Por trás da arte que ilustra o DZLBLOG

Isabella Stephan

Imagem: @nstephanphoto

A artista:

Isabella Stephan é assistente social, arteterapeuta e agora também empreendedora.

Formada pela Universidade de Brasília em Serviço Social no ano de 2007, desde então vem trabalhando em regiões administrativas do Distrito Federal em projetos sociais e programas do governo destinados ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Há seis anos é servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde do DF e milita no enfrentamento às violências intrafamiliares, em especial quando acometidas contra crianças, adolescentes e mulheres.
É mãe do Francisco, de 8 anos e do Benjamin, de 2 anos e casada com Niklas Stephan, sueco, consultor do UNICEF e fotógrafo profissional. Família sueco-brasileira.
A “Eu te dou a minha Paz” surgiu então para dar vazão à sensibilidade de Isabella. Trata-se de uma marca autoral de ilustrações e poesias criadas para transformar a dureza em flor. As ilustrações são produzidas por meio de variadas técnicas artísticas, que vão da aquarela ao lettering. Os produtos atualmente disponíveis são os mini-pôsteres em tamanho A5, os pôsteres em tamanho A4, os cartões-poéticos, as poesias em tags e as encomendas personalizadas.
De imagens mentais transformadas em arte à poemas autorais, o intuito de Isabella com a marca foi o de transformar sentimentos em produtos capazes de levar paz, afeto e solidariedade aos cantinhos e vidas das pessoas.

 

Sobre a imagem que ilustra o DZLBLOG (Menina Meditativa das Estrelas):
Ela tem muito de mim, apesar de não nos assemelharmos fisicamente. Sou muito emocional… E tenho uma paixão pelas flores, pelo oriente, pelo místico, pelo espiritual. Na ilustração, todos esses elementos se misturam… Tem doçura e introspecção.
É uma das minhas peças que mais chama a atenção do público e talvez isso tenha relação com a emoção e introspecção que ela transmite.
Foi interessante pensar que você a escolheu para identidade visual do seu blog, que tem haver com beleza! Realmente a acho muito bonita… E é uma beleza repleta de Alma, de vida, de poesia… Como quem vai se percebendo de dentro pra fora – e assim consegue se mostrar.

 

A relação da autora com a beleza (Bate-bola):
– Qual é a definição de beleza ​vinda através olhos de uma artista?
Eu acredito que todos nós somos artistas. Todos temos talentos e sabemos fazer arte. Cada um possui a sua. No mínimo, somos artistas da vida, da existência… Mas a minha visão sobre beleza tem haver com a Alma.
Bonito de se ver é uma Alma livre, que consegue se mostrar a partir do que realmente é, sendo o que quer ser, deseja ser, em plenitude.
Pra mim beleza tem haver com aqueles sorrisos que ilumina além da pessoa, os que lhe estão em volta. Aquele sorriso, de dentro pra fora, de brilho no olho… Beleza pra mim tem haver com a Alma quando é viva!
Não tem haver com padrões, nem com excesso de vaidade. Tem relação com o que carregamos dentro de nós, na nossa essência.
Eu, particularmente, gosto de cores vivas, então… Para além, talvez beleza seja tudo isso, vivido intensa e coloridamente.

 

– Aqui no blog falo muito sobre os cuidados “das pessoas da vida real”: de quem tem casa, trabalho, filhos. Você tem algum (ou alguns) rituais de beleza no seu dia a dia?
Sim. Sou bem vaidosa…
Gosto de ter tempo para mim, gosto de gostar do que vejo em frente do espelho.
Minha vida é uma correria louca. Tenho dois filhos, uma casa para gerenciar, sou Assistente Social e trabalho em um hospital público 40 horas semanais no atendimento de vítimas de violência. Para além, tenho a Eu te dou a minha Paz, meu espaço comigo mesma, de criação. É um corre corre danado. Mas confesso: estou sempre atrasada!
Gosto e preciso de me arrumar com calma.
Todos os dias de manhã tomo um bom banho, com a janela que dá para o meu jardim aberta. Gosto de sentir o sol entrar pelas frestas da janela… É como se isso me desse uma energizada. No banho, costumo, ao passar o sabonete, sentir de verdade meu corpo. Às vezes, a gente corre tanto que até se esquece que tem um corpo, nossa grande morada… E que precisamos cuidar bem dele! Não sou de demorar muito no banho, mas o pouco tempo que passo, gosto de transformá-lo na minha primeira vivência comigo mesma. Uso meu shampoo – e tenho dado preferência a marcas naturais, sem químicos. Gosto muito do Shampoo em barra da Ekilibri e do de Camomila, feito pela Lorenna da Aquária – uma também mãe e empreendedora de BSB. Evito desodorante com alúminio… E tenho tentado também usar produtos naturais, de ervas. Recentemente, ganhei um da Edith da Cheiro de Gaia que estou usando em alternância com o da Lorenna, da Aquária.
Escolho a roupa que vou passar o dia com cuidado… Gosto do descolado, das cores e fujo o possível da mesmice. Adoro estampas! Sou dessas que gosta de vestido e tênis e não costumo sair de casa sem make – que varia do simplório ao espalhafatoso, a depender do meu estado de espírito no dia.
Como adquiri melasmas na gravidez (o oh!)  e sou um terror com o uso de cremes, arranjei uma boa base com protetor solar (alterno entre MAC e uma que tenho do BOTICÁRIO), blush bronzing (MAC), rímel (BOTICÁRIO ou Maybelline), lápis e batom.
No cabelo, gosto do spray de volume da KEUNE (um do tubo prateado) + pomada modeladora. Como tenho o cabelo bem escorrido, preciso pra dar aquele volumezinho básico.
E, pra finalizar a producción, perfume: 212 SEXY ou CK One! Meus favoritos.

 

– E maquiagem? Normalmente, as pessoas artísticas têm uma visão diferente e, muitas vezes, até mais criativa sobre o que usamos em nós mesmas. Você é da turma “maquiagem é só um batonzinho” ou da “maquiagem também é arte”?
Eu curto maquiagem. Não sou escrava, de jeito nenhum… Mas curto! Depois dos melasma, me tornei ainda mais adepta. Depende muito do estado de espírito, como falei aí em cima. Mas no dia a dia, vou de base + blush + rímel + lápis + batom. Gosto de ousar no batom e ultimamente ando numa fase de cores fuertes! O Heroine da MAC e o Girl About Town tem sido muito usados ultimamente.
– Como foi saber que uma das suas ilustrações enfeita uma “casa” diferente das habituais?
Muito legal. Para mim, uma grande novidade – uma vez é a primeira vez que uma arte minha serve de identidade visual para uma página na Internet… Aliás, uma novidade como tem sido tudo, neste fantástico mundo das ilustrações.
Faz pouco tempo que decidi dar asas a este meu lado e é fantástico ver as inúmeras possibilidades que ele pode me levar.
Uma das alegrias de ocupar uma “casa”virtual é poder chegar à diferentes lugares, atingir diversos públicos…
O alcance com a Internet chega aonde nem podemos imaginar e é realmente muito especial ver uma arte sua, algo que veio lá de dentro do seu coração, criando asas.

 

Para conhecer mais sobre a arte de Isabella e suas gravuras incríveis, seus produtos estão à venda no Rio de Janeiro e em Brasília, em feiras e lojas colaborativas.

Contato:
Página no Facebook: eutedouaminhapaz
Feira Colaborativa: Ocupa Maternas
Aquária Cosmética Natural (Lorena): aquariacosmeticanatural
Cheiro de Gaia (Edith): Cheiro de Gaia