.

Pessoalmente, não gosto de usar corretivos cremosos para este propósito. Prefiro um destes produtos que citei acima, porque o efeito é mais leve e natural.

 

Lendo assim, parece que essas correções vão fazer você gastar mais tempo ainda se maquiando. Mas, depois que guardamos os pontos corretos de aplicação, pouco influencia no tempo gasto normalmente.  E o resultado é muito melhor que o daqueles tutoriais “tipo máscara” que povoam o instagram.

2 Comentários

  1. Maggie

    4 de fevereiro de 2015 em 22:00

    Ótima, simples e direta.

  2. Elaine

    26 de janeiro de 2015 em 19:32

    Clau, dicas preciosas! Parabéns!!! Amei demais.

Deixe sua opinião ou comentário