Posts

Tutorial para mostrar como higienizar pincéis

Imagem: Reprodução

 

 

Não basta ter os pincéis, deve-se higienizá-los com frequência para que eles continuem cumprindo seu papel como devem e até para evitar problemas de pele, como espinhas.

Logo no iniciozinho do blog, fiz esse tutorial mostrando como higienizo meus pincéis.

Antes da “lavagem” propriamente dita, uso um Brush Cleanser líquido (uso o da MAC, que uma amiga me trouxe), para tirar uma primeira camada da sujeira dos pincéis, principalmente com os pincéis de base e corretivo, que acumulam uma certa “gordurinha” da textura que esses produtos têm.

Não é um produto que “tem que ter”, mais quebra um galho, especialmente para pincéis de corretivo, delineador.

A mãe da Marina Smith, do 2 Beauty, fez uma versão nacional e bem mais em conta do Brush Cleanser líquido.

 

Para lavar, muita gente usa shampoo de bebê.

Eu amava o Brando, da Mahogany – que era um detergente suave. Mas acho que a marca tirou o produto de linha.

Atualmente tenho usado aquele Dove Shower Cream branquinho, por sugestão de uma amiga e gostei. Não é como o meu Brando amado, mas chega perto.

Para esse tutorial eu usei o shampoo desenvolvido pela mãe da Marina Smith, específico para pincéis.

 

Vamos ao passo a passo:

1 – Este é o meu pincel Duo Fiber da Coastal Scents (tosco e sem cabo), após uma semana de uso, aplicando base e hidratante com cor:


2- Pego duas ou três gotas do shampoo…

3- Encho o potinho com água, (não muita) e mergulho o pincel na mistura, até a altura das cerdas e agito na água, com movimentos circulares:


4- Depois de um tempo, vejam que beleza o que sai do pincel (ew):

5- Encho o potinho novamente, com água limpa, para enxaguar e faço a mesma coisa que fiz no passo 3. Notem que mesmo após exnaxguar ainda continua saindo uma água meio suja:

6- Como achei que a parte do meio do pincel ficou com um pouco de resíduo, pingo 2 ou 3 gotas do shampoo na palma da mão e esfrego o pincel, em movimentos circulares:

7- Enxáguo, dessa vez diretamente na torneira (notem que eu tomo cuidado para molhar apenas a parte das cerdas):


8- Agora sim, bem limpinho – não sei que pelo branco “alien” é esse no pincel. :S Não pertence a ele:


 

9- Coloco para secar sobre uma folha de papel toalha (psicodélico, com vaquitas bamboleando e jogando ioiô – oi?!), DEITADO na sombra, mas em local que circule um ar:

Se colocá-lo para secar em pé ou de cabeça para baixo estraga as cerdas e amolece a cola que une as cerdas.
Tem que secar deitado, virando de vez em quando, para não ficar muito tempo apoiado na parte molhada do papel.

Não recomendo usar secador para tirar o excesso de água das cerdas porque pode amolecer a cola que as une, facilitando a queda dos pelos.

10- Vejam que lindo ficou, depois de sequinho (no dia seguinte):

Tcharan!

Este post também serve para mostrar o quão ruim é o pincel duo fiber da CS. Não sei se dá para ver como ele soltou pelos e como ficou descabelado. Além de ser mole demais


A frequência com que se deve lavar os pincéis depende do uso. O ideal é que os de uso diário – como os de base, sombra, corretivo, blush – sejam lavados toda semana.

Já os menos usados, podem ser lavados quinzenalmente ou mensalmente.

Nada de deixar de lavar pincel por pena ou medo das cerdas se soltarem. É natural que uma ou outra caia durante o processo.

Pincel quando é bom não perde muitas cerdas durante a lavagem, desde que ela seja feita da maneira adequada.

