Posts

O (louco e exagerado) ritual de beleza das coreanas

 

Uma das coisas que mais encanta a nós, ocidentais, quando falamos do oriente, são os rituais. Faz parte da vida deles, inclusive no tocante aos cuidados pessoais.
Passamos a conhecer mais recentemente esses hábitos das orientais, com a descoberta dos BB Creams (originalmente surgiram lá).
E cada vez mais tem chamado a atenção a prática de cuidados delas, primeiramente pelo que nos soa um exagero: um ritual de cuidados com o rosto de uma oriental que pode chegar a até 11 passos: 
 
No período diurno os passos seguidos são os da primeira fileira + protetor solar + BB Cream (sim, os dois juntos, porque elas fazem questão de ter o máximo de proteção solar)

 

O propósito básico é o de ir “empilhando” produtos de múltiplas funções, do de consistência mais leve para o mais concentrado, que acabam criando uma barreira que retém e mantém a hidratação da pele.
Para nós, que vivemos num país tropical, onde uma boa parte da mulheres tem pele oleosa, parece surreal. Ainda mais por termos, até bem pouco tempo, crescido sempre ouvindo que “pele limpa é pele saudável, quanto menos coisas usarmos (especialmente maquiagem), melhor para a pele.”
Aqui associamos quase que automaticamente um produto sobre o outro a poros entupidos e espinhas.
Comecei nesse mundo de cuidados orientais com os BB Creams, mais para frente conheci os óleos demaquilantes e o método double Cleanse, em seguida os protetores solares (imbatíveis, assim como os BB Creams). Mais recentemente passaram a fazer parte da minha rotina óleos faciais (tem até vídeo falando deles) e tônicos do tipo essence (mais leves e bem menos abrasivos que os habituais ocidentais).
E tenho testado no último mês um método chamado “seven skin“, onde você aplica até 7 camadas de tônico, com o intuito de criar uma barreira na pele, tornando-a mais macia e hidratada. Ainda vou fazer um vídeo mais para frente falando do método, se funciona, benefícios, etc. A maior dificuldade tem sido encontrar para sugerir a vocês tônicos sem álcool para o ritual, especialmente com preço mais acessível.

 

Produtos orientais que são diferentes da maioria dos que vemos aqui:
Demaquilantes em óleo (Resenha)
Tônicos, que lá levam o nome de lotion, skin smoother ou essence 
Protetores Solares um– já testei , por enquanto.
BB Creams – tem uma tag aqui no blog com todos que usei/testei.
Óleos Faciais – lá tem óleo facial com diferentes texturas, usos, para todos os tipos de pele. Tem o vídeo que fiz falando um pouco sobre eles, suas vantagens e dando sugestões.
Máscaras faciais – elas são adeptas daquelas máscaras de tecido, embebidas em líquido, que cobrem o rosto todo. Algumas marcas estão começando a trazer esse tipo de máscara para o Brasil (a The Beauty Box tem uma assim, da linha Detox, a Purederm tem várias)

 

Você conseguiria seguir um ritual tão longo todos os dias? Estou na metade do caminho e digo: é menos trabalhoso e demorado que imaginamos. Depois de um tempo acaba virando até uma coisa “orgânica”.
Vale à pena? Tenho achado que sim. Passei a conhecer e entender melhor as necessidades da minha pele, que nunca foi  tão uniforme e macia. Embora vez ou outra meu lado ocidental me induz a passar um dia com a “pele descansando”, quase sem produtos, apenas limpa (e protegida, se for o caso).

Deixe sua opinião ou comentário