Posts

Produtos sem sulfatos, sem parabenos e silicones e seus benefícios para os cabelos

 

Conheci os produtos sem sulfato (alguns sem parabenos e silicones também) quando estive nos EUA, no fim de 2013. Era a “onda capilar” no momento e muito comentava-se sobre a opção de mudar para este tipo de produtos.

 

Mas, afinal que prejuízos traz a presença de sulfatos, silicones e parabenos nos shampoos, condicionadores e máscaras?

Os sulfatos são os ingredientes que fazem com que o shampoo faça muita espuma. É um desengordurante de valor barato. Quer dizer, a empresa coloca menos ativos e mais detergente. Seu efeito a longo prazo resume-se em retirar a proteção natural do cabelo, ressecando os fios.

Os parabenos são conservantes. Porém, alguns tipos podem causar irritações e alergias, especialmente em quem tem couro cabeludo sensível.

Já os silicones, em sua maioria, são insolúveis em água. Quer dizer, quanto mais você usa produto com eles na fórmula, mais acumulam-se nos fios, podendo deixá-los pesados e oleosos, já que alguns silicones nem mesmo os shampoos anti-resíduos são capazes de retirar.
A solução, então, é procurar produtos à base de óleos vegetais.

 

Qual a vantagem de usar produtos sem estes ingredientes?

Cabelos mais leves, mais suaves e com melhor efeito prometido, sem pesar, já que, livres de silicones, o acúmulo é menor.

Para os cabelos tingidos, evita o desbotamento rápido, em quem tem couro cabeludo sensível menos irritação. Os fios tornam-se mais resistentes, com menos tendência ao ressecamento.

 

Que são assim?

Os meus favoritos (até agora, entre os que experimentei) são:

Os da linha Ever… (Everpure, Eversleek e Everstrong), da L’Oreal, facilmente encontrados em farmácias dos EUA e Europa.

Os da Living Proof, que têm toda uma tecnologia e pesquisa envolvida em sua fórmula. Podem ser encontrados nas lojas Sephora (inclusive aqui no Brasil).

 

Fiz resenha dos Living Proof que testei. Clique aqui para ver.

 

Algumas marcas comercializadas no Brasil também têm produtos sem estes ingredientes (todos ou alguns), chamados por aqui de “shampoos orgânicos”:

O mais básico e acessível é o Shampoo Mamãe e Bebê, da Natura.

 

Linha pós progressiva da Bio Extratus.

 

A linha de produtos da Lola também é uma das minhas favoritas e os produtos também são formulados sem sulfatos nem parabenos.

 

Os meus maravilhosos do coração, da Davines:

 

E fiquei muito feliz em descobrir que o shampoo Lemon Sage da Paul Mitchell, que amo, também  é sem sulfatos e parabenos.

 

A quantidade de produtos (inclusive relativamente acessíveis) sem sulfatos e parabenos disponíveis aqui no Brasil aumentou muito, inclusive já dispomos daqueles produtos “co-wash” – condicionadores que limpam e condicionam, dispensando  shampoo.

Na minha opinião, os “top” são os Davines e Living Proof, porque a linha inteira (incluindo produtos finalizadores, moderadores e sprays) é livre destes ingredientes.

Meus produtos de hidratação, manutenção e finalização capilar ainda não são totalmente “free“. Mas, minha intenção a médio prazo é só usar produtos sem estes ingredientes.

O que notei depois do uso desse tipo de produtos? Cabelos menos oleosos na raiz, coloração mais viva e que praticamente não desbota, cabelos que pesam menos, mais leves e macios.

Meus fios, aos poucos, agradecem a mudança.

 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

2 Comentários

  1. luana

    24 de junho de 2015 em 16:30

    os shampoos e condicionadores da marca Forever tambem são livres de parabenos! no entanto, caros.

  2. Eliana

    19 de abril de 2015 em 23:12

    Linha Bamboo da Alterna são os melhores que já usei. Pena que tão caros no Brasil.

Deixe sua opinião ou comentário