 
 Política de conteúdo e divulgação: 
Os produtos e serviços resenhados e mostrados no DZLBLOG pertencem à autora ou são cedidos pelas empresas ou estabelecimentos em cartáter de cortesia e/ou divulgação. 
As considerações feitas sobre os produtos e serviços testados/mostrados refletem as reais opiniões da editora.
Em caso de publicidade, os referidos posts levarão as "tags" #ad ou publieditorial.

22 Comentários

  1. Lu

    16 de julho de 2010 em 16:03

    Oi Clau,

    Faço exatamente como a Ana Paula ali de cima; shampoo Johnson's movimento de vai e vem.

    beijim

  2. Cacau

    16 de julho de 2010 em 10:14

    Nossa eu tenho esse pincel e adoro ele! O meu solta uns pelinhos, mas nada óóóó e não acho macio demais não, acho bem bom pelo preço dele.

    Bjss

  3. Ana Paula

    15 de julho de 2010 em 18:32

    Eu uso shampoo de bebe, o johnsons baby, pra mim não tem melhor limpa mto bem e não agride as cerdas.

    Me ensinaram a não fazer movimentos circulares com as cerdas, pq elas ficam mais frágeis molhadas e podem cair com esse movimento mais agressivo. Eu faço movimento de vai-e-vem na palma da mão, por ser menos "agressivo" esse movimento percebo q as cerdas caem bem menos!

    1. Clau

      15 de julho de 2010 em 19:05

      Dica ótima, Ana Paula!
      Obrigada.

  4. Pri T Cruz

    15 de julho de 2010 em 14:45

    Clau, eu uso o higienizador de pinceis da Contem 1g, você acha que além dele é necessário fazer esta higienização com shampoo e água?

    Parabéns pelo blog, adoro entrar todos os dias e ver novidades.

    Bjos

    1. Clau

      15 de julho de 2010 em 17:09

      Oi Pri!!
      É necessário fazer uma higienização pelo menos mensal, sim. Inclusive se você usa o produto da Contém. Porque ele só tira a sujeira superficialmente. É um quebra galho.
      Tem pigmentos que ficam no pincel que só saem com água e sabão. Especialmente para os pincéis de base, pó e blush.
      Seria mais ou menos como se você lavasse os cabelos frequentemente com shampoo a seco. Vai chegar uma hora que só água e sabão adiantam.

      Achei um email seu de uns dois meses atrás, perdido no spam do blog. Vou responder, tá?

      Bjs

  5. Naiara Tavares

    15 de julho de 2010 em 11:40

    Oi Clau,

    ótima explicação do post!!! Sempre acompanho seu blog, muito instrutivo! bjos

  6. Ju Laur

    30 de janeiro de 2009 em 03:47

    Pena que nao tenho como comprar por aqui….

  7. Guibutterfly

    21 de janeiro de 2009 em 21:02

    ahh e me salvou de uma fria! eu estava pensando em comprar o duo fiber da CS pra dar uma folguinha p/ o meu 187! Brigada! hihi

  8. Guibutterfly

    21 de janeiro de 2009 em 21:01

    Oi Clau! Cheguei aqui através do blog da Marina. Tenho vários produtinhos da mamis dela mas o "shampoozinho" eu n comprei. Eu tenho o cleanser em spray e é uma maravigliaaaa. Tipo qdo eu uso uma sombra mto escura e quero deixar o pincel limpinho mas sem "dar banho" nele eu dou uma espirradinha e uso um lencinho de papel ou toalhinha fazendo movimentos suaves e deixo ele deitadinho e em pouco tempo ele está seco e limpinho. E mais: cheirosinho. Yayy. Adóóro. Adorei seu blog. Beijoos.

  9. Pri Caineli

    21 de janeiro de 2009 em 17:59

    Oi! Adorei seu blog, vou passar aqui sempre! Tb tenho um blog de beleza, dá uma passadinha lá: <a href="http://www.blig.ig.com.br/princesanatorrewww.blig.ig.com.br/princesanatorre<br />Estendo o convite também para todas suas leitoras!bjus!

  10. Clau

    21 de janeiro de 2009 em 17:19

    Oi Ju!O blog foi criado há menos de um mês, em represália ao flickr, que deletou 3 vezes a minha conta, entre dezembro e janeiro.Eu recomendo não só o cleanser, como tudo da linha da Pharmacus.Bjs e apareça sempre!

  11. Juliana Fish

    21 de janeiro de 2009 em 16:50

    Oi Claudinha!! Nossa, descobri seu blog através do blog da Marina!! Que legal, não sabia que vc tinha um!!Adorei a dica do cleanser de pincéis, já to querendo comprar!!Um beijo

  12. Marina

    21 de janeiro de 2009 em 15:25

    Oi Clau!Que bacana o seu blog!! AMEI!Coloquei um link na lista dos favoritos do 2beauty.E que bom que vc gostou do cleanser de mamis! Vc experimentou o cleanser em spray, para lavagem superficial? É ÓTIMO pra pincel de sombra e blush! Seca mto rápido.Beijocas!

  13. Cila Bairral

    21 de janeiro de 2009 em 10:09

    Clau, fica a dica entao pra qndo o seu shampoo acabar… tenta o anti residuos pra pinceis de gordura (base/corretivo), dilui na agua = a esse ou pinga na mao e passa no pincel…nao tem melhor!

  14. Simone Make up

    20 de janeiro de 2009 em 22:41

    Oi! Tenho o hábito de lavar meus pincéis exatamente do mesmo jeito q vc, com 2 variações: uso shampoo neutro ( ainda não conheço esse produto da mamis da Marina!) e evito os movimentos circulares. Faço movimentode ir e vir, pra frente e pra trás, e de um lado para o outro. Acho que movimentos circulares com as cerdas molhadas tracionam a inserção das cerdas e facilitam que elas caiam!bjo,

  15. Clau

    19 de janeiro de 2009 em 13:06

    Amiga, um beijo!Em breve estaremos celebrando o SEU sucesso, que será mais que merecido!

  16. Anonymous

    19 de janeiro de 2009 em 04:37

    Adorei!Esta forma de lavar é ótima, achei que agride menos os pelos do pincel, fiz exatamente como você havia explicado.Obrigada mesmo por ter feito, adoooooorei!Parabéns pelo blog! Está lindo! Adoro ler seus reviews, tudo está perfeito. Merece o sucesso que está tendo. =)Ah, aqui é a Tati, não consegui postar com nome… :sps: adorei a citação viu! 😉 hehehe

  17. Clau

    18 de janeiro de 2009 em 10:30

    CILA: Nunca usei anti-resíduos, mas depois que eu descobri esse shampoozinho, não uso mais nada além dele.LILIANE: O cabo do Duo Fiber soltou, descolou sozinho da parte metálica. Eu até gostei de usá-lo sem cabo, achava comprido demais.Mas a parte das cerdas em si que é muito ruim.Você até me deu uma idéia. Vou tentar fazer uma comparação entre ele e o 188 (porque ainda estou sem o 187), para vocês verem quanto pelo ele solta.ALEXANDRE: Esse shampoo é barato e bom.Ela tem outros produtos que você, como maquiador vai gostar.Bjs e obrigada pela participação

  18. Alexandre

    18 de janeiro de 2009 em 00:30

    Nossa adorei o resultado viu….. tenho o da Mac e gosto mas as vezes uso até shampoo de criança..Mas adorei a dica ……Clau!Beijos

  19. Liliane

    17 de janeiro de 2009 em 21:16

    E além de tudo o cabo dele se soltou? ou quebrou? Tava pensando em comprar um pra revezar com o meu 187se, mas já desisti!!!bjsLilianeN

  20. Cila Bairral

    17 de janeiro de 2009 em 20:19

    vc ja usou shampoo anti residuos pra lavar?nao tem melhor pra limpar a gordura do corretivo…

Deixe sua opinião ou comentário